Quando se fala em vinhos do Novo Mundo, vem à mente países como Argentina, Chile e Uruguai.

Mas, você já ouviu falar dos vinhos da Nova Zelândia?

Descubra, nesse artigo da DiVinho, tudo o que você precisa saber sobre os vinhos da Nova Zelândia! 

Nova Zelândia 

Uma ilha isolada, localizada no Oceano Pacifico, a Nova Zelândia é um país que vale a pena ficar de olho quando se fala de vinhos.

Com uma área que abrange dois mil quilômetros de costa a costa, divididos entre duas ilhas principais, a Ilha do Norte e a Ilha do Sul, a Nova Zelândia é o lar dos vinhedos mais ao sul do mundo, na região vitivinícola de Central Otago.

Apesar de a viticultura na Nova Zelândia remontar ao século XIX, foi apenas a partir de 1970 que os vinhos neozelandeses começaram a ganhar destaque internacional, principalmente os brancos elaborados com a casta Sauvignon Blanc. Além disso, o país oferece ótimos vinhos tintos, rosés, espumantes e vinhos de sobremesa!

Vinhedos da Nova Zelândia
Vinhedos da Nova Zelândia

História do Vinho na Nova Zelândia

As primeiras videiras chegaram à Nova Zelândia em 1819, na região de Northland, na Ilha Norte, pelas mãos de James Busby.

James Busby também foi o responsável por estabelecer a região vitivinícola de Hunter Valley, na Austrália, sendo conhecido como o pai da viticultura no país.

James Busby

Em 1850, missionárias Maristas franceses plantaram os primeiros vinhedos na região de Hawke’s Bay, com o objetivo de produzir vinho litúrgico.

Até a metade do século XX os vinhedos da Nova Zelândia estavam confinados à costa leste da Ilha do Norte e os vinhos produzidos eram de baixa qualidade, destinados ao consumo local. Isso começou a mudar durante a década de setenta. 

Em 1973, a vinícola Montana Wines, conhecida hoje como Brancott Estate, plantou os primeiros vinhedos na região de Marlborough, na Ilha do Sul. 

Os vinhos elaborados com a uva Sauvignon Blanc pela Montana Wines tornam-se um verdadeiro sucesso de vendas durante as décadas de oitenta e noventa, ajudando a colocar a Nova Zelândia no mapa-mundi do vinho.

Hoje, além dos ótimos vinhos brancos, produzidos com as uvas Sauvignon Blanc e Chardonnay, a Nova Zelândia destaca-se na elaboração de vinhos tintos de Pinot Noir, e blends ao estilo de Bordeaux, com as uvas Merlot, Syrah e Cabernet Sauvignon.  

Brancott Estate, antiga Montana Wines
Brancott Estate, antiga Montana Wines

Clima e Terroir da Nova Zelândia

A maior parte das regiões vitivinícolas da Nova Zelândia contam com um clima de grande influência marítima.

Isso porque, o formato longo e estreito do país, faz que os vinhedos nunca estejam localizados a mais do que cento e vinte quilômetros da costa.

A proximidade ao Oceano Pacifico proporciona verões mais amenos e invernos mais quentes. As noites típicamente frias contribuem para a ótima acidez dos vinhos elaborados na Nova Zelândia.

Os vinhedos são protegidos de ventos fortes por uma cadeia de montanhas, que estende-se desde o Parque Nacional de Tongariro, na Ilha do Norte, até os Alpes do Sul, na Ilha do Sul.

Os solos são, em sua maioria, de origem aluvial, com grande presença de greywacke, um tipo de rocha arenosa típica da região.

Greywacke
Greywacke

Regiões Vitivinícolas da Nova Zelândia

A Nova Zelândia é composta por dez principais regiões vitivinícolas: Marlborough, Hawke’s Bay, Central Otago, Gisborne, North Canterbury, Wairarapa, Nelson, Auckland, Northland e Waitaki Valley.

Abordaremos as peculiaridades de cada uma dessas regiões vitivinícolas a seguir. 

Marlborough

Marlborough é a mais conhecida e importante região vitivinícola da Nova Zelândia, localizada no nordeste da Ilha do Sul. Destaca-se pelos seus ótimos vinhos brancos elaborados com as uvas Sauvignon Blanc e Chardonnay, e os tintos de Pinot Noir.   

