Vinho Primitivo – Um verdadeiro ícone do Sul da Itália

Imagem post

O Vinho Primitivo é um dos rótulos mais celebrados da região vitivinícola da Puglia, ao sul da Itália. Nós, da DiVinho, preparamos um guia completo com tudo que você precisa saber sobre o Vinho e a uva Primitivo, confira:

Uva Primitivo

A uva Primitivo é uma das variedades mais famosas da região vitivinícola da Puglia, ao sul da Itália, conhecida como o “calcanhar da bota”. É possível encontrar registros da comercialização de vinhos produzidos com essa cepa ainda no século XIV.

Entretanto, estudos genéticos recentes comprovaram que a terra natal da Primitivo é a Croácia, sendo um clone da uva Crljenak Kastelanski. Não se sabe ao certo quando a variedade chegou à Itália, mas hoje é uma uvas tintas mais populares, ocupando onze mil hectares de vinhedos na Puglia.

A Primitivo é uma das primeiras uvas a amadurecer nos vinhedos e essa característica é refletida em seu nome. “Primitivo” deriva do Latim “primativus” e do italiano antigo “primaticcio”, significando “primeiro a amadurecer”.

As vinhas da uva Primitivo amadurecem precocemente e exigem alguns cuidados por parte do viticultor. Se demorarem a serem colhidas podem afetar negativamente algumas características do vinho, como sua acidez. Além disso, apresenta baixos rendimentos. 

Primitivo X Zinfandel

Por muito tempo existiu um debate entre as similaridades da uva Primitivo e da uva Zinfandel. Esse impasse foi resolvido em 1994, através da realização de análises ampelográficas e de DNA empreendidas por Carole Meredith, professor de viticultura e enologia na Universidade da Califórnia em Davis.

Os estudos demonstraram que a Primitivo e a Zinfandel compartilham o mesmo DNA, sendo clones da uva croata Crljenak Kastelanski, como já mencionado acima.

A Zinfandel chegou aos Estados Unidos em 1829, pelas mãos de George Gibbs. Passando a ser chamada de Zenfendel ou Zinfindal em Boston. A corrida do ouro, na metade do século XIX, levou a Zinfandel à Califórnia, principalmente às regiões de Napa Valley e Sonoma.

Hoje, a Zinfandel é a uva tinta mais emblemática da Califórnia, dando origem a vinhos de ótima qualidade e preço atrativo! 

Características do Vinho Primitivo 

Os vinhos produzidos com a uva Primitivo contam com coloração rubi intensa e profunda, ótimo teor alcoólico e baixa acidez. No nariz, oferecem aromas de frutas negras e vermelhas maduras, como ameixa, framboesa, amora e cereja, notas de especiarias e toques de alcaçuz. 

Muito versátil, a uva Primitivo pode dar origem a vinhos jovens e frutados, sem passagem por barrica, assim como, a vinhos mais robustos e intensos, com envelhecimento em carvalho.

Primitivo di Manduria

A Denominação de Origem Controlada (D.O.C.) Primitivo di Manduria é uma área de produção localizada na Puglia, situada a leste da cidade de Taranto, limitada ao norte pela comuna de Francavilla Fontana. Foi uma das primeiras D.O.C. do sul da Itália, sendo introduzida em 1974. 

Os Vinhos Primitivo di Manduria costumam ser secos, encorpados, de coloração intensa e com aromas complexos.

Na mesma região também existe a Denominação de Origem Controlada e Garantida (D.O.C.G.) Primitivo di Manduria Dolce Naturale, para vinhos doces produzidos com a uva Primitivo.

Primitivo del Salento

A Indicação Geográfica Protegida (I.G.P) Primitivo Del Salento é uma área de produção que compreende cento e oitenta quilômetros entre as províncias de Taranto, Brindisi e Lecce, em Salento, dentro da Puglia.

Os Vinhos Primitivo del Salento apresentam coloração intensa, grande complexidade aromática e taninos bastante presentes. 

Harmonização com Vinho Primitivo 

Os Vinhos Primitivo são muito equilibrados, tornando sua harmonização uma tarefa fácil. Ficam ótimos com carnes vermelhas, especialmente filé mignon, carnes de caça, pizzas e massas.

