Pratos da culinária japonesa, como Sushi, Sashimi, Lámen e Yakissoba, conquistaram o paladar do brasileiro.

Mas, comida japonesa e vinhos combinam? Sim, com certeza!

Descubra, nesse artigo da DiVinho, como harmonizar a comida japonesa com vinho!

Sushi e Sashimi

Sushi e Sashimi
Sushi e Sashimi

Quando se fala em comida japonesa apostamos que os primeiros pratos que vem à mente são o Sushi e o Sashimi! 

Essas duas iguarias, elaboradas a partir de peixe cru, no caso de Sashimi, mais arroz e alga marinha, no caso do Sushi, são as mais conhecidas e apreciadas no Brasil, ao lado do Temaki, que tem a forma de cone.

Em nosso país, os peixes mais utilizados no preparo do Sushi e do Sashimi são o salmão e o atum, que contam com sabor suave, quando servidos crus.

Para não interferir na leveza desses pratos, a sugestão é harmonizar o Sushi e o Sashimi com espumantes.

Guioza

Guioza
Guioza

O Guioza, na verdade, é um prato que tem origem na China, mas que popularizou-se em toda a Ásia, sendo, hoje, servido em boa parte dos restaurantes japoneses. 

Uma entrada muito popular, o Guioza é um tipo de pastel de massa fina, tradicionalmente recheado com legumes ou carne de porco moída.

O Guioza pode ser cozido ou frito, servido com um molho à base de shoyu. 

Vinhos rosés, por sua leveza e frescor, são ideais para harmonizar com o Guioza.

Tempurá

Tempurá
Tempurá

O Tempurá é outro prato que não tem sua origem no Japão. A receita foi introduzida no país por missionários portugueses, durante o século XVI. 

Os Jesuítas, seguindo a tradição católica, não consomem carnes vermelhas durante o período da Quaresma, que antecede a Páscoa, preferindo pratos à base de peixes e frutos do mar.

Assim surgiu o Tempurá, constituído de pedaços de legumes e frutos do mar, principalmente o camarão, envolvidos em uma massa fina e frita.

Muito crocante, o Tempurá é uma delícia como aperitivo, ou acompanhando outros pratos principais, como o Sushi e o Sashimi.

Experimente harmonizar o Tempurá com vinhos brancos, como os elaborados com a uva Sauvignon Blanc.

Lámen

Lámen
Lámen

Lámen no Brasil virou sinônimo de miojo, mas, no Japão o prato é bastante diferente e muito mais elaborado.

Para quem não conhece, o Lámen é uma espécie de sopa, com um caldo elaborado a partir de sal, conhecido como Shio, molho de soja, conhecido como Shoyo, ou uma mistura de fermentado de soja e arroz, conhecido como Miso.

Ao caldo, é adicionada uma porção de macarrão oriental, carne, a mais tradicional é a de porco, legumes, ovo cozido e cebolinha.

Para valorizar os sabores do Lámen, a recomendação é combiná-lo com vinhos tintos elaborados com as uvas Malbec e Merlot, que complementam muito bem o sabor da carne de porco.

Yakissoba

Yakissoba
Yakissoba

O Yakissoba é uma outra opção de prato quente para quem quer experimentar a culinária japonesa mas não gosta de peixe cru.

O prato é elaborado a partir de macarrão frito, refogado no molho shoyo, com legumes, como cenoura, cebola e repolho, e pedaços de carne, bovina ou de frango.

Na hora de harmonizar com o Yakissoba, a sugestão são os vinhos tintos de corpo leve, como os elaborados com a uva Pinot Noir.


E você, gostou dessas dicas de como harmonizar pratos da culinária japonesa?