Em terras brasileiras, os rótulos da Nova Zelândia ainda não são muito conhecidos. Mas essa ilha no pacifico produz ótimos vinhos brancos, tintos, rosés e espumantes!
A Nova Zelândia está localizada no Oceano Pacífico, a mais de mil e seiscentos quilômetros ao sudeste da Austrália.
As primeiras videiras chegaram ao país em 1819, pelas mãos do viticultor James Busby, que também é considerado o pai da viticultura na Austrália.
Durante o século XIX, foram plantadas vinhedos nas regiões de Hawkes Bay e Auckland. Mas foi somente a partir de 1970 que o país investiu na produção de vinhos para exportação.
Hoje, a Nova Zelândia conta com dez grandes regiões vitivinícolas, sendo que Marlborough, localizada no nordeste da Ilha Sul, é a mais importante.
Os vinhos brancos elaborados com as uvas Sauvignon Blanc e Chardonnay, e os vinhos tintos de Pinot Noir e Syrah são os carros chefes da viticultura da Nova Zelândia.
Outras variedades que merecem destaque são as clássicas uvas do corte bordalês, Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc.
Castas brancas aromáticas, como Riesling e Gewürztraminer, também adaptaram-se bem ao terroir da Nova Zelândia.
Com uma exportação anual que alcança 58 milhões de litros, produzidos por mais de quinhentas vinícolas diferentes, a Nova Zelândia tem muito a oferecer aos amantes de vinhos!