Vinã Morandé é uma das vinícolas mais inovadoras do Chile, fundada pelo enólogo Pablo Morandé.

Ricardo Baettig, Diretor da Enologia da Viña Morandé, concedeu uma entrevista exclusiva para a DiVinho, falando do pioneirismo e inovação da vinícola em regiões como o Vale de Casablanca e de seus grandes vinhos, como as linhas Morandé Terrarum Reserva e Morandé Terrarum Single Estate, confira!

Ricardo Baettig
Ricardo Baettig

A Vinã Morandé é considerada como uma das vinícolas mais inovadoras do Chile. Conte um pouco de sua história.

É o DNA, por assim dizer, da Viña Morandé. A vinícola nasceu do sonho de um enólogo, portanto, conta com a paixão pelo vinho em primeiro lugar. 

A inovação tem sido o mote da Viña Morandé, atrevendo, pesquisando e redescobrindo. 

Ousadia ao apostar em variedades pouco conhecidas no Chile, como Carignan, Cinsault e Garnacha.

Ousadia em desbravar solos e climas nunca explorados, como o Vale de Casablanca.

Redescobrindo o envelhecimento em grandes foudres, como era a tradição chilena.

Só para citar dois exemplos, a Viña Morandé produziu o primeiro Late Harvest 100% com uvas botritizadas e o primeiro Ice Wine com uvas Chardonnay congeladas do Chile. 

Foudres
Foudres

Pablo Morandé, o fundador da Vinã Morande, foi pioneiro na plantação de vinhedos na região do Vale de Casablanca. Como foi esse processo?

Pablo Morandé viu uma imensa possibilidade de desenvolver a viticultura nos climas mais frios do Chile. 

Em 1982, Pablo arriscou pessoalmente o plantio no Vale de Casablanca, pois nenhuma outra vinícola queria apostar na região.

Como não haviam estações meteorológicas, ele contou com a ajuda da população local, para ter uma ideia dos limites climáticos e de quais uvas poderia plantar. 

Posteriormente, foram realizados testes em maior escala com diferentes variedades.

Hoje, sabemos exatamente quais áreas dentro do Vale de Casablanca são mais adequadas para a elaboração de vinhos tintos e vinhos brancos. 

Vale de Casablanca
Vale de Casablanca

A vinícola também conta com vinhedos no Vale do Maipo e no Vale do Maule. Quais são os diferenciais desses terroirs?

O Vale do Maipo, com clima quente e seco, e solos aluviais, proporciona o melhor terroir para o cultivo de variedades bordalesas, como Cabernet Sauvignon, Carménère, Cabernet Franc e Petit Verdot. 

Já no Vale do Maule, as variedades Carignan, Malbec e País adaptaram-se perfeitamente ao clima mais quente e seco da região.

Desde 2011, você é o Diretor da Enologia da Viña Morandé, mas Pablo Morandé continua à frente de alguns vinhos, como a linha de espumantes. Como funciona o seu trabalho na vinícola?

Vim para a empresa em 2010, depois de ter trabalhado em importantes vinícolas no Chile e na Califórnia, para finalmente passar oito anos no Velho Mundo, principalmente na Itália. 

Isso me permitiu, acima de tudo, adquirir um leque de conhecimentos que tentei trazer para a Viña Morandé, graças à generosidade de Pablo Morandé.

Desde 2014 estou à frente dos vinhos Morandé, contando com uma excelente equipe de enólogos, com quem trabalho de forma complementar.

Pablo Morandé continua no comando de alguns vinhos muito especiais, como a linha de Espumantes Brut Nature e Extra Brut, bem como o inovador Espumante da País.

O Vinho Golden Harvest, por exemplo, é uma das maravilhosas loucuras de Pablo Morandé, produzido com uvas Sauvignon Blanc 100% botritizadas. 

Pablo passou aos enólogos e trabalhadores, que estão com a Viña Morandé desde sua fundação, um legado de amor ao vinho, que se traduz no cuidado com os processos e, consequentemente, na elaboração dos melhores vinhos possíveis.

Isso, para não falar da convicção de que a qualidade de um vinho se define na vinha, que é onde colocamos os nossos melhores esforços e recursos para posteriormente gerir com criatividade estas uvas. 

