Nem todo mundo tem espaço para ter uma adega em casa, ou não deseja fazer esse investimento no momento. Mas, mesmo assim, é preciso ter alguns cuidados na hora de armazenar as garrafas de vinhos.

Nós, da DiVinho, preparamos esse artigo com cinco dicas de como armazenar as garrafas de vinho em casa, não deixe de conferir! 

1 – Opte por locais frescos

Na hora de escolher um local para armazenar suas garrafas de vinho, pense primeiro na temperatura.

O calor pode afetar negativamente as características do vinho, como aroma, coloração e acidez. 

O ideal é armazenar os vinhos em um ambiente fresco, com temperatura entre 12°C e 18°C, sem grande variação térmica ao longo do ano. 

Apesar de algumas pessoas terem esse hábito, não é indicado armazenar as garrafas fechadas na geladeira, pois a temperatura tende a ser muito baixa, entre 2°C e 6°C.

Após aberto, a garrafa pode ser mantida na geladeira, mas por apenas alguns dias. O tempo que a bebida pode ser conservada depende do tipo de vinho. 

Dica DiVinho: Temos um artigo com sugestões do que fazer com o vinho que sobrou.

Dicas de Como Armazenar Vinho
Dicas de Como Armazenar Vinho

2 – Mantenha o vinho longe da luz

Outro fator que pode encurtar a vida útil do vinho é a luz solar.

Não é à toa que as as adegas das vinícolas são geralmente localizadas no subsolo, longe dos raios solares, pois a luz forte pode aquecer as garrafas, alterando os aromas e sabores da bebida.

Também não é indicado usar lâmpadas com alta potência no ambiente em que for armazenar as garrafas de vinho. 

3 – Evite ambientes úmidos

A umidade também é um fator fundamental ao escolher o melhor local para armazenar as garrafas de vinho.

Ambientes com umidade excessiva favorecem a proliferação de fungos, que podem atacar a rolha, causando mofo e estragando o vinho.

Por isso, o local onde as garrafas de vinho serão armazenadas deve ser arejado, contando com boa ventilação. 

Dicas de Como Armazenar Vinho
Dicas de Como Armazenar Vinho

4 – Guarde as garrafas na horizontal 

Um ponto que gera discussão entre os especialistas é a posição em que as garrafas de vinhos devem ser guardadas.

Enquanto alguns defendem que não faz diferença manter as garrafas de vinho na vertical ou na horizontal, o mais comum é optar pela posição horizontal.

Quando a garrafa é armazenada na horizontal o vinho fica em contato direto com a rolha, evitando o ressecamento da cortiça e uma eventual oxidação da bebida.

Isso no caso dos vinhos com rolha tradicional, de cortiça ou sintética. Garrafas com fechamento por screw cap ou rolha de vidro podem ser mantidas na posição vertical sem prejudicar a qualidade da bebida. 

Dicas de Como Armazenar Vinho
Dicas de Como Armazenar Vinho

5 – Procure um lugar estável 

Por fim, ao escolher o local onde irá armazenar as garrafas de vinho, certifique-se que não há muita trepidação e movimentação.

Além de ser perigoso, causando a queda e quebra das garrafas, as vibrações também podem prejudicar a qualidade da bebida.

Por isso, evite armazenar as garrafas de vinhos em locais instáveis, como em estantes, ou em cima de eletrodomésticos, como a geladaria. 

Investir em um rack de vinho pode ser uma boa opção, já que esse acessório permite guardar um maior número de garrafas com segurança, evitando acidentes na hora de manuseá-las. 


E você, gostou dessas dicas de como armazenar as garrafas de vinho?