Viña Perez Cruz é uma vinícola chilena que faz bastante sucesso entre os consumidores brasileiros. Pablo Aguilera Fuentes, Gerente de Exportações da Perez Cruz, concedeu uma entrevista exclusiva para a DiVinho, falando da história da vinícola, do terroir do Vale do Maipo e de seus vinhos mais célebres, como Reserva Cabernet Sauvignon e a linha Limited Edition, confira:

Viña Perez Cruz é uma vinícola familiar, conte um pouco da sua história.

Após o falecimento de João Paulo Perez, Doña Mariana Cruz, com seus onze filhos, decide iniciar um projeto de vinhos, plantando os primeiros  vinhedos no ano de 1994.

Confirmada a qualidade das uvas, é construída a adega em 2001. Com a primeira safra de Perez Cruz sendo lançada em 2002. A propriedade está na família desde 1964.

A vinícola especializa-se em variedades tintas, fale um pouco dessa decisão.

A vinícola fica no Maipo Alto, ao pé da Cordilheira dos Andes, quarenta quilômetros ao sul de Santiago, que é a melhor região do Chile para Cabernet Sauvignon. Um região por excelência para vinhos tintos.

No início dos anos noventa Perez Cruz inicia uma consultoria para verificar quais as melhores castas. Iniciando com Cabernet Sauvignon e de forma complementar, Carménère, Syrah e Malbec. O projeto continuou crescendo, com Petit Verdot, Grenache, Monastrell e Cabernet Franc.

Hoje em dia está sendo analisada a possibilidade de produzir um vinho branco com Sauvignon Blanc ou Chardonnay, onde o Chile tem boas regiões, perto do Pacífico.

Vinhedos
Vinhedos

Vale do Maipo é o mais célebre terroir do Chile, como é trabalhar nessa região?

Uma ótima pergunta! O clima e as condições do terroir favorecem a produção de bons vinhos. Mas também é um desafio, para construirmos nossa própria identidade e manter a qualidade.

É uma grande responsabilidade. Fazemos um trabalho bastante sincero e consistente. O mesmo enólogo que começou fazendo vinhos em 2002 continua na vinícola até hoje. Tem-se todo um aprendizado do terroir e do vinho, safra a safra, para uma melhoria constante.

Perez Cruz conta com Certificação de Sustentabilidade, como são aplicadas essas práticas na produção dos vinhos?

A Código de Sustentabilidade é válido para os vinhos chilenos e internacionalmente. Incluindo uma série de práticas na forma de manejar os vinhedos.

Respeitamos a flora nativa. Fazemos um trabalho no solo deixando ervas permanentes para proteger e manter sua estrutura. Praticamos o favorecimento da biodiversidade e fazemos o uso de práticas racionais de produtos químicos.

Na vinícola também cuidamos da água, não despejando nas vertentes água contaminada. Além disso, também temos práticas com respeito aos trabalhadores da vinícola. Pois a sustentabilidade tem um componente ecológico, mas também humano.

Adega
Adega

A adega é um projeto do renomado arquiteto José Cruz Ovalle em harmonia com seu entorno, quais seus diferenciais?

Hoje em dia a maioria das adegas é feita em cimento. José Cruz é inovador, especializando-se em arquitetura de madeira curva.

Assim foi uma construída uma adega esteticamente linda, em harmonia com a natureza e a paisagem, mas também funcional. Utilizando o sistema gravitacional e um sistema de ventilação para manter o frescor na produção do vinho.

Fale um pouco da linha Limited Edition.

Limited Edition é um linha que hoje tem seis vinhos. Grenache é nosso último lançamento. Temos Cot Malbec, Cabernet Franc, Syrah, Carménère e Cabernet Sauvignon.

São vinhos feitos com bastante cuidado, favorecendo a expressão de cada variedade, com sua tipicidade e identidade própria no Maipo Alto. Com a devida concentração de equilíbrio na produção e com o estágio de doze meses em barricas de carvalho francês.

São belíssimos produtos e que estão acima de uma categoria Gran Reserva. São vinhos premium e realmente em edição limitada. Nosso Reserva representa 70% da produção da vinícola, enquanto Limited Edition é só 3% ou 4%.

Sala das Barricas
Sala das Barricas

Reserva Cabernet Sauvignon é um dos rótulos mais famosos da Perez Cruz, qual o seu segredo?

Trabalho, consistência com o passar do tempo, manter os compromissos que a família se propôs, de não comprar uvas e não comprar vinhos para gerar um produto mais em conta.

No Reserva Cabernet Sauvignon trabalhamos com uvas da propriedade. Estagia em madeira, sendo 60% em barrica de carvalho americano e 40% em barrica de carvalho francês.

Um Cabernet Sauvignon de corpo médio e frutado. Um vinho fácil de beber, sendo um dos melhores Reserva Cabernet Sauvignon do Chile.

Existe uma nova geração de jovens que estão descobrindo os prazeres dos vinhos, como é atender esse público?

Essa é uma ótima pergunta. Acredito que o caminho seja com vinhos honestos, prontos para beber e descontraídos também. Fazendo do vinho um produto agradável e fácil de beber, entender e harmonizar.

Nosso Reserva Cabernet Sauvignon é um bom produto para iniciantes, um vinho honesto e com preço acessível.  Bem equilibrado, com aromas frutados e gastronômico.

Temos também o nosso Sauvignon Blanc que é um projeto em parceria com uma vinícola em Casablanca, honrando Doña Mariana Cruz, que só tomava vinhos brancos.

Viña Perez Cruz
Viña Perez Cruz

Quais rótulos Perez Cruz você recomenda para os brasileiros?

O Grenache Limited Edition  é um produto interessante, que recomendo consumir a 12ºC. Ótimo agora na temporada de calor da primavera e do verão.

Cot Malbec Limited Edition recomendo experimentar a 13ºC ou 14ºC. Cabernet Franc Limited Edition também.

Depois temos os clássicos, Limited Edition Cabernet Sauvignon e Limited Edition Carménère.


Você encontra os melhores vinhos da Viña Perez Cruz na DiVinho! Surpreenda-se com nossa variedade e adquira os melhores rótulos pelo melhor preço!