Laurent Delassus, Diretor de Marketing Internacional da Opus One Winery, concedeu uma entrevista exclusiva para a DiVinho, falando do Vinho Opus One, um projeto conjunto do Barão Philippe de Rothschild, dos Domaines Barons de Rothschild (Lafite), e Robert Mondavi, confira!

Opus One Winery resulta da parceria de dois grandes nomes no mundo do vinho, o Barão Philippe de Rothschild, dos Domaines Barons de Rothschild (Lafite), e Robert Mondavi. Como foi firmada essa parceria?

A Opus One Winery é o resultado de uma colaboração de dois importantes nomes no mundo do vinho, estabelecida durante a década de setenta, o Barão Philippe de Rothschild, proprietário do lendário Château Mouton Rothschild, em Bordeaux, e Robert Mondavi, um dos mais famosos produtores de Napa Valley.

A visão original de nossos fundadores, Barão Philippe de Rothschild e Robert Mondavi, ainda é muito evidente em nossas práticas de produção ainda hoje.

Desde o início, Opus One Winery dedica-se à busca da qualidade absoluta, através da criação de um único vinho, equilibrado, complexo e potente. 

Também desejamos elevar a arte de viver bem através da experiência do vinho, da comida e das artes. Com um senso de responsabilidade global e através da administração de nossos vinhedos e da nossa vinícola, o Opus One é um vinho que durará por gerações.

No final, há uma continuidade no estilo do Vinho Opus One, caracterizado por encontrar em cada safra o equilíbrio e, ao mesmo tempo, expressar o Tempo (significando a safra) e o Lugar (significando o terroir).

Robert Mondavi e Barão Philippe de Rothschild
Robert Mondavi e Barão Philippe de Rothschild

Os vinhedos da Opus One Winery estão localizados em Napa Valley, na Califórnia. Quais são os diferenciais deste terroir? 

Desde suas raízes com Mondavi, a Opus One Winery teve a sorte de adquirir ao longo do tempo algumas parcelas de um dos vinhedos mais bem identificados em Napa Valley, chamado To Kalon.

Este vinhedo resulta da combinação de um grande terroir e de um passado histórico, estabelecido no século XIX pelo viticultor Hamilton Crabb.

“To Kalon” em grego significa “a mais alta beleza”. O solo do vinhedo é caracterizado por material aluvial, depositado por antigos riachos, chamados leques aluviais, que desciam das montanhas de Mayacamas.

Esses solos profundos e pedregosos contam com ótima drenagem, forçando as videiras a se aprofundarem no subsolo para encontrar água e criar condições de estresse perfeitas para alcançar o amadurecimento equilibrado das uvas.

Uma das características do Vinho Opus One é que a colheita começa cedo, primeiro pelas uvas frescas, combinadas às uvas maduras, de forma a obter um vinho equilibrado.

Outra particularidade do Vinho Opus One é que a colheita é realizada nas primeiras horas da manhã, das 03h às 07h,  quando as temperaturas ainda estão baixas e as uvas demonstraram o frescor, a riqueza e a complexidade de sabores do vinhedo To Kalon.

Vinhedos Opus One Winery
Vinhedos Opus One Winery

A Opus One Winery produz apenas um único vinho, o Opus One. Qual o motivo por trás desta decisão?

Os dois fundadores, o Barão Philippe de Rothschild e Robert Mondavi, tiveram desde o início a visão de produzir um único vinho: um dos melhores Cabernet Sauvignon de Napa Valley, nos moldes dos First Growths de Bordeaux.

Hoje, temos um segundo vinho, chamado Overture, que representa cerca de 10% da nossa produção.

Após quarenta anos de existência, continuamos focados neste princípio, confirmando essa mentalidade, fazendo que cada safra do Vinho Opus One tenha a melhor melhor qualidade possível. 

Opus One Winery
Opus One Winery

Fale um pouco do processo de produção do Vinho Opus One.

Não temos nenhuma receita específica ou segredo. É a soma de muitos detalhes e de uma atenção diária, em todos os níveis.

Como mencionado anteriormente, temos a sorte de ter um dos melhores vinhedos de Napa Valley e provavelmente de todo o mundo. 

Michael Silacci, o enólogo responsável pelo Vinho Opus Ones há mais de vinte anos, e sua equipe, fizeram e continuam fazendo um trabalho incrível para otimizar o potencial deste terroir.

Esta atenção aos detalhes continua em todo o processo de vinificação e envelhecimento. Não há somente um ponto-chave, mas uma infinidade de detalhes que configuram a assinatura do Vinho Opus One.

Vinhedos Opus One Winery
Vinhedos Opus One Winery

Quais são as características do Vinho Opus One?

A primeira palavra que vem à minha mente é equilíbrio. Porque é um vinho que conta com grande elegância e, ao mesmo tempo, mostra uma grande expressão das uvas.

O milagre do Vinho Opus One é que você pode apreciá-lo jovem, mas é vinho que tem o potencial de envelhecer na garrafa durante décadas.

Essa é a assinatura de um vinho muito equilibrado, que combina refinamento e potência, além de uma grande estrutura e taninos refinados.

Vinho Opus One
Vinho Opus One

 Qual a melhor maneira de harmonizar o Vinho Opus One? 

Tendo a oportunidade de desfrutar o Vinho Opus One em diferentes partes do mundo, tivemos a experiência de desfrutar e compartilhar emoções excepcionais com muitos tipos diferentes de culinárias. 

Talvez pelo equilíbrio entre elegância e potência, expressa por taninos delicados e firmes, Opus One é um vinho muito versátil. 

Portanto, não devemos limitar o Vinho Opus One a clichês de harmonização.

Recomendo a qualquer pessoa que faça uma experiência única, combinando a comida que ama com ótimos vinhos, como o Opus One.

Você encontra as melhores safras do Opus One na DiVinho! E você, já experimentou esse grande vinho?