Se você gosta de vinho branco, já deve ter ouvido falar do Chablis, o vinho branco elaborado com a uva Chardonnay, na região vitivinícola francesa da Borgonha.

A DiVinho preparou esse artigo para te ajudar a descobrir qual é o melhor vinho Chablis, não deixe de conferir!

O Que é Chablis?

O Chablis é um vinho branco produzido na comuna de Chablis, que fica localizada na região vitivinícola da Borgonha, na França.

Reconhecido como um dos mais elegantes vinhos brancos, o Chablis é produzido 100% com a uva Chardonnay.

O clima frio da região, quando combinado aos solos de calcário argiloso, é responsável por dar origem à mais pura expressão da uva Chardonnay.

Por conta disso, a maior parte dos vinhos Chablis são elaborados em tanques de aço inox, não estagiando em barris de carvalho.

Mas essa não é uma regra, alguns produtores optam por um período curto de envelhecimento em barris de carvalho, principalmente na elaboração dos Chablis Premier Cru e Chablis Grand Cru.

Uva Chardonnay
Uva Chardonnay

Qual é a História do Chablis?

A viticultura na comuna de Chablis remonta ao século XII. As primeiras videiras da uva Chardonnay foram plantadas pelos monges da Ordem Cisterciense que habitavam a Abadia de Pontigny.

Durante o século XV, a região de Chablis passou a fazer parte do Ducado da Borgonha, época em que os vinhos ali produzidos eram exportados para as regiões de Picardy, no norte da França, e de Flanders, na Bélgica.

No século XVII, os ingleses passaram a constituir o maior mercado de exportação para os vinhos Chablis, situação que perdurou durante todo o século XVIII.

Os produtores de Chablis foram muito afetados pelo ataque da praga Filoxera, durante a segunda metade do século XIX.

Os efeitos da Filoxera foram tão desastrosos que no início do século XX restavam apenas quinhentos hectares de vinhedos em Chablis, sendo que durante o início do século XIX haviam mais de quarenta mil hectares de vinhedos.

A região de Chablis só começou a recuperar-se durante a década de trinta, com a instituição da Apelação de Origem Controlada (A.O.C.) de Chablis em 1938, que definiu a uva Chardonnay como a única variedade permitida.

Também foram implementados critérios para a viticultura e para os processos de vinificação dentro da A.O.C., visando padronizar a qualidade dos vinhos.

Essas ações surtiram resultado, e, hoje, o Chablis figura como um dos melhores vinhos brancos do mundo, oferecendo a melhor expressão da uva Chardonnay.   

Vinhedos em Chablis
Vinhedos em Chablis

Quais são as características do Chablis?

O Chablis é um vinho branco muito elegante, que destaca-se pela sua ótima acidez, marcada presença mineral e um final longo.

No nariz, o Chablis revela um bouquet aromático de grande pureza, onde destacam-se notas de frutas brancas, como pêssego, aromas florais, nuances cítricas, além de toques minerais e salinos.

Quais são os tipos de Chablis?

A Apelação de Origem Controlada (A.O.C.) de Chablis ocupa 4,260 hectares, que são divididos entre quatro Apelações de Origem Protegida (A.O.P): Petit Chablis, Chablis, Chablis Premier Cru e Chablis Grand Cru. 

Petit Chablis

Petit Chablis é a A.O.P. (Apelação de Origem Protegida) de Chablis mais recente, estabelecida em 1944.

Ocupando uma área de 560 hectares, os vinhedos de Petit Chablis estão localizados nos arredores da comuna de Chablis, em encostas voltadas para o norte, onde o solo conta com grande presença de calcário. 

Apesar do que o nome possa indicar, petit é pequeno em francês, os vinhos Petit Chablis nada têm de diminutos, muito pelo contrário, tendem a apresentar alta acidez e aromas cítricos.

Chablis

Na A.O.P. (Apelação de Origem Protegida) de Chablis são produzidos a maior parte dos vinhos Chablis que conhecemos.

Estabelecida em 1938, a apelação ocupa uma área de 2.860 hectares, com vinhedos localizados próximos à comuna de Chablis, em solos de calcário argiloso branco

Os vinhos Chablis, revelam, no nariz, grande presença mineral, além de notas de frutas cítricas e frutas brancas, como pêra. 

Rio Serein
Rio Serein

Chablis Premier Cru

Apenas 15% dos vinhedos, cerca de 780 hectares, de Chablis fazem parte da A.O.P. (Apelação de Origem Protegida) de Chablis Premier Cru, também conhecida como Chablis 1er Cru.

Hoje, quarenta vinhedos contam com a classificação Chablis Premier Cru,

Na margem direita do rio Serein estão localizados vinhedos como Mont de Milieu, Montée de Tonnerre, Fourchaume e Vaucoupin,

Já, na margem esquerda, destacam-se os vinhedos de Côte de Léchet, Vaillons, Montmains, Vosgros e Vau de Vey.

Os vinhos Chablis Premier Cru tendem a ser mais ricos no paladar, revelando, no nariz, aromas de frutas cítricas, como limão e carambola, além de nuances minerais. 

Chablis Grand Cru

A A.O.P. (Apelação de Origem Protegida) de Chablis Grand Cru representa a expressão máxima dos vinhos Chablis.

São apenas sete vinhedos classificados como Chablis Grand Cru, localizados em uma área de 247 hectares, na margem direita do rio Serein: Bougros, Les Preuses, Vaudésir, Grenouilles, Valmur, Les Clos e Blanchot.

A maior parte dos vinhos Chablis Grand Cru são envelhecidos em barris de carvalho, o que proporciona nuances defumadas ao seu bouquet aromático, além de notas cítricas, como laranja, damasco e maracujá.

Outra característica importante dos vinhos Chablis Grand Cru é seu potencial de envelhecimento, que varia de cinco anos até uma década!  

Como Harmonizar o Chablis?

O Chablis é um vinho versátil, sendo um ótimo companheiro para pratos à base de aves, peixes e frutos do mar.

Experimente, também, harmonizar o vinho Chablis com saladas, aperitivos e queijos de média maturação, como Gruyère e Emmental.

Queijo Gruyère
Queijo Gruyère

Recomendações da DiVinho – Melhores Chablis

E você, já experimentou o Chablis?