Vinhos Rosés da França – Charme e Frescor

Imagem post

Os vinhos rosés são rótulos que encantam e convidam ao deleite. E quando se fala de vinhos rosados é impossível não pensar na França, lar de alguns dos melhores vinhos do mundo! Nós, da DiVinho, preparamos esse artigo com tudo que você precisa saber sobre os melhores vinhos rosés da França, confira: 

Vinhos Rosés ou Rosados

Vinhos rosés, ou rosados, são rótulos frescos e delicados, perfeitos para os meses mais quentes da primavera e do verão. Na praia então, são uma delícia! 

Os vinhos rosés são muito versáteis, funcionando muito bem na harmonização com as refeições, também sendo excelentes como aperitivos. Sua boa acidez, pouca presença tânica e aromas frutados agradam aos mais variados paladares!

Como são produzidos os Vinhos Rosés?

Uma característica que chama a atenção nos vinhos rosés é sua belíssima coloração rosada, que pode variar desde o coral pálido até o púrpura intenso. Para alcançar essa coloração, os vinhos rosados passam por um processo de vinificação específica.

São cinco os processos mais comuns para a produção de vinhos rosés: a prensagem direta, a maceração curta, o corte, a cofermentação e sangria. 

Na prensagem direta as uvas são prensadas delicadamente, permitindo que o mosto seja levemente colorido pelo breve contato com as cascas. A maceração curta segue o método de produção dos vinhos tintos, mas o tempo que o mosto passa em contato com as cascas é mais curto.

No método de corte é misturada uma pequena quantidade de vinho tinto ao vinho branco, criando o vinho rosé. Esse processo  é proibido na Europa, mas é utilizado em países do Novo Mundo, como Estados Unidos e África do Sul.

Já a cofermentação, como o próprio nome já diz, consiste em fermentar juntas uvas brancas e uvas tintas. Por fim, na sangria o vinho rosé obtido é um subproduto do vinho tinto, originário do líquido da drenagem. Esse processo dá origem a rótulos de coloração mais escura e com maior nível alcoólico.

Quais as uvas utilizadas nos Vinhos Rosés?

Como mencionado acima, dependendo do processo escolhido, podem ser usadas tanto uvas tintas quanto uvas brancas na produção dos vinhos rosés. No caso das tintas as mais comuns são a Cabernet Sauvignon, a Malbec, a Syrah, a Grenache, a Merlot e a Pinot Noir. 

Outras uvas tintas utilizadas são a Mourvedre, a Tempranillo, a Nero D’Avola e a Cinsault, entre outras. Já falando de uvas brancas, a Chardonnay ganha destaque na produção dos vinhos rosados. 

Rosés na França 

A França é um dos maiores produtores de Vinhos Rosés no mundo. As principais regiões produtoras de vinhos rosados no país são Provence, Méditerranée e Languedoc-Roussillon.

Provence é conhecida como a Capital Mundial do Rosé. Localizada no sudoeste da França, indo da margem esquerda do rio Rhône até a margem direita do rio Var e banhada pelo mar Mediterrâneo. Os vinhos rosés provençais destacam-se pelo seu frescor, acidez marcante e caráter frutado.

Méditerranée é uma Indicação Geográfica Protegida (IGP) localizada no sudoeste da França, ocupando uma vasta área entre a Provence e o Vale do Rhône, com forte influência do mar Mediterrâneo. Os vinhos rosés de méditerranée são frescos e frutados, com marcada presença de aromas de frutas vermelhas.

Languedoc-Roussillon é uma nomenclatura dada para duas regiões muito próximas, localizadas no extremo sul da França. Roussillon é situada a oeste de Languedoc, na fronteira com a Espanha. Ambas as regiões contam com grande influência do Oceano Atlântico e do mar Mediterrâneo. Os vinhos rosés de Languedoc-Roussillon apresentam grande frescor e leveza. 

Um outro ponto que chama a atenção nos Vinhos Rosés Franceses são sua lindas garrafas! os produtores buscam conquistar o consumidor com formatos diferentes e belíssimas estampas. São rótulos que você pode apreciar quando estão em sua adega ou decorando sua casa, além de, claro, serem deliciosos! 

Recomendações da DiVinho – Vinhos Rosé da França

Bons e Baratos

Vinho Rosé Premier Rendez-Vous Cinsault é um ótimo vinho rosado de Languedoc-Roussillon. Produzido com a uva Cinsault, revela aromas de frutas vermelhas frescas, como morango e framboesa, frutas cítricas, frutas amarelas, como pêssego, notas florais e toques herbáceos. Em boca apresenta boa acidez e grande frescor.

Vinho Claude Val Rosé é um vinho rosé de Languedoc-Roussillon com ótimo custo-benificio. No nariz é rico em frutas vermelhas e delicadas notas florais. Na boca é leve, puro e vibrante. 

Vinho Tous à la Mer Rosé é um delicioso rótulo de Languedoc-Roussillon, ideal para ser consumido com pedras de gelo. Produzido com a uva Cinsault, revela aromas de mas de frutas vermelhas frescas, como morango e framboesa, e notas florais de rosa e violeta. 

Os Favoritos

Vinho Rosé Piscine é um dos vinhos vendidos da DiVinho! Produzido com a uva Négrette, é fresco, levemente frutado, com notas de lichia e de flores. Na boca, tem um final bastante exótico e cativante. A recomendação é servir em um copo semelhante ao de uísque, com gelo. 

Vinho Rosé Bleu de Mer é um excelente vinho rosado de Languedoc-Roussillon. Produzido com um corte das uvas Grenache e Cinsault, no nariz revela grande presença frutada. Em boca é fresco e elegante. 

Vinho Côtes de Provence La Vie en Rosé é um rótulo da renomada região vitivinícola de Provence. Produzido com um corte das uvas Cinsault e Tibouren, revela aromas de frutas vermelhas frescas, como morangos, notas florais, como de rosa e lavanda, toques de frutas brancas, como pêssegos, e toques cítricos e minerais.

Rótulos de Renome

Vinho M de Minuty Rosé Côtes de Provence é um rótulo produzido com um corte das uvas Grenache, Cinsault e Syrah. Exibe um nariz intenso, com aromas de pêssego em calda e casca de laranja. Na boca é saboroso, ostentando uma acidez refrescante.

Vinho Miraval Rosé Côtes de Provence é o famoso Vinho Rosé de Brad Pitt e Angelina Jolie! Produzido com um corte das uvas Cinsault, Grenache, Syrah e Rolle, mostra um rico nariz, embalado por frutas vermelhas frescas e notas florais. A safra de 2018 conquistou 92 pontos James Suckling e 90 pontos de Robert Parker!

Vinho Rosé Domaines Ott Château de Selle Côtes de Provence Cru Classé é um dos mais luxosos vinhos rosés de Provence! Produzido com um corte das uvas Cinsault , Grenache e Syrah. No nariz revela aromas delicados de damasco, pêssego branco e florais, com toques de especiarias e baunilha. Na boca,é rico em sabores, com um ataque fresco, corpo médio, textura sedosa.  

 

Você encontra os melhores Vinhos Rosés na DiVinho! Surpreenda-se com nossa variedade e adquira os melhores rótulos pelo melhor preço!

0 comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *