Se você é um fã dos vinhos brancos portugueses, já deve ter visto os nomes Maria Gomes e Fernão Pires serem utilizados para se referir a uma mesma casta.

Mas, afinal, Maria Gomes e Fernão Pires são a mesma uva? Descubra isso e muito mais nesse artigo da DiVinho!

Maria Gomes e Fernão Pires são a Mesma Uva?

Sim, Maria Gomes e Fernão Pires são dois nomes utilizados para referir-se a uma mesma uva, uma casta branca, autóctone de Portugal.

O nome Fernão Pires é utilizado na região vitivinícola do Douro, enquanto na Bairrada a uva é conhecida como Maria Gomes.

Além de Maria Gomes/Fernão Pires, a uva também é conhecida por outras nomenclaturas, como Fernão Pirão, Pires do Beco, Gaeiro, São Amaral e Molinho.

Cultivada desde o século XVIII, na região do Douro, a Maria Gomes/Fernão Pires é  uma das uvas brancas mais plantadas em Portugal.

Hoje, além de Portugal, também é possível encontrar a uva Maria Gomes/Fernão Pires em algumas regiões da África do Sul.

Uva Maria Gomes/Fernão Pires
Uva Maria Gomes/Fernão Pires

Quais são as Características da Uva Maria Gomes/Fernão Pires?

A uva Maria Gomes/Fernão Pires conta com bagos pequenos e arredondados, de coloração verde-amarelada. Os cachos são compactos e uniformes. 

Uma casta de maturação precoce e de alta produtividade, a Maria Gomes/Fernão Pires é bastante sensível a geadas, adaptando-se melhor a regiões de clima quente, como o Douro e a Bairrada.

Douro
Douro

Quais são as Características do Vinho Maria Gomes/Fernão Pires?

Os Vinhos Maria Gomes/Fernão Pires são complexos e estruturados, contando com bom teor alcoólico.

De coloração amarela pálida, no nariz, o Vinho Maria Gomes/Fernão Pires revela notas florais, como de rosas, aromas de frutas cítricas, como laranja, limão e tangerina, além de nuances de especiarias. 

O envelhecimento em carvalho traz à tona notas minerais e toques de mel aos Vinhos Maria Gomes/Fernão Pires.

Uva Maria Gomes/Fernão Pires
Uva Maria Gomes/Fernão Pires

Como Harmonizar o Vinho Maria Gomes/Fernão Pires?

Os vinhos elaborados com a uva Maria Gomes/Fernão Pires são versáteis, acompanhando bem pratos à base de carne de porco, aves, peixes e frutos do mar.

O Vinho Maria Gomes/Fernão Pires também é um ótimo companheiro para saladas e aperitivos. 

Carne de porco
Carne de porco

Recomendação DiVinho – Melhores Vinhos Maria Gomes/Fernão Pires

Vinho Luis Pato Maria Gomes Beira Atlantico

O Vinho Luis Pato Maria Gomes Beira Atlantico 2021 leva a assinatura do enólogo Luis Pato, um dos maiores nomes da viticultura de Portugal. 

Produzido com a uva Maria Gomes/Fernão Pires, oriunda de vinhas velhas, com mais de trinta e cinco anos de idade média, na região vitivinícola da Bairrada. 

De coloração amarela pálida, revela, no nariz, aromas florais e notas de frutas cítricas. Em boca,  é fresco, contando com corpo leve.


E você, já conhecia a uva Maria Gomes/Fernão Pires?