Esta máxima reflete-se também na nossa adega, que é muito austera e simples na sua construção, mas dispõe das melhores tecnologias para tirar o máximo partido do potencial qualitativo das uvas.

Pablo Morandé
Pablo Morandé

House of Morandé é o vinho ícone da Vinã Morandé. Fale um pouco desse grande rótulo.

O Vinho House of Morandé resulta da experiência de mais de vinte anos de Pablo Morandé com o terroir do Alto Maipo, no Vale do Maipo.

Fiel ao espírito de inovação da Vinã Morandé, foram plantados dois terrenos em alta densidade, um para Cabernet Sauvignon e outro para Cabernet Franc, que são a base do House of Morandé.

A concentração, resistência e, ao mesmo tempo, fina estrutura do House of Morandé são as características que o identificam, bem como a longevidade do envelhecimento em garrafa.

O Vinho House of Morandé envelhece por dezoito meses, sendo doze meses em barricas de carvalho francês, e seis meses em foudres com tosta leve, para harmonizar os aromas e sabores.

Vinho House of Morandé
Vinho House of Morandé

A gama Morandé Terrarum Reserva conta com vinhos que gozam de ótimo custo-benefício. Quais rótulos a compõe?

A linha Terrarum Reserva é a porta de entrada para o estilo da Vinã Morandé.

Os vinhos desta linha provêm de diferentes propriedades, localizadas em distintos Vales do Chile, representando muito bem as variedades que os compõem. 

A gama Terrarum Reserva conta com variedades clássicas, como Cabernet Sauvignon, Carménère, Merlot, Malbec, Sauvignon Blanc e Chardonnay, além de algumas joias locais, como a uva País. 

O Vinho Morandé Terrarum Selected Blocks Cabernet Sauvignon é elaborado com parcelas selecionadas do vinhedo San Bernardo, no Vale do Maipo. Como é a produção desse rótulo?

O Vinho Morandé Terrarum Selected Blocks Cabernet Sauvignon provém de um vinhedo único, em uma parcela homogénea de solo. 

As uvas são oriundas das nossas vinhas mais antigas, colhidas manualmente em caixas de dez quilos e selecionadas uma a uma na adega. 

O envelhecimento é realizado em foudres e em barricas de carvalho francês. 

Colheita Manual
Colheita Manual

Conte-nos um pouco sobre a linha Morandé Terrarum Single Estate. 

Morandé Terrarum Single Estate é a nossa linha de vinhos mais antiga.

Todos os vinhos são elaborados com uvas oriundas de uma determinada propriedade, daí o nome Estate. 

É uma ótima linha de vinhos para entender uma variedade de uva em um terroir específico, por exemplo, as características de um Chardonnay do Vale de Casablanca, ou de um Cabernet Sauvignon do Vale do Maipo.

Vale do Maipo
Vale do Maipo

Existe uma nova geração de jovens que estão descobrindo os prazeres dos vinhos, como é atender esse público?

Parece-me que as novas gerações desenvolveram o gosto pelo vinho ao lado da gastronomia. 

Vejo isso no Chile, com a abertura de restaurantes de alta qualidade e o desenvolvimento do sommelier. 

Este último é de grande importância para aproximar o vinho das pessoas e explicar de forma clara, mas simples, que existe uma grande variedade de opções e tipos de vinhos para diferentes cozinhas.

É um momento de grande diversidade de estilos e opções de vinhos que estamos vivenciando e eu diria que é um fenômeno mundial, que tem sido muito forte no Chile. 

Redescobrir e valorizar as nossas variedades mais antigas e apresentá-las aos nossos consumidores em toda a sua originalidade é muito atraente e estimulante. 

Quais rótulos da Viña Morandé você recomenda para quem está conhecendo a vinícola?

Os nossos vinhos caracterizam-se por privilegiar o terroir e as uvas que o compõem.

Entre nossas diferentes linhas, destaco, por exemplo, o Morandé Terrarum Reserva Carménère,  um ótimo exemplar do Vale do Maule.

O Morandé Terrarum Single Estate Chardonnay representa bem o Vale de Casablanca.

Enquanto o Morandé Terrarum Selected Blocks Cabernet Sauvignon é uma boa pedida para quem quer experimentar um vinho de vinhedo único. 


Você encontra os melhores vinhos da Vinã Morandé na DiVinho! E você, já provou os rótulos da vinícola?