Você sabia que existe um Vinho de Frida Kahlo, a icônica artista mexicana? Ele foi lançado pela Viña Carmen, a mais antiga vinícola do Chile.

Descubra, nesse artigo da DiVinho, tudo o que você precisa saber sobre o Vinho Frida Kahlo! 

Frida Kahlo – Icônica Artista Mexicana

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, conhecida como Frida Kahlo, é uma das mais importantes pintoras do México.

Nascida em 1907, na Cidade do México, filha de pai alemão e mãe espanhola, Frida passou a maior parte de sua infância na La Casa Azul, propriedade da família no bairro Colonia del Carmen de Coyoacán, que hoje abriga o Museu Frida Kahlo.

Em 1929, a pintora casou-se com Diego Rivera, presente em várias de suas obras, como Frida e Diego Rivera (1931).

Frida e Diego Rivera (1931)
Frida e Diego Rivera (1931)

Apesar de hoje Frida Kahlo ser mundialmente famosa, o reconhecimento de seu trabalho só veio após sua morte, em 1954.

Historiadores de arte e ativistas políticos redescobriram seus quadros durante a década de setenta, tornando-a uma figura icônica no México, não somente no âmbito artístico, mas também entre os movimentos feministas e LGBTQ+.

Grande parte das obras de Frida Kahlo foram inspiradas pela cultura popular do México. Abrangendo, também, retratos e auto-retratos.

Entre os quadros de Frida Kahlo valem destacar as obras: As Duas Fridas (1939), A Coluna Partida (1944), Meus Avós, Meus Pais e Eu (1936), Meu Nascimento (1932), O Bonde (1929) e Hospital Henry Ford (1932).

As Duas Fridas (1939)
As Duas Fridas (1939)

Viña Carmen – A Mais Antiga Vinícola do Chile

Viña Carmen é a mais antiga vinícola do Chile, fundada em 1850.

A vinícola conta com vinhedos nas mais importantes regiões chilenas, como Vale do Maipo, Vale de San Antonio-Leyda, Vale de Apalta, Vale de Casablanca e Vale do Colchagua. 

A Viña Carmen também é conhecida por ter proporcionado a descoberta da uva Carménère em solo chileno, no ano de 1994.

A uva francesa, tida como extinta, e confundida no Chile com a Merlot, foi redescoberta pelo ampelógrafo francês Jean-Michel Boursiquot no vinhedos da Viña Carmen.

Hoje, a Carménère é a uva mais emblemática do Chile, tudo isso por conta da Viña Carmen.

Dica DiVinho: Temos uma entrevista exclusiva com Jorge Arias, Gerente de Contas da Viña Carmen, não deixe de conferir!

Vinhedos da Viña Carmen
Vinhedos da Viña Carmen

O Vinho Frida Kahlo 

O Vinho Carmen Gran Reserva Carménère Frida Kahlo resulta de uma parceria da Viña Carmen com a Fundação Frida Kahlo, homenageando a irreverente artista mexicana Frida Kahlo 

O Vinho Frida Kahlo é produzido em edição limitada, com a uva Carménère, oriunda do vinhedo Los Peñascos, localizado na região vitivinícola do Vale do Colchagua, no Chile.

De coloração violácea intensa, revela, no nariz, aromas de frutas vermelhas maduras, notas de especiarias, como páprica e pimenta, além de nuances de tabaco.

Em boca, o Vinho Carmen Gran Reserva Carménère Frida Kahlo é complexo e concentrado, contando com taninos redondos e um final longo e persistente.

Na hora da harmonização, o Vinho Frida Kahlo é um ótimo companheiro para carnes vermelhas, massas e pizzas.


E você, já conhecia o Vinho Frida Kahlo?