Os vinhos supertoscanos destacam-se como alguns dos mais renomados rótulos da Toscana, ao lado do Chianti e do Brunello di Montalcino.

Descubra, nesse artigo da DiVinho, o que são os vinhos supertoscanos, como surgiram e porque são conhecidos como “os vinhos fora da lei” da Toscana! 

O que são os Vinhos Supertoscanos?

O termo supertoscano refere-se a um estilo de vinho tinto, elaborado dentro da região vitivinícola da Toscana, que pode, ou não, incluir em seu corte uvas não autóctones da região, como Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Syrah.

Sangiovese
Sangiovese

Mas essa não é uma regra, alguns vinhos supertoscanos são elaborados apenas com uvas nativas da região, como a tradicional Sangiovese.

Os vinhos supertoscanos também diferenciam-se dos vinhos tradicionais da Toscana em seu método de produção, utilizando, por exemplo, tanques de cimento na fermentação e pequenos barris de carvalho no envelhecimento.

Barris de Carvalho
Barris de Carvalho

Como surgiram os Vinhos Supertoscanos?

Os vinhos supertoscanos começaram a surgir no final da década de sessenta e início da década de setenta, frutos da insatisfação de alguns produtores com as regras rígidas das Denominações de Origem Controlada (DOC) e Denominações de Origem Controlada  e Garantida (DOCG) da Toscana, como a de Chianti. 

Os vinhos que não se enquadravam nessas características eram classificados como Vino da Tavola, a categoria mais simples dos vinhos italianos, que não refletia a qualidade dos rótulos que estavam sendo produzidos na Toscana.

Por não aderirem às normas produtivas da região, os supertoscanos acabaram sendo conhecidos como “vinhos fora da lei” da Toscana. 

Sassicaia
Sassicaia

Muitos vinhos clamam o título de primeiro supertoscano, mas quem tem essa honra é o Sassicaia, da Tenuta San Guido, lançado pela primeira vez em 1968, a partir de um blend das variedades francesas Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc.

Alguns anos mais tarde, em 1971, a família Antinori lança o vinho Tignanello, elaborado com um corte das uvas Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, envelhecido em barricas de carvalho.

Tignanello
Tignanello

Nos próximos anos, cada vez mais produtores lançam sua versão dos vinhos supertoscanos, como as vinícolas Ornellaia, Biondi Santi, Fèlsina e Gaja, entre outros.

O sucesso dos vinhos supertoscanos foi oficialmente reconhecido pelo governo da Itália em 1992, com a criação da Indicação Geografica Tipica (IGT.) da Toscana, com regras mais flexíveis, permitindo o uso de variedades internacionais no corte dos vinhos e o envelhecimento em barris de carvalho. 

Na classificação dos vinhos da Toscana a IGT localiza-se um nível acima dos Vinos da Tavola, mas abaixo das DOCs e DOCGs. 

Toscana
Toscana

Mas isso não significa que os vinhos supertoscanos sejam rótulos de qualidade inferior, pelo contrário, muitos deles alcançam melhores pontuações da crítica especializada dos que os Chianti e chegam a custar muito mais! 

O Solaia, da Antinori, por exemplo, é um rótulo que, safra após safra, figura na lista dos melhores vinhos do mundo. Na colheita de 2016, ele conquistou a pontuação perfeita do crítico Robert Parker, com incríveis 100 pontos!  

Hoje, os supertoscanos são uma verdadeira entidade entre os vinhos tintos da Toscana, refletindo o melhor que a região tem a oferecer.

Recomendação da DiVinho – Melhores Vinhos Supertoscanos

Vinho Sassoalloro

O Sassoalloro é uma criação de Jacopo Biondi Santi, filho do grande Franco Biondi Santi, em seu projeto pessoal, o Castello de Montepó.

Produzido com a tradicional variedade Sangiovese, é um supertoscano de estilo moderno e excepcional qualidade.

No nariz, apresenta um bouquet aromático complexo e exuberante, onde destacam-se aromas frutados. Em boca é concentrado e intenso, com um final longo. 

Vinho Gaja Ca’Marcanda Promis

O Gaja Ca’Marcanda Promis é elaborado na propriedade de Angelo Gaja, um dos maiores embaixadores do vinho italiano, em Bolgheri. 

Produzido com um corte de Merlot, Syrah e Sangiovese, é um supertoscano macio e envolvente.

Com bastante presença e camadas e mais camadas de fruta, é uma boa pedida para quem quer descobrir os rótulos de Gaja na Toscana. 

Vinho Fèlsina Fontalloro

O Fèlsina Fontalloro é um dos ícones da Fèlsina, vinícola que é uma das maiores referências em Chianti Classico.

Produzido com a uva Sangiovese, é um supertoscano de grande estrutura, com taninos maduros e um final elegante.

De coloração rubi intensa, revela, no nariz, nuances herbáceas, notas terrosas, além de toques de groselha e alcaçuz

Vinho Tignanello

O Tignanello, da família Antinori, representa um marco na viticultura da Toscana.

Foi um dos primeiros vinhos a envelhecer a uva Sangiovese em barricas de carvalho e a incluir no corte variedades não tradicionais da região, como Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc.

Um supertoscano complexo, com taninos aveludados e um final longo e persistente.

No nariz, revela notas de frutas vermelhas e negras, como cereja, framboesa e ameixa, notas de especiarias, como cravo-da-índia, nuances balsâmicas, além de toques de alcaçuz, menta e chocolate

Vinho Ornellaia Bolgheri Superiore

O Ornellaia Bolgheri Superiore é um dos mais aclamados supertoscanos, elaborado pela primeira vez em 1985.

Produzido com um corte das uvas Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot, é um vinho denso e encantador.

Com notas de frutas vermelhas, camadas de especiarias, tabaco, couro e um toque mineral. Em boca, é macio e generoso, com taninos sedosos, acidez bem dosada e um final persistente.

Vinho Sassicaia

O Sassicaia é uma das jóias do mundo do vinho, assinado pela Tenuta San Guido. 

Lançado pela primeira vez em 1968, representou um divisor de águas na viticultura italiana, marcando o início da era dos supertoscanos.

Produzido majoritariamente com Cabernet Sauvignon e uma pequena dose de Cabernet Franc, é um vinho elegante e estruturado, com acidez brilhante e taninos delicados.

No nariz, revela um perfil aromático rico em notas florais, como de lírios e violetas, além de aromas frutados, como de cassis e cereja.

Vinho Solaia

O Solaia é um rótulo que figura na elite dos supertoscanos. Lançado pela centenária e reputada família Antinori em 1978. 

Produzido com um corte de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Sangiovese, é um supertoscano potente e elegante.

No nariz, é cheio de frutas vermelhas maduras, com toques balsâmicos, de alcaçuz e menta.  Em boca, é denso com taninos redondos e firmes.

Itália
WE
96
Itália
DeR$ 7.999,00Por
R$ 5.800,00
Comprar

E você, já provou um vinho supertoscano?