Se você adora vinho, saiba que, quando consumido da maneira correta, o vinho oferece muitos benefícios à saúde. É o que vamos contar agora!

Uma das dúvidas mais comuns é a de que o vinho faz bem para a saúde? Ou até mesmo pessoas perguntando os benefícios do vinho! A resposta é sim! 

Estudos comprovam a existência de diversos benefícios do vinho para a saúde, sendo os principais com efeitos em problemas do coração, diabetes, digestão e até mesmo depressão.

Benefícios do Vinho

Como destacado acima, o consumo regular do vinho é capaz de trazer inúmeros benefícios para a saúde, atuando em pontos nutricionais, até no funcionamento cardíaco. Abaixo, listamos os principais benefícios do vinho:

  • Protege o Coração
  • Previne o Diabetes
  • Previne a Depressão e o Alzheimer
  • Melhora a Digestão
  • Auxilia no Combate à Obesidade
  • Faz Bem para Pele
  • Aumenta a Longevidade

7 Benefícios do Vinho para a Saúde

Protege o Coração

Pesquisadores apontam que o consumo moderado de vinho tinto, duas taças ao dia, pode reduzir em até 20% o risco de doenças cardíacas.

Essa conclusão é reconhecida por importantes instituições médicas, como a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a American Heart Association e a European Society of Cardiology.

Isso porque, o vinho tinto é rico em polifenóis, substâncias presentes na casca da uva, que aumentam os níveis de colesterol bom, o HDL, e diminui os níveis de colesterol ruim, o LDL.

Além disso, os polifenóis também inibem a formação de placas de gordura no sangue e de trombos, responsáveis por infartos e AVCs (Acidente Vascular Cerebral).

Outros benefícios do consumo moderado de vinho tinto para a saúde do coração incluem a diminuição da pressão arterial, a redução da inflamação e da oxidação de lipídios, e o aumento da capacidade dilatação dos vasos sanguíneos.

Mãos formando uma cabana e segurando um coração como se ele estivesse protegido
Protege o coração

Previne o Diabetes

Alguns estudos apontam um outro benefício do vinho, que ele pode ajudar a prevenir o diabetes, se tiver um consumo moderado.

Substâncias presentes no vinho tinto, como os polifenóis, apresentam uma ação benéfica sobre o açúcar no sangue, aumentando a insulina e reduzindo a glicose.

Uma pesquisa da Ben Gurion University of the Negev, em Israel, revelou que o álcool presente tanto no vinho tinto, quanto no vinho branco, auxilia na redução do controle da glicose.

Entretanto, isso depende da capacidade de metabolização do álcool de cada indivíduo, que varia de acordo com o perfil genético.

Exame instantâneo de diabetes mostrando valores normais.
Previne o Diabetes

Previne a Depressão e o Alzheimer

Um outro benefício do vinho para a saúde é que ele pode ser um grande aliado no combate à depressão!

É o que aponta um estudo publicado na BMC Medicine

O estudo, realizado com mais de cinco mil homens e mulheres, revelou que aqueles que consumiam quantidades moderadas de vinho, principalmente o tinto, apresentaram uma menor incidência de depressão, quando comparados a pessoas que não ingeriam bebidas alcoólicas regularmente. 

Esse fato pode ser explicado pelas substâncias presentes no vinho, que promovem a produção de neurotransmissores como a serotonina, a dopamina e a endorfina.

Esses são os mesmos hormônios liberados pelo corpo durante a prática de atividades físicas, sendo responsáveis pelas sensações de prazer e relaxamento.

Uma série de estudos, realizados na última década, apontam que o consumo regular de vinho tinto diminui as chances de deterioração da memória, Alzheimer e demência.

Isso deve-se à ação antioxidante e anti-inflamatória das substâncias presentes no vinho tinto, que agem contra os radicais livres e podem diminuir a progressão de doenças neurológicas degenerativas, como o Alzheimer.

Imagem de mulher sentada em um canto da parede com a cabeça apoiada no travesseiro
Previne a Depressão e o Alzheimer

Melhora a Digestão

Que uma taça de vinho é um companheiro ideal para qualquer prato é um fato, mas você sabia que entre os benefícios do vinho está,  também, o auxílio na digestão dos alimentos? 

O vinho tinto estimula a liberação do ácido gástrico, substância responsável pela quebra e digestão dos alimentos.

O vinho também age relaxando as paredes do estômago, através da liberação de óxido nítrico, o que contribui para uma melhor absorção dos nutrientes.

Imagem de mulher segurando uma ilustração do organismo
Melhora a Digestão

Auxilia no Combate à Obesidade

O vinho também pode ser um grande aliado no combate à obesidade!

É o que revela um estudo realizado pela Washington State University, nos Estados Unidos. 

O resveratrol, substância presente no vinho tinto, ajuda a transformar a gordura branca em gordura bege, um tipo de gordura que é mais facilmente eliminada do organismo.

Imagem de fita métrica medindo uma barriga de homem de meia-idade
Auxilia no Combate a Obesidade

Faz Bem para a Pele

Outra boa notícia: o vinho faz bem para a pele! 

O resveratrol, substância presente na pele da uva e no vinho tinto, retarda a ação dos radicais livres, preservando a beleza da pele por muito mais tempo.

Além disso, os polifenóis, outra substância presente no vinho tinto, melhoram a microcirculação e a hidratação da pele.

Mulher da pele preta se olhando no espelho e feliz com os resultados da sua pele
Faz bem para a pele

Aumenta a Longevidade

Quer uma notícia melhor ainda sobre os benefícios do vinho? Beba vinho para ter uma vida longa!

Segundo uma pesquisa da Harvard Medical School, o resveratrol, substância presente no vinho tinto, apresenta um efeito antienvelhecimento, estando ligado ao gene SIRT1, que codifica as enzimas e proteínas estruturais em nosso corpo. 

Outro estudo, da University of London, revelou que outro componente presente no vinho, as procianidinas, ajudam a manter a saúde dos vasos sanguíneos.

Esse é um dos fatores que explica a longevidade das populações do sudoeste da França e da Sardenha, na Itália, onde o vinho é consumido de forma regular, acompanhando as refeições.

Casal composto por homem e mulher idosos abraçados olhando para a frente em um parque urbano
Aumenta a longevidade

E aí, curtiu nosso artigo sobre os benefícios do vinho? Já bebeu sua taça de vinho hoje? Aproveite e adquira os melhores rótulos do mundo na DiVinho!