Que amante de vinho nunca se deparou com essa situação, após apreciar algumas taças da bebida, percebe que na garrafa ainda sobrou um pouco de vinho. 

Nós, da DiVinho, preparamos esse artigo dando sugestões do que fazer com o vinho que sobrou, confira! 

Quanto Tempo o Vinho Dura Depois de Aberto? 

Para melhor apreciar todas as características da bebida, como o aroma e acidez, o ideal é consumir o vinho logo depois que for aberto. 

Entretanto, é possível conservar o vinho na geladeira ou em uma adega climatizada durante alguns dias. O tempo que a bebida pode ser conservada depende do tipo de vinho.

Espumantes

Os espumantes, nesta categoria também entram o Champagne, o Cava e o Prosecco, podem ser conservados refrigerados por um período de um a dois dias, desde que estejam tampados, para que o gás carbônico não escape.

Vinhos Rosés

Por conta de sua alta acidez, os vinhos rosés podem ser conservados na geladeira por um período de até três dias.

Vinhos Brancos 

Vinhos brancos leves, como os elaborados com as uvas Sauvignon Blanc, Pinot Grigio e Riesling, duram um período de até três dias refrigerados.

Já vinhos brancos mais encorpados, como os produzidos com a uva Chardonnay e envelhecidos em carvalho, devem ser consumidos no máximo em até dois dias depois de abertos.

Vinhos Tintos 

Vinhos tintos encorpados, como os elaborados com as uvas Cabernet Sauvignon, Malbec e Tannat, podem ser guardados por um período de três a quatros dias após abertos. Isso porque esses rótulos contam com grande presença tânica, o que ajuda a conservar a bebida.

Vinhos tintos mais leves, como os produzidos com as uvas Pinot Noir e Gamay, devem ser consumidos em até três dias depois de abertos.

Vinhos Fortificados

Vinhos fortificados, como o vinho do Porto e alguns vinhos de sobremesa, como o Banyuls, o Xerez e o Marsala, podem ser conservados na geladeira durante um período de quinze a vinte dias após abertos.

O maior tempo de conservação dos vinhos fortificados se deve ao seu alto teor alcoólico, cerca de 20%, e elevada concentração de açúcar.

Adega climatizada
Adega climatizada

Como Guardar o Vinho Aberto?

Após aberto, o vinho deve ser guardado em uma adega climatizada ou na geladeira, sempre na posição horizontal.

Na geladeira, coloque o vinho nas prateleiras mais baixas, longe do freezer, evitando deixar a garrafa na porta, parte do eletrodomésticos que mais sofre com as variações de temperatura.

A garrafa deve estar fechada, seja com a rolha original, de cortiça ou com a tampa de rosca (screw cap), ou com uma tampa específica para esse fim, normalmente feita em aço inox e encontrada em lojas específicas.

Algumas pessoas preferem transferir o que sobrou do vinho para uma garrafa menor, de forma a limitar o contato entre a bebida e o oxigênio. Nesse caso, você pode transferir o que restar de uma garrafa tamanho padrão, de 750ml, para uma garrafa de 375ml ou 175ml.

Existem, também, no mercado, equipamentos que ajudam a conservar o vinho depois de aberto. Esse é o caso das bombas à vácuo, que retiram o ar existente na garrafa. Entretanto, nem sempre é fácil usar essas bombas e alguns modelos podem ser bastante caros. 

Bomba à vácuo
Bomba à vácuo

O Que Fazer com o Vinho que Sobrou?

Agora, se o vinho já passou do seu período ideal de conservação, o que fazer com ele, jogá-lo fora? De modo nenhum, a bebida é muito preciosa e é possível aproveitar o vinho que sobrou de outras maneiras.

Uma ótima forma de aproveitar o vinho que sobrou é na cozinha. Várias receitas pedem um pouco de vinho em sua preparação, desde pratos principais, como o Fondue de Queijo, até sobremesas, como o Sagu.

O vinho que sobrou também pode ser utilizado na preparação de drinks, como Sangria, Clericot, Porto Tônica e Vinho Quente

Sangria
Sangria

E você, gostou dessas dicas de como aproveitar o vinho que sobrou?