Você já deve ter ouvido os ternos Velho Mundo e Novo Mundo sendo utilizados no universo do vinho, mas você sabe o que eles realmente significam? 

Descubra, nesse artigo da DiVinho, qual é a diferença entre os vinhos do Velho Mundo e do Novo Mundo!

Vinhos do Velho Mundo

O que são Vinhos do Velho Mundo?

O termo vinhos do Velho Mundo é utilizado para referir-se aos vinhos oriundos de países da Europa, que contam com uma longa tradição na viticultura.

São considerados países do Velho Mundo: França, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha e Hungria, entre outros.

França

A França é considerada a meca do vinho, produzindo excelentes vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes. 

Nos tintos, os rótulos mais importantes são oriundos da região vitivinícola de Bordeaux, como o Château Petrus, o Château Lafite Rothschild e o Château Margaux.

A região da Borgonha, apesar de ser mais conhecida quando o assunto são vinhos brancos, como o Chablis, também é lar de um renomado vinho tinto, o La Romanée.

Nos vinhos rosés, Provence e Languedoc-Roussillon são as regiões que mais se destacam.

Por fim, mas não menos importante, temos o Champagne, o espumante mais famoso do mundo, elaborado na região vitivinícola de mesmo nome.

França
França

Itália

A Itália compete com a França pelo título de maior produtor de vinhos do mundo.

Entre os vinhos tintos, Barolo, Barbaresco,  Amarone, Brunello di Montalcino e Chianti Classico são apenas alguns dos ícones.

Nos espumantes, o Prosecco é uma unanimidade, mas quem procura com dedicação encontra fantásticos Franciacorta.

São muitas regiões vinícolas de renome da Itália, como a Toscana, lar dos Supertoscanos, Sicília, Piemonte e Puglia, com seus ótimos Primitivo di Manduria.

Portugal

Portugal é muito mais do que a terra do vinho do Porto, o país é um dos mais tradicionais produtores de vinhos do mundo.

Barca-Velha e Pêra-Manca são dois rótulos com nomes curiosos, mas que figuram na lista dos melhores e mais caros vinhos tintos do mundo. 

Os vinhos brancos de Portugal também são ótimos, principalmente os elaborados com a uva Alvarinho.

Outro nome bastante conhecido quando se fala de Portugal é a região dos Vinhos Verdes.

Os vinhos verdes não são verdes, apenas levam o nome dessa região demarcada e podem ser brancos, tintos, rosados e espumantes.

Portugal
Portugal

Espanha

A Espanha ocupa um lugar privilegiado no cenário vitivinícola mundial, o país é o terceiro maior produtor de vinhos do planeta!

São mais de 1.2 milhões de hectares de vinhedos, distribuídos entre célebres regiões vitivinícolas, como Rioja, Ribera del Duero, Toro e Penedès.

O país é lar de um dos mais caros vinhos do mundo, o Pingus, o primeiro rótulo de Ribeira del Duero a conquistar a pontuação perfeita do crítico Robert Parker, incríveis 100 pontos!

Outro destaque entre os vinhos da Espanha, é o espumante Cava, produzido segundo o Método Tradicional, ou Método Clássico, onde a segunda fermentação ocorre dentro da garrafa, na região vitivinícola de Penedès. 

Alemanha

Tradicionalmente elaborados com a uva Riesling, os vinhos brancos da Alemanha são rótulos que, nos melhores anos, conseguem atingir um equilíbrio tão perfeito que envelhecem maravilhosamente bem na garrafa.   

Outro importante ícone da Alemanha é o Eiswein, também conhecido como Ice Wine, um vinho de sobremesa elaborado a partir de uvas congeladas. 

Alemanha
Alemanha

Hungria

A Hungria produz uma das maiores preciosidades do mundo do vinho, o Tokaji, um vinho de sobremesa elaborado a partir de uvas botritizadas.

