Já pensou em escolher um espumante nacional para as comemorações de Natal e Ano Novo? 

Esses excelentes rótulos não deixam nada a desejar aos vinhos importados e oferecem um ótimo custo-benefício!

Nós, da DiVinho, preparamos uma seleção com cinco espumantes nacionais para o fim do ano, confira:

Espumantes Nacionais

O Brasil vem se tornando um polo produtor de ótimos espumantes e isso está sendo reconhecido pela imprensa especializada.

O jornalista e crítico de vinhos Steven Spurrier, eleito como Homem do Ano de 2017 pela revista Decanter, declarou: “Vocês não precisam de Champagne. O Brasil tem seus próprios espumantes para beber”.

 Steven Spurrier
Steven Spurrier

Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN) a produção brasileira de espumantes quase triplicou na última década, passando de 5,5 milhões de litros em 2004 para 16,8 milhões de litros em 2014.

O maior polo produtor de espumantes do país é o Rio Grande do Sul, que conta com uma Denominação de Origem (D.O.), a do Vale dos Vinhedos, e duas Indicações de Procedência (IP), Farroupilha e Pinto Bandeira.

Vale dos Vinhedos
Vale dos Vinhedos

O terroir da Serra Gaúcha, com seu clima temperado, invernos rigorosos e verões com dias quentes e noites frias, é ideal para a produção de vinhos espumantes.

As variedades clássicas de Champagne, Chardonnay e Pinot Noir, adaptaram-se muito bem à região. Mas a uva Riesling Itálica vem ganhando destaque entre os produtores gaúchos.

Uva Riesling Itálica
Uva Riesling Itálica

Além disso, as vinícolas brasileiras vêm investindo em modernos maquinários para a produção de espumantes, como modernas prensas pneumáticas e autoclaves.

Juntos, todos esses fatores contribuem para o grande sucesso dos espumantes nacionais, tanto dentro do Brasil, quanto no restante do mundo!

Casa Perini Moscatel

O Casa Perini Moscatel é, sem dúvidas, um dos melhores espumantes nacionais! Foi eleito, em 2017, como  o 5° Melhor Vinho do Mundo pela World Association of Writers & Journalists of Wines & Spirits (WAWWJ).

Produzido pela Casa Perini, uma das mais importantes vinícolas brasileiras da Indicação de Procedência (IP) de Farroupilha, no Rio Grande do Sul.

Elaborado com a tradicional uva Moscatel, apresenta coloração levemente amarelada com reflexos prateados, com perlage refinada e persistente.

No nariz, revela aromas frutados, como de pêssego, e notas florais. Em boca, é fresco e equilibrado. Tudo isso, com um ótimo custo-benefício! 

A recomendação é harmonizar o Casa Perini Moscatel com carnes suínas, vegetais caramelizados e sobremesas à base de frutas.

Hermann Lírica Crua

O Hermann Lírica Crua é um rótulo que não deixa nada a desejar aos melhores espumantes do mundo! Sendo eleito como Vinho Revelação do ano de 2016, segundo o Guia Descorchados

Elaborado pela Vinícola Hermann, que resulta da união da expertise da família Hermann na importação e produção de vinhos de alta qualidade com o terroir excepcional de Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste.

Produzido com um corte de Chardonnay, Gouveio e Pinot Noir. Apresenta coloração amarelo palha intensa.

Revela, no nariz, aromas de frutas cítricas, pêra e flores brancas, com um leve toque de pão. Em boca, é complexo, com perlage refinada e persistente.

Experimente harmonizar o Hermann Lírica Crua com tempurá de frutos do mar, sashimi de atum e salmão, truta assada ou escalopes suínos grelhados.

Vallontano Moscatel

O Vallontano Moscatel é um verdadeiro achado entre os espumantes nacionais, conquistando 91 pontos do Guia Descorchados.

Uma criação da Vallontano Vinhos Nobres, vinícola do talentoso enólogo Luís Henrique Zanini, localizada em Bento Gonçalves, no coração da região vitivinícola do Vale do Vinhedos.

Produzido com a uva Moscatel, passa por apenas uma única fermentação, realizada segundo o Método Asti.

Revela, no nariz, um bouquet aromático intenso, com aromas de frutas frescas e flor de laranjeira. Em boca, é agradavelmente adocicado, com acidez delicada e perlage fina e persistente.

O Vallontano Moscatel é um rótulo ideal para acompanhar bolos ou tortas de frutas, sorvetes e sobremesas delicadas.

Chandon Réserve Brut

O Chandon Réserve Brut figura, ano após ano, na lista dos melhores espumantes do Brasil. 

E não poderia ser por menos, já que é assinado pela Chandon, a filial brasileira da tradicional vinícola francesa Maison Moët & Chandon, estabelecida em 1973 no município de Garibaldi, no Vale dos Vinhedos.

Elaborado com um corte das variedades Riesling Itálica, Chardonnay e Pinot Noir. Apresenta coloração amarelo pálido com reflexos dourados.

No nariz, revela aromas de frutas cítricas, flores e frutas secas, além de delicadas notas de pão fresco. Em boca, é fresco e equilibrado, com boa persistência e perlage refinada.

O Chandon Réserve Brut é um ótimo companheiro para peixes grelhados, sushi, sashimi e ostras frescas.

Salton Ouro Brut

O Salton Ouro Brut é um dos espumantes mais vendidos do Brasil, seu custo-benefício é imbatível! 

Elaborado pela Salton, a vinícola líder em espumantes no Brasil, localizada em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

Produzido a partir das uvas Chardonnay, Pinot Noir e Riesling. Visualmente, apresenta coloração amarelo palha.

Revela, no nariz, aromas de frutas brancas e frutas cítricas, além de notas de pão, como brioche. Em boca, conta com grande frescor, ótima persistência e perlage refinada e abundante.

Harmonize o Salton Ouro Brut com pratos à base de frutos do mar, carnes brancas grelhadas e vegetais ao molho béchamel.


E você, já garantiu seu espumante para as celebrações de fim de ano?