Marlborough
Marlborough

Hawke’s Bay

Hawke’s Bay é a segunda maior região vitivinícola da Nova Zelândia, localizada na costa leste da Ilha do Norte. É o lar de algumas das mais antigas vinícolas do país, como a Brookfields Vineyards.

Central Otago

Central Otago é a região vitivinícola mais ao sul do mundo, localizada na Ilha do Sul. Também é o lar dos vinhedos de mais alta altitude da Nova Zelândia, situados entre duzentos a quatrocentos metros acima do nível do mar.

Central Otago
Central Otago

Gisborne

Gisborne é a região vitivinícola mais oriental do mundo, localizada nos arredores da cidade de Gisborne, na Ilha Norte. Com cerca de mil e duzentos hectares de vinhedos, tem um lugar de destaque na produção de vinhos biodinâmicos. 

North Canterbury

North Canterbury é a região vitivinícola mais recente da Nova Zelândia, formada através da junção dos produtores de Canterbury e Waipara Valley, em 2018. Os vinhedos abrangem quase duzentos quilômetros da costa leste da Ilha do Sul, entre os Alpes do Sul e o Oceano Pacífico. 

North Canterbury
North Canterbury

Wairarapa

Wairarapa, localizada no sudoeste da Ilha do Norte, é reconhecida como uma das mais renomadas regiões vitivinícolas da Nova Zelândia. Com cerca de mil hectares de vinhedos, destaca-se na elaboração de vinhos de sobremesa.

Nelson

Nelson é uma das regiões vitivinícolas mais ensolaradas da Nova Zelândia, com um clima similar ao da região da Toscana, na Itália. Localizada na Ilha do Sul, conta com pouco mais de mil e cem hectares de vinhedos. 

Nelson
Nelson

Auckland

Auckland está localizada na Ilha Norte, nos arredores da cidade de Auckland, o maior município da Nova Zelândia. Com uma área de cerca de trezentos hectares de vinhedos, é conhecida pelos seus ótimos vinhos tintos, elaborados com um corte das uvas Syrah e Merlot.

Northland 

Northland é a região vitivinícola mais antiga da Nova Zelândia, as primeiras videiras do país foram plantadas ali, em 1819. Localizada na Ilha do Norte, conta, hoje, com setenta e um hectares de vinhedos.

Northland
Northland

Waitaki Valley

Waitaki Valley é uma das mais novas regiões vitivinícolas da Nova Zelândia, estabelecida em 2001. Localizada na Ilha do Sul, conta com apenas cinquenta e nove hectares de vinhedos, ocupados pelas uvas Pinot Noir, Pinot Gris, Riesling e Chardonnay.

Principais Uvas da Nova Zelândia 

A maior parte dos vinhedos da Nova Zelândia são ocupados por variedades brancas, como Sauvignon Blanc, Chardonnay, Riesling e Gewürztraminer.

Entre as uvas tintas merecem destaque as castas Pinot Noir, Syrah, Merlot e Cabernet Sauvignon, utilizadas na elaboração de vinhos varietais ou em blends ao estilo de Bordeaux.  

Sauvignon Blanc

Na Nova Zelândia a Sauvignon Blanc é a uva mais expressiva, ocupando 60% dos vinhedos e representando 85% da exportação de vinhos do país.

Os Sauvignon Blanc neozelandeses destacam-se pelo seu grande frescor e ótima persistência. No nariz, revelam aromas de frutas cítricas, como maracujá, lima e limão, além de nuances minerais. 

Sauvignon Blanc
Sauvignon Blanc

Chardonnay

A Chardonnay é a segunda uva branca mais cultivada da Nova Zelândia, ficando atrás apenas da Sauvignon Blanc.

Além de dar origem a ótimos vinhos brancos, com envelhecimento em barris de carvalho, também é utilizada na produção de espumantes. 

Pinot Noir

A Pinot Noir é a uva tinta mais importante da Nova Zelândia. Muito versátil, a variedade é utilizada na elaboração de vinhos tintos, rosés e espumantes. 

Os vinhos Pinot Noir da Nova Zelândia são elegantes e complexos, apresentando grande corpo. No nariz, revelam aromas de frutas vermelhas e negras maduras.

Pinot Noir
Pinot Noir

Recomendação da DiVinho – Melhores Vinhos Neozelandeses


Você encontra os melhores vinhos da Nova Zelândia na DiVinho!