O Brunello di Montalcino é um clássico vinho italiano, valorizado em todo mundo como um dos rótulos de mais alta qualidade da Toscana.

Nós, da DiVinho, preparamos um artigo completo sobre o vinho Brunello di Montalcino, abordando suas características, história e harmonização, confira! 

O que é Brunello di Montalcino?

Um dos mais famosos e renomados rótulos italianos, o Brunello di Montalcino é um vinho tinto, elaborado com a uva Sangiovese, na D.O.C.G. (Denominação de Origem Controlada e Garantida) de Brunello di Montalcino, na comuna de Montalcino, dentro da região vitivinciola da Toscana, no centro da Itália. 

Segundo as regras da D.O.C.G. o Brunello di Montalcino é elaborado 100% com a uva Sangiovese, cultivada em colinas com boa exposição solar, localizadas a até 600 metros de altitude. 

Uva Sangiovese
Uva Sangiovese

O Brunello di Montalcino deve envelhecer por um período mínimo de dois anos em barris de carvalho e de quatro meses na garrafa.

Para um Brunello di Montalcino Riserva o período mínimo de envelhecimento na garrafa é de seis meses.

O Brunello di Montalcino só pode ser lançado cinco anos após sua colheita e o Brunello di Montalcino Riserva seis anos após sua colheita.

Com uma graduação alcoólica de no mínimo 12%, é engarrafado em garrafas do tipo Bordeaux, de vidro escuro, e fechadas com rolhas de cortiça. 

Todas essas regras contribuem para a produção de um vinho com o mais alto padrão de qualidade. 

Visualmente, o Brunello di Montalcino apresenta coloração rubi intensa com reflexos granada, revelando, no nariz, aromas de frutas vermelhas e negras maduras, notas de especiarias, nuances terrosas, além de toques de baunilha.

Com grande corpo, ótima estrutura tânica e acidez vibrante, é um vinho de guarda por excelência, podendo envelhecer por décadas na garrafa. Grandes safras do Brunello di Montalcino contam com um potencial de guarda de até trinta anos! 

D.O.C.G. Brunello di Montalcino
D.O.C.G. Brunello di Montalcino

Como surgiu o Brunello di Montalcino?

Os primeiros registros de um um vinho tinto chamado Brunello na comuna de Montalcino remontam ao século  XIV.

Entretanto, o estilo que conhecemos hoje, elaborado exclusivamente com a uva Sangiovese, só veio a emergir no século XIX.

Ferruccio Biondi Santi, neto de Clemente Santi, foi um dos primeiros produtores a elaborar o novo estilo do Brunello di Montalcino, utilizando modernas técnicas de vinificação e envelhecendo o vinho em grandes barris de carvalho por até uma década.

O resultado foi um vinho mais fresco e frutado, algo que Ferruccio alcançou renunciando à segunda fermentação (diferente da fermentação secundária usada em vinhos espumantes), que era um procedimento padrão utilizado na produção dos vinhos da região. 

No final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o Brunello di Montalcino já era considerado um dos mais refinados vinhos da Itália, apesar da Biondi Santi ter produzido apenas quatro safras até aquele momento, 1888, 1891, 1925 e 1945.

O prestígio que o Brunello di Montalcino da Biondi Santi conquistou, e os altos valores alcançados, serviram de motivação para outros produtores de Montalcino criarem sua versão do Brunello. 

Brunello di Montalcino Biondi Santi
Brunello di Montalcino Riserva Biondi Santi

Na década de sessenta já haviam onze produtores do Brunello di Montalcino, número que pulou para mais de duzentos, na virada do século XXI.

Em 1968, foi definida a Denominação de Origem Controlada (D.O.C.) do Brunello di Montalcino, sendo elevada a uma Denominação de Origem Controlada e Garantida (D.O.C.G.) em julho de 1980.

Dica DiVinho: Confira nossa entrevista exclusiva com Tancredi Biondi Santi da família Biondi Santi!

Como Harmonizar o Brunello di Montalcino?

Por ser um rótulo de sabor marcante, recomenda-se harmonizar o Brunello di Montalcino com pratos de sabor igualmente marcante.

Carnes vermelhas e carnes de caça são ótimas opções, assim como, os clássicos queijos italianos Grana Padano, Pecorino e Parmigiano Reggiano.

A temperatura ideal de serviço é entre 16ºC e 18ºC.

Recomenda-se, também, deixar o vinho decantar por ao menos uma hora antes de servir, para melhor apreciar seus aromas e sabores.

Recomendações da DiVinho – Melhores Brunello di Montalcino


E você, já experimentou um Brunello di Montalcino?