Nada melhor do que apreciar um fondue de queijo no friozinho do inverno. Além de delicioso, o prato também é muito romântico, sendo uma ótima opção para o Dia dos Namorados.

Confira, nesse artigo da DiVinho, uma receita de fondue de queijo e saiba a melhor maneira de harmonizá-lo com vinho!

O Que é Fondue de Queijo?

O fondue de queijo é um prato típico da Suíça, preparado à base de uma mistura de queijos e servido diretamente na mesa em um rechaud, acompanhado de fatias de pão.

Queijos semi-duros, como o Gruyère e o Emmental, são os mais tradicionais no fondue de queijo, mas existem receitas que levam queijos amarelos, como Emmental e o Estepe.

Além do fondue de queijo, também existe o fondue de carne, conhecido como fondue bourguignonne, e o fondue de chocolate, que é bastante popular como sobremesa. 

Queijo Gruyère
Queijo Gruyère

Qual é a Origem do Fondue de Queijo?

A primeira menção de um prato como o fondue de queijo remete ao ano 1699, de um livro de receitas publicado em Zurique, chamado “Käss mit Wein zu kochen”, que pode ser traduzido como “Cozinhando Queijo com Vinho”.

Durante o século XIX, o fondue já era considerado como o prato nacional da Suíça, entretanto, só era consumido pelas camadas mais ricas da população, pois queijos, como o Gruyère, eram um item de preço elevado.

A partir da segunda metade do século XX, o fondue de queijo cresceu em popularidade, fazendo parte, inclusive, da alimentação do exército suiço.

Hoje, o fondue de queijo é uma iguaria consumida em vários países ao redor do mundo, como no Brasil, onde é bastante apreciado durante os meses mais frios do ano.

Fondue de Queijo
Fondue de Queijo

Receita de Fondue de Queijo

Ingredientes 

  • 400 gramas de queijo Gruyère ralado
  • 400 gramas de queijo Emental ralado
  • 150 ml de vinho branco
  • 50 ml de licor de kirsch, gim ou vermute
  • 1 dente de alho
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • sal a gosto
  • pimenta-do-reino a gosto
  • noz-moscada a gosto
  • pão italiano cortado em cubos para servir

Modo de Preparo

Descasque e corte o alho ao meio, esfregando no fundo de uma panela de fondue.

Leve a panela ao fogo baixo e adicione o vinho branco, quando começar a ferver coloque os queijos, as poucos, mexendo sempre até que estejam incorporados.

Dissolva o amido de milho no licor e adicione a mistura à panela, mexendo bem.

Tempere o fondue com o sal, a pimenta-do-reino e a noz moscada.

Retire a panela do fogo e leve à mesa, colocando no rechaud, para que o fondue se mantenha aquecido.

Sirva o fondue de queijo com os cubos de pão italiano. 

Como Harmonizar o Fondue de Queijo?

O fondue de queijo é tradicionalmente preparado com queijos de média maturação, como o Gruyère e o Emmental, que combinam melhor com vinhos brancos.

O vinho branco, inclusive, é um ingrediente fundamental do fondue de queijo e na culinária, quando um tipo de vinho é utilizado na preparação de um prato ele também é a melhor opção na hora da harmonização.

Dica DiVinho: Nós temos um artigo completo sobre como harmonizar queijos e vinhos, não deixe de conferir!

Recomenda-se harmonizar o fondue de queijo com vinhos brancos elaborados com a uva Chardonnay, que contam com grande frescor e ótima acidez.

Recomendação da DiVinho – Melhores Vinhos Chardonnay 


E você, qual o seu tipo favorito de fondue?