Queijos amarelos, como Provolone, e queijos curados, como o Grana, são boas opções para acompanhar um Vinho Primitivo. Outro prato que combina muito bem é a Bracciola à la Pugliese, uma receita típica da Puglia! 

Recomendações da DiVinho – Vinho Primitivo

Bons e Baratos

Vinho Primitivo Tarantino Magnifico é elaborado com a célebre cepa Primitivo na região vitivinícola de Puglia, ao sul da Itália. De coloração rubi intensa, apresenta um bouquet aromático complexo, com notas de ameixa preta, cereja madura e toques de especiarias. Um tinto elegante, encorpado e bem equilibrado.

Vinho Primitivo Salento La Grotta é inspirado na Grotta Pallazzese, uma famosa gruta esculpida pelo impacto das ondas ao longo do tempo em Polignano a Mare. Um tinto elegante, sedoso e equilibrado. No nariz destacam-se frutas pretas maduras, como ameixas, além de toques de especiarias, como menta e canela.

Vinho Primitivo Luccarelli Puglia é um dos rótulos de maior sucesso da renomada vinícola italiana Luccarelli. De coloração rubi intensa com reflexos violáceos, apresenta um bouquet aromático complexo, onde destacam-se notas de frutas vermelhas maduras, notas tostadas e de especiarias, além de toques de cacau e café. Em boca apresenta médio corpo, boa presença tânica e um final longo e persistente. 

Os Favoritos

Vinho Primitivo di Manduria Archidamo é um rótulo da Denominação de Origem Controlada (D.O.C.) Primitivo di Manduria. De coloração rubi intensa, apresenta um bouquet aromático complexo, com notas de frutas vermelhas, licorosas, de alcaçuz e especiais. Um tinto com ótima estrutura, taninos aveludados e um final longo e persistente.

Vinho Primitivo di Manduria Passo del Cardinale é elaborado com vinhas velhas dentro da Denominação de Origem Controlada (D.O.C.) Primitivo di Manduria. Um vinho intenso, combinando aromas frutados e de especiarias. Na boca revela grande estrutura e complexidade, tem bom equilíbrio e persistência. O nome “Passo del Cardinale” é uma homenagem a um cardeal amigo de Paololeo, o proprietário da vinícola.

Vinho Primitivo di Manduria Magma DOP mostra um estilo fiel à uva com a qual é elaborado, a Primitivo. Rico e aromático, remete a cerejas e frutas de bosque, além de toques de violeta e de especiarias. É encorpado e muito saboroso, com acidez bem dosada e taninos finos.

Rótulos de Renome

Vinho Primitivo Salento Rosso 7 Ceppo é um rótulo da Indicação Geográfica Protegida (I.G.P) da Puglia, na Itália. Produzido com a uva Primitivo, oriunda de vinhas velhas, com idade média de setenta anos. De coloração rubi intensa, revela aromas de frutas maduras e notas terrosas. Um vinho estruturado e com grande corpo. Esse é um rótulo com ótimo potencial de guarda, podendo envelhecer por muitos anos.

Vinho Primitivo di Manduria Old Vines Pazzia é um vinho Italiano complexo e opulento. oriundo de vinhas velhas dentro da Denominação de Origem Controlada (D.O.C.) Primitivo di Manduria. No nariz revela aromas de frutas vermelhas, como ameixa e cereja, notas de tabaco, chocolate, baunilha e especiarias.. Em boca conta com grande corpo,  taninos refinados e um final longo e persistente.

Vinho Primitivo di Manduria Sessantanni Old Vines representa um verdadeiro marco na vitivinicultura da região da Puglia e também entre os vinhos tintos de Primitivo. É marcado por aromas de ameixa e cereja em compota, evoluindo para notas de tabaco e especiarias. Na boca é encorpado, combina nuances de cacau, café e baunilha em um final longo e saboroso. Seu nome “Sessantanni” remete às vinhas velhas de mais de sessenta anos de idade, plantadas na Denominação de Origem Controlada (D.O.C.) Primitivo di Manduria. 

 

Você encontra a melhor seleção de Vinhos Primitivo na DiVinho! Surpreenda-se com nossa variedade e adquira os melhores rótulos pelo melhor preço!

0 comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *