3x*
Compras acima de R$ 300 Parcelamos em até 3x!
*Cartão de crédito
Alicante Bouschet

Alicante Bouschet

Curiosamente, a Alicante Bouschet, que é uma uva tinta muito encontrada nos vinhos do Alentejo, em Portugal – entre eles, em alguns grandes rótulos, como Cartuxa, Rubrica e Esporão Reserva –, surgiu em laboratório, em meados do século XVIII. Com a intenção de criar uma cepa rica em cor, exuberante em aromas frutados, produtiva e resistente a determinadas doenças, o botânico francês Henri Bouschet cruzou as uvas Grenache/Garnacha e Petit Bouschet (que é resultado de um cruzamento realizado pelo pai de Henri, Louis Bouschet). Conta-se que Henri batizou sua criação de Alicante Bouschet em homenagem à cidade de Alicante, na Espanha, que tanto gostava, além de agregar seu sobrenome.

A uva Alicante, como essa cepa costuma ser chamada, rapidamente se espalhou pela França, especialmente para as regiões do sul. Também foi bastante utilizada nos vinhos da Califórnia. Mas é na região do Alentejo, em Portugal, que a Alicante Bouschet atua como estrela nas vinhas. Ela também pode ser encontrada na Córsega, Toscana, Calábria, Chile, Israel e na Espanha, onde é conhecida como Garnacha Tintorera.

A Alicante Bouschet é considerada uma uva tintureira por possuir um polpa de cor avermelhada – poucas uvas são assim, mesmo as tintas. Normalmente, a película tem cor escura e a polpa é bem clarinha. Na Alicante Bouschet tanto a película como a polpa são escuras e, por isso, ela é uma uva ótima para conferir intensidade à cor de vinhos de corte. Outra de suas propriedades é resultar em vinhos com aromas de frutas muito maduras e bom corpo. É raro encontrar um varietal de Alicante Bouschet, em geral, essa uva ajuda a compor vinhos de mescla, produzidos a partir de várias castas. O ponto fraco da Alicante Bouschet, e que os enólogos acompanham de perto, é a acidez – em regiões frias, ela pode gerar vinhos carregados em acidez; já em regiões quentes, seus vinhos podem deixar a desejar em relação ao teor de acidez.

 

O QUE ESPERAR DOS VINHOS DE ALICANTE BOUSCHET

Cereja preta, framboesa, ameixa preta, pimenta preta, especiarias em geral, tabaco e notas defumadas, toques de chocolate e baunilha são os aromas mais comuns encontrados nos vinhos tintos que possuem a uva Alicante Bouschet. Esses vinhos costumam ser encorpados, exuberantes e com boa dose de taninos. Quem gosta de vinhos assim são também amantes de Primitivo, Syrah e Cabernet Sauvignon – e é sempre bom variar e experimentar sabores novos, não acha!

Produtos que utilizam Alicante Bouschet