Jogos da Copa do Mundo: 07 tipos de vinhos para harmonizar com petiscos deliciosos

Imagem post
Compartilhe seus produtos escolhido

Em clima de copa do mundo, saiba quais são as principais entradinhas que harmonizam com grandes rótulos

Vinho e petiscos é o match perfeito já há muitos anos. É uma tradição desfrutar alguns tipos de vinhos dos mais variados rótulos em momentos de descontração e harmonizá-los com diversos petiscos e, é claro, uma boa companhia.

Sabemos que com o passar dos anos, o vinho foi ganhando novos sabores, técnicas de cultivo modernizadas, novas combinações de uvas, etc. Nos dias de hoje, existe uma gama de rótulos com vários tipos de aromas, cor, acidez e sabor.

Apreciado no mundo inteiro, seu consumo tem crescido cada vez mais e uma das maneiras que o vinho é degustado por seus apreciadores é como um bom acompanhante de aperitivos e petiscos.

Você já sabe qual vinho irá tomar para assistir os clássicos da seleção? Ou melhor, quais petiscos serão utilizados na harmonização?

Sem dúvida, estamos falando de uma bebida fácil de ser consumida e que pode ser acompanhada por aperitivos práticos e pratos leves.

Entretanto, por conta das suas mais variadas características, encontrar a harmonia certa entre a bebida e os alimentos que casem entre si não é uma tarefa tão fácil.

Se você já se considera um apreciador de vários tipos de vinhos, mas não tem ideia qual acompanhamento irá preparar para curtir os jogos da Copa do Mundo, calma. Confira a seguir as mais deliciosas dicas de entradinhas e petiscos para cada tipo de vinho.

Tudo isso, para você aproveitar sua bebida favorita com ainda mais sabor, prazer e intensidade.

tipos de vinhos para comer com petiscos
1) Vinho Tinto

Considerada a principal escolha para os amantes do vinho, o tinto é ideal para curtir na companhia dos amigos. Opte por petiscos de carne com gordura, é de fácil preparo e normalmente agrada todos os paladares.

Filé aperitivo e queijos curados como o parmesão e gorgonzola combinam perfeitamente com esta bebida. Outra boa opção é a famosa e tradicional Bruschetta de tomate.

Elas harmonizam cem por cento com vinhos tintos, principalmente aqueles com notas de frutas vermelhas.

Dentre as mais variadas uvas que oferecem esse vinho, destaque para a famosa Cabernet Sauvignon, Merlot e também a Carménère. Uma boa opção é o vinho Casa Ferreirinha Papa Figos, 2016 e também o Catena Malbec – 2015.

2) Vinho Branco

De textura bem leve e diferente do vinho tinto, o ideal é escolher um petisco mais magro que irá harmonizar perfeitamente com a bebida. Neste caso, opte por aperitivos a base de frutos do mar e peixes.

Uma boa pedida é o saboroso bolinho de bacalhau e até mesmo uma isca de peixe, ambos considerados aromáticos e com acidez na medida certa. Lembre-se também que o camarão é excelente nesta combinação, assim como uma tábua de queijos macios e leves, como ricota, muçarela, coalho e brie.

Em relação às uvas que compõem os vinhos brancos, a Chardonnay é considerada a principal casta para este tipo de vinho. Que tal o Alamos Chardonnay 2017.

3) Vinho Rosé

Servi-lo gelado é uma boa opção refrescante e saborosa. É o vinho ideal para o verão, mas que também pode ser apreciado em dias de frio e ocasiões descontraídas.

Experimente harmonizá-lo como um delicioso canapé de salmão ou de azeitonas. Outra dica é a famosa alheira, embutido típico da culinária portuguesa cujos principais ingredientes podem ser carne de aves, pão, azeite, banha, alho e colorau.

Se preferir ousar um pouco, o pastel frito, além de delicioso é fácil de agradar. Aqueles com recheio de carne seca com queijo ou palmito com catupiry surpreenderão seus convidados. Com um gosto exótico e cativante, a sugestão fica por conta do Vinho rosé Piscine.

4) Espumantes

Os espumantes são excelentes vinhos para harmonizar com aperitivos mais gordos, como frituras e porções que todo mundo ama. Polenta frita, palitinhos de muçarela, anéis de cebola, salgadinhos, frango a passarinho e o arrebatador torresmo frito são combinações perfeitas.

Caso opte por vinhos tipos brut rosé, moscatel e prosecco a sugestão é orná-lo com ostras, frios e tábua de queijos. O Chandon Brut Rosé é uma delícia.

5) Vinhos Fortificados – Do Porto

Os vinhos fortificados são aqueles que recebem alguma outra bebida destilada e se tornam mais fortes. São conhecidos pelo alto teor alcoólico e com o sabor mais adocicado. Um exemplo disso é o vinho do Porto.

Na hora de harmonizar, os vinhos fortificados combinam com doces e queijos. Que tal as tortinhas com massas amanteigadas como as feitas com nozes-pecãs. Brownies e mousses bem concentradas de chocolate amargo são também uma ótima opção.

acessórios de vinho

6) Vinhos fortificados – Madeira

O vinho madeira também é considerado um vinho fortificado e de alto teor alcoólico. Esta fantástica bebida combina muito bem com carne vermelha e alguns molhos agridoces. Que tal fazer espetinhos de carne com algumas opções de molhos? Fondue de filé filé-mignon é sem dúvida uma ótima pedida para curtir com o Vinho madeira.

Famoso por sua harmonização com doces, o destaque fica por conta da torta de chocolate com nozes, servida com calda de chocolate quente e sorvete de creme. Sem dúvida, arrebatará o paladar dos seus convidados.

Você também pode gostar de: Entenda a diferença entre vinhos – Cabernet, merlot, malbec e carménère!

7) Champagne

Durante anos, todos os vinhos espumantes eram chamados de “champanhe” até que diversos países aplicaram o que chamamos de “regras da denominação”. Por conta disso, apenas os vinhos espumantes cultivados e feitos em Champagne, na região nordeste da França, passaram a ser denominados por Champagne.

Existem diversas opções de petiscos que combinam de maneira harmoniosa com o champagne. Um exemplo disso são os wraps de parma com rúcula. Aperitivos de lagosta, ostras e ceviches são entradas deliciosas e surpreendentes. Espetinhos e canapés de camarão com catupiry pedirão repeteco.

Cobiçado no mundo todo, o champagne Cristal é um dos grandes vinhos da história

Agora que você já viu as mais variadas opções de aperitivos e entradinhas para harmonizar com alguns tipos de vinho, é só chamar os amigos e curtir os jogos da copa com muita comida e animação. Saúde!

O que achou das nossas dicas de harmonização? Deixe nos comentários a sua opinião e aproveite para conhecer todos os rótulos citados na melhor loja de vinhos online.

0 comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *