Freixenet – Os espumantes nº1 do mundo!

Imagem post

Freixenet é hoje a vinícola número um do mundo na comercialização de espumantes. Seus rótulos são sinônimo de tradição e excelência em Cavas espanhóis. Nós, da DiVinho, preparamos esse artigo para você conhecer mais sobre a vinícola Freixenet e seus espumantes.

História

A história da Freixenet inicia-se no final do século XIX, com o casamento entre Dolores Sala e Pedro Ferrer Bosch. O matrimônio proporcionou uma união entre duas famílias espanholas com uma longa tradição em viticultura.

A família Sala produzia vinhos desde 1830, em Sant Sadurní d’Anoia e fundou a exportadora de vinhos Casa Sala para distribuição de rótulos europeus na América Latina. Já os Ferres eram donos de uma área de cultivo em Sant Quintí de Mediona, conhecida como “La Freixeneda”.

Durante meados do século XIX a Europa foi atacada pela praga phylloxera, que destruiu quase 40% de todos os vinhedos europeus. Nesse cenário, os recém-casados resolveram mudar o foco da produção familiar para espumantes, sob o nome Freixenet.

Cava

Cava é um nomeclatura regulada como Denominação de Origem (D.O. Cava) pelo Conselho Regulador da Denominação de Origem Cava. Para receber o nome Cava o espumante deve ser elaborado segundo o Método Tradicional, também conhecido como Método Champenoise, onde a fermentação é realizada dentro da garrafa.

As uvas utilizadas na produção de um Cava devem ser obrigatoriamente cultivadas e colhidas nas comunidades autônomas espanholas da Catalunha, Navarra, Aragão, Rioja, Extremadura, Valência e Álava.

Falando de Cava, a DiVinho produziu um artigo sobre a diferença entre os espumantes Cava e Champanhe, não deixe de conferir!

A produção da Freixenet procede de vinhedos localizados na região da Catalunha, com destaque para a propriedade La Freixeneda, que permanece na família. São utilizadas as cepas Macabeo, Xarel·lo, Parellada, Chardonnay, Pinot Noir e Trepat.

O mais famoso rótulo da vinícola, o Freixenet Carta Nevada, foi lançado em 1941 e continua sendo um campeão de vendas. Em 1971 a vinícola lançou o Freixenet Cordon Negro, que tornou-se um dos mais famosos espumantes espanhóis e ajudou a popularizar o consumo do Cava em todo o mundo.

Recomendações da DiVinho

Espumante Cava Freixenet Carta Nevada Premium Semi Seco

O Freixenet Carta Nevada é muito marcante, cheio de aromas florais e cítricos. Na boca é levemente doce, exibindo notas de pêssego, damasco e frutas secas, mas com acidez viva que o torna equilibrado e nada enjoativo.

Harmoniza perfeitamente com canapés à base de peixe, frutos do mar, ceviche de peixe branco, salmão assado, queijos de massa mole, salgadinhos de festa, sanduíches, tortas salgadas e sobremesas.

Espumante Cava Freixenet Cordon Negro Brut Gran Selección

O Freixenet Cordon Negro é um dos mais famosos espumantes espanhóis. Tem aroma delicado de frutas verdes, maçã e pera, com matizes de frutas tropicais maduras e de ervas frescas. No paladar é leve, frutado, cremoso e muito vivo. É um Cava elegante e saboroso.

O rótulo é uma ótima companhia para canapés variados, risoto de presunto cru, carpaccio, peixe grelhado com purê de batatas, bolinho de bacalhau e comida japonesa.

Espumante Cava Freixenet Cordon Rosado Brut

O Freixenet Cordon Rosado é elaborado a partir das variedades de uva Trepat e Garnacha. Se distingue por sua viva coloração rosada com borbulhas finas e elegantes.

Após um longo envelhecimento segue conservando frescos e suaves aromas florais e de frutas vermelhas. De paladar leve e fresco, que remete aos vinhos rosados característicos da região de Penedès.

Experimente harmonizar com carpaccio de salmão defumado, escalopinho de mignon, casquinha de siri, risoto de abóbora com quadradinhos de legumes, fettucine all matriciana, sashimi, puchero, cassoulet, feijoada e berinjela gratinada com ricota defumada.

Você encontra os melhores vinhos na DiVinho! Surpreenda-se com nossa variedade e adquira os melhores rótulos pelo melhor preço!

0 comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *