main product photo

Vinho Sassicaia 2019

WE
99

Sobre o Vinho

O Vinho Sassicaia é uma das joias do mundo do vinho e ainda se destaca como um marco na vitivinicultura italiana. O corte majoritariamente com Cabernet Sauvignon e uma pequena dose de Cabernet Franc foi lançado no mercado na colheita 1968, mas durante os vinte anos anteriores, desde 1948, ele já era produzido na Tenuta San Guido para o consumo exclusivo da família. Sassicaia é um Vinho Tinto exemplar, com um perfil aromático rico em notas florais, de lírios e violetas, além de cassis e cerejas. Na boca, exibe uma acidez brilhante e suculenta e uma doçura e estrutura superelegantes, com taninos delicados. 


R$5.780,00
Em até 3x de R$1.926,67 s/ juros
Consultar Valor do Frete

Vinificação

O Sassicaia 2019 é produzido com um corte das Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, oriundas de vinhedos na Toscana, na Itália. As uvas são colhidas manualmente e passam por um delicado desengace e esmagamento. São levadas para cubas de aço inoxidável nas quais ocorre a fermentação alcoólica sob temperatura controlada (de cerca de 30°C a 31°C), apenas com leveduras autóctones e com maceração durante nove a doze dias. Segue-se a fermentação malolática também nos tanques de aço inoxidável. O vinho é, então, transferido para barricas de carvalho francês, nas quais matura por 24 meses antes do engarrafamento.

Sobre o produtor

Nos anos 1920, quando era estudante em Pisa, Mario Incisa della Rocchetta já sonhava em criar um grande vinho ao estilo dos grandes Bordeaux. Ao assumir a Tenuta San Guido, propriedade da família de sua mulher em Bolgheri, na Toscana, ele decidiu fazer um experimento e plantou a uva francesa Cabernet Sauvignon no solo pedregoso que o remetia à região de Graves, em Bordeaux. Começou, então, a produzir um vinho tinto como o maior capricho, mas apenas para consumo da família. Quem diria que esse despretensioso ensaio daria origem ao que é, atualmente, um dos vinhos tintos mais desejados em todo o mundo – o supertoscano Sassicaia. A safra 1968 foi a primeira a ser lançada no mercado sob o rótulo Sassicaia, que significa “solo cheio de pedras”, como acontece em Bolgheri e em Bordeaux. Representou um divisor de águas na viticultura italiana, que permitia apenas o uso de uvas autóctones naquela época, e marcou o início da era dos supertoscanos. Outros dois vinhos tintos, também cortes com Cabernet Sauvignon, foram criados pela Tenuta San Guido ao longo dos anos: o Guidalberto e o Le Difese, compondo um portfólio de tintos supertoscanos de alto nível de acordo com as respectivas faixas de preço.