Os vinhos da Califórnia figuram entre os melhores do Novo Mundo, e, dentre eles, uma variedade se destaca, é a Zinfandel, conhecida como a “Joia da Califórnia”!

Descubra, nesse artigo da DiVinho, tudo o que você precisa saber sobre a uva Zinfandel, incluindo sua origem, características e a melhor maneira de harmonizá-la com a comida. Não deixe de conferir!  

Qual é a Origem da Uva Zinfandel?

Acreditou-se, por muito tempo, que a uva Zinfandel fosse uma uva nativa dos Estados Unidos, mas isso mudou durante  as últimas décadas do século XX.

Tudo começou em 1967, quando Austin Goheen, professor da UCD (Universidade da Califórnia em Davis), visitou a Itália e notou as similaridades entre os vinhos elaborados com as uvas Zinfandel e Primitivo.

Entretanto, isso só foi confirmado em 1994, quando sua colega da UCD, Carole Meredith, empreendeu um estudo ampelográfico com as duas variedades.

O resultado do estudo de Carole Meredith revelou que a Zinfandel e a Primitivo dividem o mesmo DNA, sendo clones de uma variedade da Croácia, a Crljenak Kastelanski.

A Zinfandel chegou aos Estados Unidos em 1829, pelas mãos de George Gibbs. Passando a ser chamada de Zenfendel ou Zinfindal em Boston.

A corrida do ouro, na metade do século XIX, levou a Zinfandel à Califórnia, principalmente às regiões de Napa Valley e Sonoma.

Hoje, a Zinfandel ocupa mais de 17 mil hectares de vinhedos na Califórnia, o que faz dela a quarta uva mais cultivada na região, ficando atrás das castas tintas Cabernet Sauvignon e Pinot Noir, e da branca Chardonnay. 

Califórnia
Califórnia

Zinfandel e Primitivo são a Mesma Uva?

Sim, um estudo ampelográfico realizado em 1994, por Carole Meredith, professora do Departamento de Viticultura e Enologia da UCD (Universidade da Califórnia em Davis), revelou que as uvas Zinfandel e Primitivo compartilham o mesmo DNA.

Tanto a Zinfandel, quanto a Primitivo, são clones da Crljenak Kastelanski, uma uva oriunda da Croácia.

Carole Meredith
Carole Meredith

Quais são as Características da Uva Zinfandel? 

A uva Zinfandel apresenta cachos grandes e apertados, com bagos pequenos, de casca fina e coloração bastante escura, quase preta.

Uma variedade vigorosa, a Zinfandel amadurece cedo, mas de forma desigual, o que exige que a colheita das uvas seja realizada em etapas. 

A Zinfandel mostra suas melhores características quando cultivada em climas quentes, como é o caso de Napa Valley, na Califórnia.

Uva Zinfandel
Uva Zinfandel

Quais são as Características do Vinho Zinfandel? 

O vinho elaborado com a uva Zinfandel é encorpado, contando com taninos maduros, acidez bem integrada e elevado teor alcoólico.

No nariz, o vinho Zinfandel revela um bouquet aromático rico e complexo, onde destacam-se aromas de frutas vermelhas maduras, como amora, framboesa, oxicoco e groselha, notas de especiarias, como pimenta-preta, além de toques de tabaco e café.

Como Harmonizar o Vinho Zinfandel?

Os vinhos Zinfandel são versáteis, acompanhando uma grande variedade de pratos, como carnes vermelhas grelhadas, carnes de caça, massas e pizzas. 

Experimente, também, harmonizar o vinho Zinfandel com queijos amarelos, como o Provolone, e queijos curados, como o Grana Padano.

Queijo Grana Padano
Queijo Grana Padano

Recomendações da DiVinho – Melhores Vinhos Zinfandel

Os vinhos Zinfandel são alguns dos rótulos mais apreciados da Califórnia, e não é à toa, já que representam, com maestria, o melhor que essa ensolarada região dos Estados Unidos tem a oferecer.

 E você, já conhecia a uva Zinfandel?