O Vinho Laranja é um tipo de vinho que está dando o que falar. 

Mas, você sabe o que é um Vinho Laranja?

Descubra, nesse artigo da DiVinho, o que é o Vinho Laranja, qual é a sua origem, como ele é produzido e muito mais! 

Vinho Laranja – O Que é?

Antes de qualquer coisa, não o Vinho Laranja não é feito com laranjas! Existe uma bebida produzida a partir da fermentação de laranjas, conhecida como Vinho de Laranja, mas não é disso que estamos falando.

O Vinho Laranja, conhecido, em inglês, como Orange Wine, é um vinho produzido a partir de uvas brancas, onde as cascas das uvas não são removidas durante o processo de fermentação, permanecendo em contato com o mosto durante um longo período de tempo.

Esse período de contato entre o mosto e as cascas das uvas é o que confere ao Vinho Laranja sua coloração característica, de tom âmbar.

Alguns produtores, inclusive, preferem chamar o Vinho Laranja de Vinho Âmbar, fazendo referência a coloração da bebida e para evitar confusões com o Vinho de Laranja. 

Vinho Laranja
Vinho Laranja

Quais são as Características do Vinho Laranja?

A principal característica dos Vinhos Laranjas é sua coloração, que varia entre tons de âmbar, podendo apresentar reflexos amarelados, alaranjados, dourados ou até mesmo rosados.

A intensidade da coloração também varia, existindo desde rótulos com com aspecto mais claro e cristalino, até vinhos de cor intensa e profunda. Isso depende das uvas utilizadas e do tempo de contato do mosto e as cascas.

Apesar de ambos serem elaborados com uvas brancas, uma grande diferença entre o Vinho Laranja e Vinho Branco é sua presença tânica, que costuma ser mais próxima a dos Vinhos Tintos. 

Os taninos conferem uma maior estrutura e adstringência aos Vinhos Laranjas, fato que pode surpreender os amantes de vinho quando experimentam a bebida pela primeira vez.

Em boca, os Vinhos Laranja apresentam grande corpo, sendo similares, no paladar, aos Vinhos Tintos ou à Cervejas Frutadas (Fruit Beer).

No nariz, revelam grande intensidade aromática, onde destacam-se aromas de amêndoas e nozes, como avelã e castanha-do-pará, notas de mel, nuances amadeiradas e herbáceas, além de toques frutados. 

Geórgia
Geórgia

Como surgiu o Vinho Laranja? 

O Vinho Laranja conta com uma longa tradição, que remete à mais de oito mil anos, na Geórgia, um país localizado na interseção entre a Europa e a Ásia.

Nos últimos cinco séculos, produtores da região de Friuli-Venezia Giulia, na Itália, e da Eslovênia, passaram a utilizar a técnica ancestral de vinificação da Geórgia, que consiste em fermentar os cachos das uvas inteiros, em ânforas de argila, chamados Qvevri (Kev-ree).

Até as décadas de 1950 e 1960 Vinhos Brancos fermentados em contato com as cascas eram comuns na Itália, Eslovênia, Eslováquia, Croácia, Alemanha e Áustria, mas essa técnica foi caindo em desuso.

Um dos responsáveis pelo renascimento do Vinho Laranja foi o enólogo Josko Gravner, que após visitar a Geórgia nos anos 2000, trouxe a técnica de produção ancestral para sua vinícola na região de Friuli-Venezia Giulia, começando a comercializar sua versão dos Vinhos Laranja em 2001.

Entretanto, o termo “Orange Wine” (Vinho Laranja) é atribuído ao mercador inglês de vinhos David A. Harvey, sendo utilizado pela primeira vez em 2004.

Hoje, os Vinhos Laranja são produzidos em vários países ao redor do mundo, com destaque para a Itália, Eslovênia, Geórgia, Áustria, França, Estados Unidos, Austrália e África do Sul. 

Alguns produtores brasileiros também estão apostando nos Vinhos Laranja, como é o caso das vinícolas Valparaiso e Era dos Ventos, ambas localizadas na região da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. 

Qvevri
Qvevri

Como é Produzido o Vinho Laranja?

O Vinho Laranja é produzido com uvas brancas, que após o esmagamento e prensagem, são fermentadas em contato com as cascas.

O período de contato entre o mosto e as cascas varia de acordo com o produtor, podendo durar desde uma semana até um ano inteiro.

A fermentação pode ser realizada em tanques de aço inox, barris de carvalho ou ânforas de argila, como é o caso dos tradicionais vinhos da Geórgia.

A maior parte dos produtores opta por utilizar leveduras nativas, também conhecidas como leveduras indígenas, na elaboração dos Vinhos Laranjas. 

Após a fermentação, as cascas são separadas do vinho, que pode, ou não, seguir para o envelhecimento em barris de carvalho..

A maior parte dos Vinhos Laranjas não são filtrados ou clarificados, mas essa não é uma regra. 

Várias uvas brancas podem ser utilizadas na produção dos Vinhos Laranja. As castas mais populares, atualmente, são a Pinot Grigio, Trebbiano e Moscato (Moscatel). 

Outras cepas brancas famosas, como Chardonnay, Riesling e Gewürztraminer, também costumam ser utilizadas na elaboração do Vinho Laranja. 

Pinot Grigio
Pinot Grigio

Como Harmonizar o Vinho Laranja?

Os Vinhos Laranjas são bastante versáteis, combinando com uma grande variedade de pratos. Podem acompanhar tanto carnes vermelhas e carnes de caça, quanto peixes e aves brancas.

Pratos das culinárias Tailandesa, Koreana, Japonesa e Mediterrânea são ótimas opções.

O Vinho Laranja também funciona muito bem com aperitivos e tábuas de frios e queijos.

Tábua de frios e queijos
Tábua de frios e queijos

Recomendação da DiVinho – Melhores Vinhos Laranja


E você, já experimentou um Vinho Laranja?