Caballo Loco Grand Cru – Os Vinhos mais Desejados do Chile!

Imagem post

Os rótulos da coleção Caballo Loco estão entre os preferidos dos amantes de vinhos chilenos. O maior expoente da Viña Valdivieso, é reconhecido por sua autenticidade e ajudou a posicionar o Chile entre os melhores países produtores do mundo. Nós, da DiVinho, preparamos esse artigo para você conhecer mais sobre os vinhos Caballo Loco Grand Cru, confira:

A Vinícola

A história da Viña Valdivieso remonta ao ano de 1879, quando Alberto Valdivieso fundou a “Champagne Valdivieso”, primeira empresa no Chile e na América do Sul a produzir espumantes.

No final de 1980 a empresa tomou um novo e bem-sucedido rumo, assumindo também um novo nome, Viña Valdivieso, investindo na elaboração de vinhos finos em uma época onde o Chile se abria para o mercado internacional.

Estabelecida no Vale de Curicó, mais precisamente na cidade de Lontué, a vinícola dedicou os primeiros esforços na busca dos melhores vinhedos para originar rótulos de alta qualidade e tipicidade no Chile.

A Viña Valdivieso tem o objetivo de respeitar o caráter de cada variedade com o mínimo de intervenção possível. Buscando o equilíbrio entre madeira e fruta no processo de envelhecimento em barrica.

Caballo Loco

Caballo Loco é uma criação do enólogo Luis Simmian que, no início da década de 1990, foi contratado pela Viña Valdivieso com a missão de elaborar vinhos de alta qualidade. Ao avaliar os rótulos isponíveis na vinícola, de diferentes safras e variedades, que estagiavam em barris de carvalho, ele resolveu mesclar vários deles.

O resultado foi um vinho tinto extraordinário que acabou sendo engarrafado em 1995, dando origem ao Caballo Loco Nº 1, um corte de vinhos de safras entre 1992 e 1994 e das variedades Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Pinot Noir.

Caballo Loco Nº 1 conquistou a medalha de prata na Vinexpo, em Bordeaux, o que motivou a Viña Valdivieso a dar continuidade ao projeto. A cada ano, surge um novo Caballo Loco numerado e também resultado da mescla de safras e uvas diferentes, conforme a escolha do enólogo.

O nome Caballo Loco vem de um apelido da época do colégio de um dos fundadores da vinícola, Jorge Coderch. Conhecido por sua inquietação, seus amigos o chamavam de  “Caballo Loco”, que seria traduzido como “Cavalo Louco” em português.

Recomendações da DiVinho

 Caballo Loco Grand Cru Apalta – 2015

Um blend de Cabernet e Carmenere com grande intensidade e complexidade aromática ganhou 91 pontos na classificação da revista norte-americana Wine Enthusiast.

Estruturado com taninos redondos, elegância e final longo e persistente. Um exemplar do melhor que o terroir de Apalta pode oferecer.

O rótulo harmoniza perfeitamente com carnes como cordeiro, pato, porco e aves de caça. Experimente também com risotos ricos e massas com molho condimentado.

Caballo Loco Grand Cru Limarí – 2014

O rótulo tem 93 pontos na classificação do Guia Descorchados. Possui intensas notas de frutas pretas combinadas a toques de pimenta e oliva. Mostra toda a elegância dos vinhos Syrah de Limarí, com boa estrutura de taninos finos e um final longo e sedutor.

Graças à forte influência marítima que atua no vale de Limarí, este vinho tinto revela um frescor distinto, notas minerais e um frutado encantador. Possui intensas notas de frutas negras combinadas a toques de pimenta e oliva.

Recomenda-se harmonizar o rótulo com carnes vermelhas, cordeiro, aves de caça, pato, coelho e peixes gordos.

Caballo Loco Grand Cru Maipo Andes 2014

Safrado e elaborado a partir de uma seleção das uvas Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc do Vale do Maipo o rótulo conquistou 93 pontos no Guia Descorchados.

Um vinho tinto de grande complexidade aromática, com notas de cassis e café e nuances de especiarias, como canela e cravo. Na boca é pleno, redondo, com taninos macios e um final persistente. Tem um potencial de guarda de, no mínimo, 10 anos!

Acompanha diferentes tipos carne, como cordeiro, cabrito e porco, preparados no forno ou na brasa. Também fica ótimo com carnes mais delicadas, como pato e coelho.

Qual o seu Caballo Loco favorito?

Seja qual for a sua preferência, você encontra a coleção Caballo Loco na DiVinho! Surpreenda-se com nossa variedade e adquira os melhores rótulos pelo melhor preço!

0 comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *