Viña Koyle é um produtor que vem se destacando pelos seus ótimos vinhos, com certificação orgânica e biodinâmica, oriundos do renomado terroir do Alto Colchagua, no Chile.

Cristóbal Undurraga, Diretor Técnico da Viña Koyle, concedeu uma entrevista exclusiva para a DiVinho, falando das práticas orgânicas e biodinâmicas aplicadas na viticultura, do terroir em Los Lingues e de seus grandes rótulos, como Koyle AUMA, e muito mais, confira! 

Cristóbal Undurraga
Cristóbal Undurraga

Você já trabalhou em célebres regiões vitivinícolas ao redor do mundo, desde Bordeaux, na França, até Napa Valley, na Califórnia. Na sua opinião, quais as diferenças entre a viticultura do Velho Mundo e do Novo Mundo? 

Acredito que a maior diferença entre a viticultura e a enologia, do Velho Mundo para o Novo Mundo,  é a tradição.

No Velho Mundo, em países como França, Espanha e Itália, os processos de produção encontram-se bastante maduros.

As variedades de uvas também encontram-se bem adaptadas àquelas regiões. 

O importante é aprender com essa tradição, colocando-a em prática no Novo Mundo. 

Sua família conta com uma longa tradição na indústria do vinho, remontando ao século XIX. Conte-nos um pouco dessa história. 

Tudo começou com meu tataravô, Francisco Undurraga, em 1870, que começou a importar variedades de uvas da França e da Alemanha para o Chile.

Em 2001, quando eu trabalhava no Château Margaux, tive o ímpeto de dar continuidade a essa tradição familiar. 

Alguns anos mais tarde, em 2006, meu pai, Alfonso Undurraga, adquiriu a propriedade em Los Lingues, aos pés da Cordilheira dos Andes e nós começamos a plantar os vinhedos nas encostas rochosas, dando origem à Viña Koyle. 

Família Undurraga
Família Undurraga

Qual foi a motivação para sua família fundar a Viña Koyle, em 2006?

A principal motivação para minha família fundar a Viña Koyle, no ano de 2006, foi dar continuidade ao ofício familiar da enologia, viticultura e comércio de vinhos. 

Eu e meus irmãos fazemos parte da quarta geração dedicada ao vinho, e a quinta e a sexta geração também já estão começando. 

Com 14 anos de vida, a Viña Koyle representa a consolidação de um aprendizado de muito anos, um projeto sério e em constante aperfeiçoamento. 

A vinícola dedica-se à produção de vinhos orgânicos e biodinâmicos. Quais são os desafios desse sistema de produção?

O foco da Viña Koyle é a produção de vinhos de altíssima qualidade. E, para mim, os vinhos de alta qualidade são aqueles que refletem o seu terroir, o seu local de origem.

A melhor maneira de expressar o terroir é retirando todos os produtos químicos convencionais, dando destaque a fauna e flora local, ao fator humano e ao clima.  

A filosofia biodinâmica tem como objetivo expressar a harmonia entre esse conjunto de fatores, o ecossistema deste determinado local, destacando o terroir. 

Agricultura Biodinâmica
Agricultura Biodinâmica

Os vinhedos estão localizados em Los Lingues, no Alto Colchagua. Fale um pouco dos diferenciais deste terroir.

Los Lingues, no Alto Colchagua, é um terroir que engloba todos os requisitos que procurávamos para os vinhedos da Viña Koyle.

Primeiramente, as brisas que vem da Cordilheira dos Andes. Segundo, o solo, composto de rochas de origem vulcânica , com grande presença de basalto, e ótima irrigação. 

Essas características, quando combinadas às práticas biodinâmicas, dão origem a vinhos realmente únicos. 

Koyle AUMA é um dos ícones da Viña Koyle, como é sua produção?

Koyle AUMA é o grande vinho da Viña Koyle. Sua primeira safra foi a  de 2009, criada com o objetivo de destacar os melhores micro-terroirs dentro do vinhedo Los Lingues. 

