Boas notícias para os amantes de vinhos! Desde 2010, o consumo de vinhos no Brasil dobrou! Confira isso e muito mais nesse artigo da DiVinho!  

Consumo Mensal de Vinhos no Brasil Dobra desde 2010

O Brasil é um país que ainda consome pouco vinho, representando apenas 3,4% do mercado de bebidas alcoólicas.

A cerveja é a favorita entre os brasileiros, sendo responsável por 61% do mercado de bebidas alcoólicas, o que equivale a 14,1 bilhões de litros.

Entretanto, na última década, o consumo mensal de vinhos no Brasil dobrou. É o que mostra um levantamento feito pela Wine Intelligence.

Há hoje o dobro de consumidores de vinho no Brasil do que havia em 2010, representando 36% da população adulta. Um número similar aos dos Estados Unidos, mas equivalente a menos da metade do mercado europeu.

Em Portugal, por exemplo, o consumo per capita anual é de mais de sessenta litros. Enquanto no Brasil, esse número é de apenas dois litros. 

A pandemia de Covid-19 , o Coronavírus, que espalhou-se pelo mundo a partir de fevereiro de 2020, contribuiu para o aumento do consumo de vinho entre os brasileiros.

Durante a pandemia, os brasileiros perceberam que o vinho é a bebida ideal para acompanhar as refeições, sendo, também, uma ótima opção para se apreciar em casa, seja sozinho ou na companhia de membros da família. 

Outras bebidas alcoólicas, principalmente os destilados, como a vodca, sofreram uma retração nesse período, já que seu consumo é mais restrito à festas e clubes.

Consumo de Vinhos
Consumo de Vinhos

Contudo, agora que a pior fase da pandemia passou e os restaurantes e bares abriram novamente suas portas, é possível que os consumidores dêem preferência a cerveja.

Um estudo da IWSR Drinks Market Analysis, realizado em 2021, revelou que o o Brasil teve uma das maiores taxas de incidência de consumidores testando novas categorias ou marcas de bebidas, entre os dez países avaliados.

O mercado brasileiro de vinhos ainda tem um longo caminho pela frente, ainda mais com a alta do dólar, que atinge todas as etapas da indústria vitivinícola.

A escassez de matéria-prima já vem sendo sentida, com a falta de insumos, como rolhas e garrafas de vidro.

E não é só isso, o aumento do petróleo traz um impacto direto no valor do vinho, pois incide sobre os custos de transporte, principalmente dos rótulos importados.

Para fazer frente a todas essas mudanças, o mercado brasileiro de vinhos precisa reforçar sua proposta de valor.

Ainda há uma grande possibilidade de crescimento para o consumo de vinhos finos no Brasil, que representa apenas 7% do total, sendo o restante tomado pelos vinhos de mesa.

Cada vez mais, o Brasil está produzindo vinhos finos que rivalizam em qualidade com os melhores exemplares internacionais, principalmente os rótulos oriundos da região dos Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. 


E você, quantas taças de vinhos consome por semana?