Rías Baixas

1 artigo
Espanha
WS
90
Vinho Branco Pazo de Barrantes Albariño 2018
Espanha
R$264,00
+
-
Em até 3x de R$88,00 s/ juros
Rías Baixas
Rías Baixas

O mundo do vinho tem suas surpresas, como esta região chuvosa, no noroeste da Espanha, à beira do Atlântico, que é endereço de um dos brancos mais sedutores da face da Terra: o delicado Albariño  

 Rías Baixas é uma Denominação de Origem situada na Galícia -- é, praticamente, uma extensão da região dos Vinhos Verdes, de Portugal. O que delimita a fronteira entre as duas é o Rio Minho. Tanto que de um lado e de outro brilha a mesma variedade de uva: Albariño ou Alvarinho, como essa cepa é chamada, respectivamente, na Espanha e em Portugal.

Albariño ocupa, simplesmente, 96% dos vinhedos de Rías Baixas, e claro que esta é uma região totalmente dedicada aos vinhos brancos. Eles correspondem a 99% da produção! Outra uvas que fazem companhia à Albariño são as brancas Treixadura e Loureiro, além de Caiño BlancoTorrontés e Godello.

A vizinhança com o Atlântico faz toda a diferença no estilo dos vinhos de Rías Baixas, que têm a elegância, vigor e salinidade como marcas registradas. As brisas marítimas sopram nos vinhedos, o que é ótimo, pois isso espanta fungos e doenças que podem comprometer a safra. Por ser uma zona úmida, a característica dos vinhedos também é muito particular. As videiras atingem alturas maiores do que em outras regiões, justamente para permitir que o vento circule, diminuindo assim o risco de podridão das uvas.

Apesar de ancestral – a Galícia produz vinhos desde o tempo dos romanos --, este cantinho ibérico foi descoberto pelos enófilos há poucas décadas. Até os anos 1990, os vinhos de Rías Baixas eram consumidos localmente, sem grande alarde internacional. Com a melhoria das técnicas de plantio e vinificação e produtores voltados para o mercado externo, os brancos Albariño entraram no mapa-múndi do vinho. Que sorte a nossa!