Chile e Argentina são dois dos destinos favoritos dos amantes de vinhos na América do Sul. Mas você já pensou em visitar o Uruguai? 

O Uruguai é conhecido mundialmente pelos seus ótimos vinhos Tannat, mas o país tem muito mais a oferecer aos enófilos. 

Pensando nisso, nós da DiVinho, preparamos uma seleção com as quatro melhores vinícolas para conhecer no Uruguai, confira! 

1 – Bodega Garzón

A Bodega Garzón representa o que há de mais moderno no cenário vitivinícola do Uruguai, sendo eleita, em 2018, como a Melhor Vinícola do Novo Mundo pela revista Wine Enthusiast.

A vinícola foi fundada por Alejandro Bulgheroni e sua esposa, Bettina, que  contaram com a assessoria do enólogo Alberto Antonini para estabelecer a Bodega Garzón.

A sede da Bodega Garzón está localizada na região de Maldonado, a dezoito quilômetros do oceano atlântico.

O vinho ícone da Bodega Garzón é o Vinho Garzón Balasto, que faz alusão, em seu nome, às formações rochosas de balastro, presentes nos vinhedos da vinícola.

Outros rótulos da Bodega Garzón que merecem destaque são o Vinho Garzón Reserva Tannat, o Vinho Garzón Single Vineyard Albariño e o Vinho Garzón Petit Clos Cabernet Franc.

Bodega Garzón
Bodega Garzón

2 – Bodega Bouza

A Bodega Bouza é um dos mais importantes produtores do Uruguai, com vinhedos localizados nas regiões de Montevidéu, Canelones e Maldonado. 

A vinícola foi fundada em 2002, pela família Bouza. Atualmente, Eduardo Boído é sócio da Bodega Bouza, atuando, também, como enólogo-chefe.

A Bodega Bouza destaca-se tanto na produção de vinhos tintos, como Vinho Bouza Tannat B6 Parcela Única, quanto de vinhos brancos, como o Vinho Bouza Albariño.

Bodega Bouza
Bodega Bouza

3 – Pisano

A Pisano é uma das mais tradicionais vinícolas do Uruguai, fundada em 1914, pela família Pisano.

A vinícola está localizada na cidade de Progreso, a vinte e cinco quilômetros do estuário do Rio de La Plata, na região vitivinícola de Canelones.

Hoje, a Pisano é recomendada pelos irmãos Gustavo, Eduardo e Daniel Pisano.  

Um dos ícones da vinícola Pisano é o Vinho Rio de Los Pájaros Reserva Tannat, que representa a melhor expressão da uva Tannat.

Pisano
Pisano

4 – Bodega Ariano Hermanos

A Bodega Ariano Hermanos está localizada em Canelones, uma das mais prestigiadas regiões vitivinícolas do Uruguai.

A vinícola foi fundada em 1927, pelos irmãos Adelio e Amilcar Ariano, imigrantes italianos que vieram de uma tradicional família de viticultores de Piemonte. 

Hoje, a terceira e a quarta geração da família Ariano estão à frente da Bodega Ariano Hermanos.

Um dos melhores rótulos da Bodega Ariano Hermanos é o Vinho Tacuabé Tannat, que homenageia, em seu nome, um dos quatro últimos índios da tribo Charrúa.

Bodega Ariano Hermanos
Bodega Ariano Hermanos

E você, já visitou alguma dessas vinícolas no Uruguai?