Para tanto, são selecionadas micro-parcelas, principalmente do segundo e do terceiro terraço, onde existe muita presença de rochas.

Por conta disto, a produtividade é bastante baixa, um rendimento de não mais do que quinhentos gramas por planta. 

Dessa maneira, é possível obter uma concentração e elegância realmente ímpares, criando um vinho ao estilo bordalês, um corte de Cabernet Sauvignon, Carménère, Cabernet Franc, Malbec, Petit Verdot e Merlot.

Vinhedo Los Lingues
Vinhedo Los Lingues

Koyle Cerro Basalto é outra linha bastante expressiva, fale um pouco dela.

Koyle Cerro Basalto nasce de apenas seis hectares do vinhedo em Los Lingues. 

Nesta parcela, os solos de basalto encontram-se muito perto da superfície, a cerca de trinta a quarenta centímetros.

Esse solo dá origem aos vinhos Koyle Cerro Basalto Mediterráneo, Koyle Cerro Basalto Garnatxa e Koyle Cerro Basalto Cuartel G2. 

Koyle Royale é uma das linhas mais populares da Viña Koyle. Quais rótulos a compõe?

Koyle Royale é uma gama de vinhos únicos, que nascem do segundo e terceiro terraço do vinhedo Los Lingues. 

É composta pelos rótulos Koyle Royale Cabernet Sauvignon, Koyle Royale Carménère, Koyle Royale Syrah, Koyle Royale Malbec e Koyle Royale Tempranillo.

Uma linha com relação preço-qualidade imbatível, 100% de um bloco único, sendo a melhor expressão do terroir de Los Lingues.

São vinhos muito refinados e equilibrados. Maturam por oito a doze meses, apresentando um ótimo potencial de guarda. 

Além disso, a linha Koyle Royale também goza de grande reconhecimento da crítica especializada, sendo popular em vários lugares do mundo. 

Viña Koyle
Viña Koyle

Qual é a inspiração por trás da gama Koyle Costa?

A linha Koyle Costa é oriunda do vinhedo Paredones, de solos graníticos muito antigos. A gama nasce da mescla dos solos graníticos com a influência do mar. 

O mar do Chile é muito frio, influenciado por uma corrente que vem da Antártica, deixando a temperatura da água entre 13°C e 15°C, trazendo muito frescor à região costal. 

Na costa chilena raramente a temperatura ultrapassa 26 °C no verão. É possível observar, também, uma grande influência salina. 

Essa combinação de fatores traz características únicas para os vinhos Koyle Costa Pinot Noir e Koyle Costa Sauvignon Blanc.

Existe uma nova geração de jovens que estão descobrindo os prazeres dos vinhos, como é atender esse público?

Acredito que o grande atrativo do vinho é o potencial para harmonizar com a comida. 

A cultura ocidental dá muita importância à experiência de compartilhar as refeições com amigos e familiares.O vinho, dessa maneira, é um acompanhamento muito importante à mesa. 

E os vinhos da Viña Koyle, sendo orgânicos e biodinâmicos, representam a perfeita expressão de seu terroir de origem.

E isso é uma coisa que os jovens buscam, uma alimentação mais saudável e o vinho faz parte dessa alimentação. 

Painéis Solares
Painéis Solares

Quais rótulos da Viña Koyle você recomenda para quem está conhecendo a vinícola?

Isso varia muito do gosto de cada pessoa. 

Mas acredito que o Koyle Gran Reserva Cabernet Sauvignon é uma ótima opção. É um vinho amplo e gastronômico, agradando uma grande variedade de paladares. 

Carménère também recomendo, tanto o Koyle Gran Reserva Carménère, quanto o Koyle Royale Carménère. São vinhos muito expressivos, com notas de especiarias e taninos suaves.


Você encontra os melhores vinhos da Viña Koyle na DiVinho! E você, já provou os rótulos da vinícola?