A especialidade de Cahors, no sudoeste da França, é a uva Malbec. Embora essa cepa tenha ganhado fama na Argentina, ela é francesa de nascimento. Portanto, quem quiser conhecer um Malbec original, tem que buscá-lo em Cahors.
Os tintos de Cahors já davam o que falar na Idade Média. Sua personalidade atraente e profunda é mérito da uva Malbec, eventualmente mesclada à Merlot.
Um esclarecimento: a Malbec em Cahors atende pelo nome de Cot.
Alguns fatos históricos explicam por que Cahors perdeu o posto de terra de tintos Malbec para a Argentina: primeiro, a praga filoxera foi bastante cruel por aqui, destruindo os vinhedos da região no final do século XIX; e segundo, em 1956, o rigorosíssimo inverno acabou com as poucas videiras que ainda restavam.
Recentemente, investidores entusiastas tomaram conta do cenário vitivinícola de Cahors, interessados em recuperar os tintos de Malbec em seu berço, os vinhedos plantados em terraços debruçados sobre o rio Lot.
Os melhores vinhos da região podem ser comparados aos encorpados de Mendoza sem, no entanto, perder o charme tipicamente francês.