main product photo

Vinho Gaja Barbaresco 2018

WE
98

Sobre o Vinho

O Vinho Gaja Barbaresco é o vinho ícone da Gaja, vinícola de Angelo Gaja, um dos maiores embaixadores do vinho italiano! Elaborado com a uva Nebbiolo, oriunda de vinhas velhas, com quarenta anos de idade média, na Denominação de Origem Protegida (D.O.P.) do Barbaresco, dentro da região vitivinícola do Piemonte, na Itália. De coloração rubi intensa, no nariz revela aromas de frutas vermelhas e negras maduras, como morango, cereja e ameixa, notas florais, como de pétalas de rosas, nuances de especiarias, como pimenta-preta, além de toques de tabaco. Um Vinho Tinto elegante, com boa acidez e taninos refinados. Esse é um rótulo com um excepcional potencial de guarda, podendo envelhecer por décadas!


R$3.200,34
Em até 3x de R$1.066,78 s/ juros
Consultar Valor do Frete

Vinificação

O Gaja Barbaresco 2018 é produzido 100% com a uva Nebbiolo, oriunda de vinhas velhas, com quarenta anos de idade média, cultivadas entre 250 e 300 metros acima do nível mar, em quatorze vinhedos da Denominação de Origem Protegida (D.O.P.) do Barbaresco, dentro da região vitivinícola do Piemonte, na Itália. As uvas de cada vinhedo são vinificadas separadamente. A fermentação alcoólica é realizada em tanques de aço inox, durante um período de aproximadamente vinte dias. O vinho, então, é transferido para barris de carvalho, onde ocorre a fermentação malolática. Cada lote estagia por um ano em barris de carvalho novos, de primeiro e segundo uso. Após a realização do blend final o vinho é transferido para grandes barris de carvalho eslavo, onde envelhece por mais doze meses antes de ser lançado no mercado.

Sobre o produtor

Angelo Gaja é, sem dúvida, um dos maiores embaixadores do vinho italiano, reconhecido por ter revolucionado o panorama vitivinícola nacional nos últimos 30 anos. Não é à toa que acumula o título “Homem do Ano”, concedido por publicações reputadas, como a Decanter e a Wine Spectator. Descendente de uma tradicional família de produtores de vinho do Piemonte, ele assumiu o negócio familiar na década de 1960, mas em vez de se contentar em manter o “status quo” – que já era bem-sucedido -, decidiu inovar, produzindo vinhos mais sofisticados e equilibrados, de apelo internacional. Para isso, replantou muitos vinhedos, introduziu tecnologia na vinificação com a adoção de tanques de aço inoxidável com controle de temperatura, além de passar a envelhecer os vinhos em barricas de carvalho. Angelo Gaja também é conhecido por elaborar vinhos Barbaresco de vinhedo único, apresentando um nível de qualidade superior para a categoria, além de plantar uvas francesas Cabernet Sauvignon e Chardonnay no Pimente. A vinícola localizada em Barbaresco, no coração da zona de Langhe, possui vinhedos em diferentes denominações do Piemonte – Barbaresco e Barolo –, totalizando atualmente mais de 100 hectares divididos em 32 parcelas. Outro “atrevimento” de Gaja foi “invadir” a Toscana na década de 1990, adquirindo uma propriedade histórica, Pieve Santa Restituta, em Montalcino, e, logo em seguida, a Ca’Marcanda, em Bolgheri. Atualmente, ele é apoiado pelas filhas Gaia e Rossana na elaboração dos vinhos que compõem seu elogiado portfólio e também na gestão dos negócios.