Malvasia Fina e Malvasia Nera são duas variedades que fazem parte da mesma família de uvas, a Malvasia. Entretanto, essas castas apresentam características distintas. 

Descubra, nesse artigo da DiVinho, qual é a diferença entre Malvasia Fina e Malvasia Nera!

Malvasia Fina

História da Malvasia Fina

Não se sabe ao certo qual é origem da uva Malvasia Fina, mas acredita-se que ela tenha surgido na Grécia ou em Roma.

Uma casta muito antiga, registros demonstram que a Malvasia Fina já era cultivada em Portugal durante o século XVI.

A Malvasia Fina é uma das principais uvas utilizadas na produção do vinho do Porto branco, apesar de ocupar uma área de vinhedos bastante reduzida, de apenas sete mil hectares. 

Hoje, além de Portugal, também é possível encontrar a Malvasia Fina na Itália. 

Roma
Roma

A Uva Malvasia Fina

Com cachos de tamanho médio e bagos de coloração verde-amarelada, a Malvasia Fina é uma uva de baixo rendimento, suscetível ao ataque de doenças e pragas, como oídio, míldio e desavinho.

Malvasia Fina
Malvasia Fina

O Vinho Malvasia Fina

Os vinhos Malvasia Fina são frescos, equilibrados e elegantes. No nariz, revelam aromas frutados, notas de especiarias, como noz-moscada, além de nuances defumadas.

Harmonização com Malvasia Fina

O vinho elaborado com a uva Malvasia é ótimo como aperitivo, acompanhando bem tábuas de frios e queijos, sobremesas à base de nozes e castanhas.

Tábua de Frios e Queijos
Tábua de Frios e Queijos

Recomendações da DiVinho – Melhores Vinhos Malvasia Fina

Malvasia Nera

História da Malvasia Nera

Assim como é o caso com a Malvasia Fina, não há um consenso acerca da origem da uva Malvasia Nera. O mais provável é que a variedade tenha surgido na região do Mar Mediterrâneo.  

Hoje, a Malvasia Nera é cultivada em várias regiões vitivinícolas da Itália, principalmente na Toscana, Piemonte, Puglia e Umbria

Apesar de comumente ser utilizada em blends como outras castas, como Negroamaro e Sangiovese, existem duas D.O.C. (Denominações de Origem Controlada) no Piemonte que tem a uva Malvasia Nera como estrela, Malvasia di Casorzo e Malvasia di Castelnuovo Don Bosco.

Mar Mediterrâneo
Mar Mediterrâneo

A Uva Malvasia Nera

Com bagos redondos e de coloração arroxeada, a Malvasia Nera, também conhecida como Black Malvasia, é uma uva de difícil cultivo, sendo bastante suscetível à podridão e ao míldio. 

Malvasia Nera
Malvasia Nera

O Vinho Malvasia Nera

Os vinhos Malvasia Nera são complexos, contando com médio corpo e coloração rubi intensa. No nariz, revelam aromas de frutas vermelhas, como cereja e ameixa, além de toques de chocolate. 

Harmonização com Malvasia Nera

O vinho elaborado com a uva Malvasia Nera é versátil, sendo um ótimo companheiro para carnes vermelhas, carnes de caça, massas e queijos maduros.

Carnes de Caça

Recomendações da DiVinho – Melhores Vinhos Malvasia Nera

Itália
LM
99
Itália
DeR$ 464,00Por
R$ 386,00
Comprar

Seja qual for a sua preferência, você encontra os melhores vinhos Malvasia Fina e Malvasia Nera na DiVinho! E você, já sabia a diferença entre as uvas?