O Dia dos Pais está chegando, e você, já escolheu o presente ideal para o seu paizão?

Aposte nos vinhos, eles são ideais para agradar pais de qualquer estilo, desde os clássicos, aos modernos, passando pelos exigentes e pelo econômicos. 

Descubra, nesse artigo da DiVinho, qual é o melhor vinho para presentear no Dia dos Pais! 

Vinhos para Presentear um Pai Clássico

Se o seu pai faz o estilo clássico, daqueles que não abre mão de uma partida de futebol e de um bom churrasco no domingo, a melhor opção de presente são vinhos tintos tradicionais.

Rótulos como o Barolo e o Barbaresco, dois grandes ícones italianos, elaborados com a renomada uva Nebbiolo, são um presente certeiro. 

São vinhos estruturados, que gozam de um ótimo potencial de envelhecimento, além de serem ideais para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas e assadas.

Vinhos para Presentear um Pai Moderno

Seu pai é antenado, daqueles que está sempre ligado nas novas tecnologias e antenado em tudo que está acontecendo no mundo?

A melhor escolha para presentear um pai moderno são os vinhos oriundos de países do Novo Mundo, como Argentina, Chile e Uruguai.

Além de contarem com uma ótima relação qualidade-preço, esses rótulos oferecem uma versão mais jovem e fácil de beber das clássicas uvas francesas, como Carménère, Tannat e Malbec.

Tudo isso, sem contar o prestígio que vinícolas como a Catena Zapata, a Bodega Garzón e a Viña Carmen desfrutam no mundo vinho, não deixando nada à desejar aos melhores rótulos europeus.

Vinho como presente no Dia dos Pais
Vinho como presente no Dia dos Pais

Vinhos para Presentear um Pai Econômico 

Para aquele pai que faz questão de economizar, mas que não abre mão da qualidade, o ideal é presentear com vinhos que gozam de ótimo custo-benefício.

São inúmeras opções, entre vinhos tintos, brancos e rosés, que agradam sem pesar no bolso.

Esses rótulos demonstram que nem sempre é preciso gastar muito para apreciar um bom vinho.

Vinhos para Presentear um Pai Aventureiro 

Seu pai é daqueles que não para quieto? Sempre procurando uma nova aventura para as férias ou para o final de semana, como trilhas, escaladas e esportes radicais?

Para um pai aventureiro, aposte em vinhos oriundos de países ainda pouco conhecidos no cenário vinícola nacional, como a África do Sul.

Além dos rótulos elaborados com a uva Pinotage, um cruzamento entre a  Pinot Noir e a Hermitage (Cinsault), que são um verdadeiro clássico do país, a África do Sul ainda tem muitos mais a oferecer, como os ótimos tintos de Shiraz (Syrah) e os brancos produzidos com a Sauvignon Blanc.

Vinhos para Presentear um Pai Romântico 

Não é porque virou pai que o homem perde seu romantismo. Para aquele pai que nunca esquece de uma data importante, os vinhos rosés são os que mais combinam.

Para presentear um pai romântico, aposte nos vinhos rosés franceses, oriundos de Provence, a mais prestigiada região produtora de rosés de todo o mundo!

Além de apresentarem uma belíssima coloração rosada, esses rótulos revelam, no nariz, um bouquet aromático rico e envolvente.   

Vinho é um ótimo presente para o Dia dos Pais
Vinho é um ótimo presente para o Dia dos Pais

Vinhos para Presentear um Pai Gourmet  

Pais que adoram experimentar novas receitas e combinações diferentes na cozinha, vão adorar receber como presente vinhos brancos, como os elaborados com a uva Chardonnay.

Além de serem muito versáteis, harmonizando bem com saladas, aves, peixes e frutos do mar, os vinhos brancos também são um ingrediente fundamentalmente em receitas sofisticadas, como risoto e fondue.

Vinhos para Presentear um Pai Exigente

Para pais exigentes, que sabem apreciar as melhores coisas da vida, não há um presente melhor que os vinhos tintos oriundos de Bordeaux.

Figurando entre os melhores vinhos do mundo, os vinhos de Bordeaux são rótulos que destacam-se por sua beleza e sofisticação.

Além disso, gozam de um excepcional guarda, ficando ainda melhores com o passar dos anos na garrafa.

Os vinhos de Bordeaux são um presente realmente inesquecível, não tem um pai que não vai se emocionar ao receber um desses grandes rótulos.


E você, já garantiu o vinho para presentear o seu pai?