Tim Atkin – o Mestre dos Vinhos

Imagem post
Compartilhe seus produtos escolhido

Tim Atkin é um dos mais importantes críticos de vinhos, formando uma tríade com James Suckling e Robert Parker. Mas você sabe por que ele é conhecido como “o Mestre dos Vinhos”? Ficou curioso? Então você precisa conferir esse artigo que nós, da DiVinho, preparamos sobre a carreira de Tim Atkin:

Com mais de 30 anos de experiência, Tim Atkin é um premiado crítico britânico de vinhos. Tem o cobiçado título de Master of Wine – MV (Mestre dos Vinhos) pelo The Institute of Masters of Wine de Londres, um dos expoentes máximos de excelência no conhecimento em enologia.

Hoje, em todo o mundo, existem apenas 382 pessoas com o título de Master of Wine. Para conquistar esse mérito são necessários ao menos cinco anos de experiência profissional e passar por um exame em três etapas, que incluí uma dissertação de 10.000 palavras, uma prova teórica e um teste cego com 36 rótulos.

Atkin conquistou o título de MV no ano de 2001, quando ganhou também o Robert Mondavi Award pela melhor apresentação teórica. Também conta com os méritos de Caballero del Vino pela La Gran Orden de Caballeros del Vino, de Chevalier du Tastevin pela La Confrérie des Chevaliers du Tastevin, além de ser membro da Ordre du Bontemps.

O crítico contribui regularmente para importantes publicações como Gourmet Traveller Wine, The World of Fine Wine, Imbibe, The Drinks Business, Decanter e The World of Fine Wine. Em conjunto com Olly Smith e Oz Clarke, é um dos fundadores do Three Wine Men, organização que promove eventos no Reino Unido para aproximar consumidores com vinícolas e distribuidoras.

Atkin é co-presidente do International Wine Challenge, um dos maiores e mais prestigiados concursos, que premia todo ano os melhores vinhos nas categorias Troféu, Ouro, Prata, Bronze e Recomendação.

Além do International Wine Challenge, Tim Atkin também é juiz de diversas outras premiações no Reino Unido, Estados Unidos, França, Itália, Chile, Argentina, Espanha, Austrália e África do Sul.

Como crítico e escritor, Atkin já foi premiado como Glenfiddich Wine Writer of the Year, UK Wine Guild Wine Correspondent of the Year, International Wine & Spirit Communicator of the Year, Waterford Crystal Wine Correspondent of the Year, World Food Media Awards Best Drink Journalist e Louis Roederer International Wine Columnist of the Year.

Seu site ganhou os prêmios de Born Digital Award e Louis Roederer Wine Website of the Year no ano de 2011. Tim Atkin também alcançou reconhecimento pelo The Bunch Award for Wine Journalism, Lanson Black Label Award e Wines of Portugal Award, entre outros.

Um curiosidade que muitos não sabem é sobre outro lado da carreira de Tim Atkins, ele também é fotógrafo. Com fotos publicadas nos jornais The Guardian, The Daily Telegraph e The World of Fine Wine. Atkin já teve suas obras exibidas em Londres, Provença, Polônia e Líbano.

Para quem gostaria de conhecer mais sobre o trabalho de Tim Atkin, recomendamos seu livros Chardonnay e Vins de Pays d’Oc. O crítico também contribuiu para a obra New World Wines: The Complete Guide e foi co-autor de cinco edições do guia anual Grapevine.

Você encontra os melhores vinhos na DiVinho! Surpreenda-se com nossa variedade e adquira os melhores rótulos pelo melhor preço!

0 comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *