Terroir é um termo bastante utilizado no mundo do vinho, mas você sabe o que ele significa?

Descubra, nesse artigo da DiVinho, o que é terroir e porque ele é tão importante! 

Qual é a Definição de Terroir?

Terroir é uma palavra francesa sem tradução direta. Mas, o Guia Larousse define terroir como: “uma relação mais íntima entre o solo e o microclima particular, que concebe o nascimento de um tipo de uva, que expressa livremente sua qualidade, tipicidade e identidade em um grande vinho, sem que ninguém consiga explicar o porquê.”

Já a Organização Internacional da Vinha e do Vinho considera o terroir como: “um conceito que remete a um espaço no qual está se desenvolvendo um conhecimento coletivo das interações entre o ambiente físico e biológico e as práticas enológicas aplicadas, proporcionando características distintas aos produtos originários deste espaço.”

Por sua vez, o Le Guide de Vins de France dá uma definição um pouco mais precisa de terroir, como: “um conjunto de vinhedos, ou vinhas, de uma mesma região e de uma mesma Apelação (Denominação de Origem), que compartilham do mesmo tipo de solo, condições climáticas, variedades de uvas e do saber fazer do produtor que dão aos vinhos uma especificidade única.”

Assim, o conceito de terroir engloba uma série de elementos, como o solo, o clima, as videiras e o fator humano na produção do vinho.

Esses fatores, quando combinados, dão origem a algo maior que a soma de suas partes. 

E é dentro desse contexto que se pode explicar porque certos locais, como Bordeaux e Borgonha, na França, ou a Toscana, na Itália, dão origem a vinhos realmente especiais, que não conseguem ser replicados em nenhum outro lugar do mundo.

Terroir
Terroir

Qual é a Origem do Termo Terroir?

Ao longo dos séculos, os vinicultores franceses desenvolveram o conceito de terroir observando as diferenças em vinhos de diferentes regiões, vinhedos ou, até mesmo, parcelas diferentes do mesmo vinhedo.

Durante a idade média, os monges Beneditinos e Cistercienses, que dedicavam-se à viticultura em Bordeaux, começaram a realizar observações em grande escala das influências que várias parcelas dos terrenos tinham sobre os vinhos que eram ali produzidos. 

Com o tempo, os monges compilaram suas observações e começaram a estabelecer os limites de diferentes terroirs, muitos dos quais ainda existem hoje, como os Grand Cru da Borgonha. 

Entretanto, os franceses não foram os primeiros a notar o potencial de diferentes regiões para produzir vinho distintos, mesmo quando elaborados com as mesmas uvas.

Os antigos gregos, por exemplo, estampavam ânforas de vinho com o selo da região de onde eram produzidos.

Borgonha
Borgonha

Quais Elementos Compõem o Terroir?

Como já mencionamos, são os quatro os principais elementos que compõem o terroir, o clima, o solo, as uvas e o trabalho humano.

Agora vamos abordar cada um desses elementos individualmente. 

Clima

O clima é um elemento que afeta diretamente a qualidade das uvas em um vinhedo e, consequentemente, o vinho que ali é produzido.

Uvas oriundas de regiões com climas diferentes apresentam características distintas. 

Uvas de climas quentes tendem a ter uma maior concentração de açúcar e dão origem a vinhos com maior teor alcoólico. 

Já as uvas de climas frios geralmente apresentam uma menor concentração de açúcar, retendo maior acidez.

A interação entre o clima e o terroir é geralmente explorada do macroclima de uma área maior, até o mesoclima de uma subseção menor dessa região, e até mesmo para o microclima individual de um vinhedo.

Clima
Clima

Solo

O solo é outro elemento importantíssimo do terroir. 

Muitas vezes, são encontradas diferenças significativas no solo dentro de um mesmo vinhedo.  

Por esse motivo, os vinhedos são divididos em parcelas, para que cada parcela seja manejada individualmente. 

Existem centenas de diferentes combinações de solo e subsolo, que quando somadas à topografia, ao relevo e à altitude, dão origem a vinhos com características extremamente distintas. 

Esse é o caso de Bordeaux, em que a maior parte dos produtores utilizam as mesmas uvas, o chamado corte bordalês, de Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc, mas que dão origem a vinhos únicos, devido às características do solo. 

Solo
Solo

Uvas

Todo amante de vinhos sabe que cada uva dá origem a um vinho diferente. Mas, o fato é que as castas têm uma relação intrínseca com o terroir.  

Uma mesma variedade, quando cultivada em diferentes terroir, como no Velho Mundo e no Novo Mundo, dá origem a vinhos de características distintas.

Muitas vezes, uma uva adapta-se melhor a uma região que não é a de sua origem. Como é o caso da Malbec na Argentina, ou da Carménère no Chile.

Uvas
Uvas

Trabalho Humano

Por fim, é impossível falar de terroir e não mencionar o trabalho humano, pois o vinho não é feito apenas pela natureza.

O conhecimento de qual é a melhor uva para cada solo, de como cada vinhedo deve ser manejado e as técnicas de vinificação mais adequadas, são aspectos fundamentais na produção de um bom vinho.

Por isso, o trabalho do enólogo e de sua equipe é tão importante e permeia todo o processo da viticultura. 

Um terroir não dá origem a um vinho por si próprio, é o trabalho humano que transforma a uva em vinho. 

Trabalho Humano
Trabalho Humano

E você, já sabia o que era terroir?