O que é Vinho Azul?

O vinho azul, como o próprio nome indica, é um vinho que caracteriza-se por sua coloração azulada.

O primeiro vinho azul foi lançado em 2015, pela empresa espanhola Gïk, chamado Gik Blue.

Os criadores do vinho Gik Blue trabalharam com pesquisadores de engenharia química da Universidade do País Basco para desenvolver um produto com uma cor distinta, mantendo o sabor.

Em 2018, chegou ao mercado o vinho azul Vindigo, das Bodegas Perfer, outro produtor espanhol, em parceria com o empresário René Le Bail.

Um ano mais tarde, em 2019, foi a vez de uma vinícola brasileira também lançar um vinho azul, o Azul Ice da Casa Motter, produtor localizado em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.  

Vinho Azul Gik Blue
Vinho Azul Gik Blue

Quais são as características do Vinho Azul? 

A característica mais marcante do vinho azul é sua coloração azulada, que varia em intensidade dependendo do produtor. 

O sabor do vinho azul tende a ser mais adocicado, como um vinho de sobremesa de colheita tardia ou late harvest.  

No nariz, o vinho azul revela aromas de frutas vermelhas maduras e frutas tropicais, como abacaxi. Em boca, é fresco e delicado. 

Dica DiVinho: Nós temos um artigo completo sobre outro vinho de coloração diferente, o vinho laranja, confira!

Como é produzido o Vinho Azul?

Segundo os produtores, o vinho azul é elaborado a partir de uma mistura de uvas tintas e brancas.

O processo de produção do vinho azul é similar ao do vinho branco, sendo que a coloração azul é obtida através da maceração da casca da uva, que libera a antocianina, um pigmento natural.

Isso é o que dizem os produtores, mas, na verdade, não é possível obter um vinho naturalmente azul sem a adição de corantes, que é o que abordaremos a seguir. 

Vinho Azul Ice
Vinho Azul Ice

O Vinho Azul tem corante?

Essa é a grande polêmica do vinho azul, apesar de alguns produtores afirmarem que a coloração azulada é obtida de forma natural, pesquisas comprovaram que ela se origina, na verdade, da adição de corantes artificiais.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (MAPA), o vinho azul conta com os corantes Azul Indigotina E-132, conhecido como Indigo Blue, e Azul Brilhante E133.

Por conta disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a comercialização do vinho azul como um vinho, já que não podem existir corantes artificiais na bebida, apenas os oriundos naturalmente da uva.

Para continuar comercializando o vinho azul, as empresas que o produzem mudaram sua classificação, de vinho para bebida alcoólica comum ou coquetel composto para beber. 

Então, pelo menos no Brasil o vinho azul não pode ser considerado como vinho. 

Vinho Azul Vindigo
Vinho Azul Vindigo

E você, já tinha ouvido falar do vinho azul?