Não é só de vinhos tintos que vive Bordeaux, uma das mais prestigiadas regiões vitivinícolas da França. Bordeaux também produz um dos mais renomados vinhos de sobremesa do mundo, o Sauternes!

Descubra, nesse artigo da DiVinho, tudo o que você precisa saber sobre o vinho Sauternes! 

O Que é Sauternes?

O Sauternes é um dos mais renomados vinhos de sobremesa do mundo, oriundo da região vitivinícola de Bordeaux, na França.

O processo que dá origem ao Sauternes é conhecido como podridão nobre, onde as uvas são atacadas por um fungo chamado Botrytis Cinerea, que perfura a pele dos bagos, diminuindo o volume de água e concentrando os açúcares.

Bordeaux
Bordeaux

Quais são as Características do Sauternes? 

Visualmente, o vinho Sauternes caracteriza-se por sua belíssima coloração dourada, que evolui para o âmbar profundo com o envelhecimento.

No nariz, revela aromas de frutas cítricas, como damasco e manga, notas florais, como de madressilva, nuances de mel, além de toques de amêndoas.

Em boca, o vinho Sauternes é elegante, contando com grande corpo, ótima acidez e a doçura característica dos vinhos de sobremesa. 

O Sauternes é um vinho que goza de um excelente potencial de guarda, aumentando em complexidade e evoluindo com o passar dos anos na garrafa. Algumas safras excepcionais podem envelhecer por várias décadas.

Vinho Sauternes
Vinho Sauternes

Qual é a Origem do Sauternes?

Não se sabe ao certo quando foi produzido o primeiro vinho Sauternes, mas estima-se que tenha sido no início do século XVIII.

Existem duas histórias famosas, quase lendas, que afirmam explicar a origem do Sauternes.

A primeira é do ano de 1836. Segundo essa narrativa, o proprietário do Château La Tour Blanche, Frederic Focke, teria deixado a colheita das uvas para o fim do outono, devido a um grande período de chuvas, e quando foi colhê-las percebeu que os bagos tinham secado e ficado mais doces.

Já a outra narrativa é do ano de 1847. Segundo essa história, o Marquês de Lur-Saluces, proprietário do Château d’Yquem, teria atrasado seu retorno à Bordeaux, vindo da Rússia, e deixado ordens expressas para que a colheita somente fosse realizada na sua presença. 

Quando, meses mais tarde, o Marquês de Lur-Saluces retornou à Bordeaux, as uvas haviam sido atacadas pela podridão nobre. 

O fato é que independente de qual seja a verdadeira origem do Sauternes, ele é considerado um dos melhores vinhos de sobremesa do mundo! 

Château d’Yquem
Château d’Yquem

Como é Produzido o Sauternes?

O vinho Sauternes é produzido na região vitivinícola de Bordeaux, na França. 

Dentro de Bordeaux, cinco comunas estão autorizadas a produzir o Sauternes, Barsac, Sauternes, Bommes, Fargues e Preignac.

Na produção do Sauternes são utilizadas uvas atacadas pelo fungo Botrytis Cinerea, em um processo conhecido como podridão nobre.

A maior parte dos vinhos Sauternes é produzido com as uvas Sémillon e Sauvignon Blanc, mas também são permitidas, em menor quantidade, as castas Muscadelle e Sauvignon Gris.

Segundo a legislação da região, as uvas só podem ser colhidas quando o volume do mosto atingir 221 gramas por litro. 

A maior parte da colheita das uvas é feita manualmente, devido à fragilidade dos bagos atacados pela podridão nobre.

O processo de seleção é bastante rigoroso, de forma a colher apenas os cachos que encontram-se no ponto ideal de maturação.

Após a fermentação, o vinho Sauternes é envelhecido em barris de carvalho francês, durante um período de dezoito a trinta e seis meses. 

Sémillon
Sémillon

Como Harmonizar o Sauternes?

Por conta de sua grande doçura, o vinho Sauternes fica ótimo como um aperitivo, sendo servido sozinho, antes das refeições.

Uma combinação clássica para o Sauternes é com foie gras, uma das mais importantes iguarias da culinária francesa. 

Outra maneira de harmonizar o Sauternes é com sobremesas à base de frutas, como tortas, e queijos azuis, como Gorgonzola e Roquefort.

Foie gras
Foie gras

Recomendação da DiVinho – Melhores Vinho Sauternes 

Vinho Château d’Yquem Sauternes

O Vinho Château d’Yquem Sauternes é, simplesmente, um dos melhores vinhos de sobremesa do mundo!

Assinado pelo Château d’Yquem, o único Premier Cru Supérieur de Sauternes, segundo a histórica classificação de vinhos de Bordeaux de 1855.

Produzido com um corte das uvas Sémillon e Sauvignon Blanc, apresenta uma belíssima coloração dourada profunda com nuances âmbar, o que faz esse vinho ser conhecido como ouro líquido.

No nariz, revela aromas de frutas brancas e de frutas cítricas, como damasco, além de toques de baunilha.

Em boca, o Vinho Château d’Yquem Sauternes é um verdadeiro néctar, contando com grande doçura e um ótimo corpo.

Esse vinho goza de um excepcional e impressionante potencial de guarda, podendo ser bebido em vinte, cinquenta, ou até mesmo cem anos!


E você, já provou o vinho Sauternes?