Um verdadeiro mel, a elaboração do Tokaji é tão meticulosa que uma videira inteira gera apenas uma taça do néctar.

Qual é o Estilo dos Vinhos do Velho Mundo?

Os vinhos do Velho Mundo tendem a ser mais estruturados e austeros. São rótulos pensados para amadurecer na garrafa por muitos anos. 

No Velho Mundo, está destacado no rótulos dos vinhos a região de origem de e não a uva, pois os produtores prezam pela notoriedade das Denominações de Origem (D.O.).

Essa não é uma regra, mas muitos vinhos do Velho Mundo são produzidos com uma mistura, também chamado de corte ou de assemblage, de duas ou mais variedades de uvas, buscando um maior equilíbrio.

Vinhos do Velho Mundo
Vinhos do Velho Mundo

Recomendação da DiVinho – Melhores Vinhos do Velho Mundo

Vinhos do Novo Mundo

O que são Vinhos do Novo Mundo?

O termo vinhos do Novo Mundo é utilizado para referir-se a vinhos oriundos de países que contam com uma tradição mais recente na viticultura.

Figuram na lista do Novo Mundo países da América, como Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Estados Unidos; da África, como África do Sul; e da Oceania, como Austrália e Nova Zelândia.

Argentina

A Argentina é um gigante no mundo do vinho, o país é o quinto maior produtor mundial e o segundo maior exportador da bebida para o Brasil, ficando atrás apenas do Chile.

Algumas das mais importantes vinícolas do Novo Mundo estão na Argentina, como a Catena Zapata, do visionário Nicolás Catena.

Quando se fala dos vinhos argentinos é impossível não mencionar a Malbec, variedade francesa que tornou-se quase sinônima com o país.

A Argentina também produz excelentes vinhos brancos, elaborados com a aromática uva Torrontés.

Argentina
Argentina

Brasil

Foi o tempo em que o Brasil era associado a rótulos de baixa qualidade. Cada vez mais, nosso país está produzindo vinhos que rivalizam em qualidade com os melhores exemplares internacionais.

O Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, é o maior pólo de vinhos brasileiros de alta qualidade, com produtores como a Vallontano Vinhos Nobres e a Chandon, filial brasileira da Maison Moët & Chandon.

E não para por aí, o Brasil ainda tem muito mais a oferecer no mercado de vinhos tintos, brancos, rosés e, principalmente, de espumantes. 

Chile

O Chile é um dos mais importantes produtores do Novo Mundo. Quase metade das importações de vinho para o Brasil vêm do país!

Ao todo, são mais de 117 mil hectares de vinhedos no país, sendo que destes, 75% são ocupados por uvas tintas, como Cabernet Sauvignon e Carménère.

Mas não é só de vinhos tintos que vive o Chile, o país também produz vinhos brancos frescos e muito aromáticos.

Chile
Chile

Uruguai

O Uruguai é conhecido mundialmente pelos seus ótimos vinhos Tannat, mas o país tem muito mais a oferecer para os amantes de vinhos! 

Os rótulos uruguaios são, em geral, mais frescos e contam com menor teor alcoólico do que a média dos vinhos da América do Sul, além de envelhecerem bem, por isso, muita gente costuma dizer que os rótulos do país se assemelham aos exemplares do Velho Mundo.

Estados Unidos

Os Estados Unidos são o lar de alguns dos melhores vinhos do mundo, oriundos de Napa Valley, na Califórnia. 

Entre eles, destaca-se o vinho Opus One, um projeto do Barão Philippe de Rothschild, dos Domaines Barons de Rothschild (Lafite), com o renomado produtor norte americano Robert Mondavi.

Também vale a pena ficar de olho nos vinhos tintos produzidos com a Zinfandel, nome que a uva Primitivo é conhecida nos Estados Unidos.

Estados Unidos
Estados Unidos

África do Sul

Quando se fala em Vinhos Sul-Africanos, logo vem à cabeça a variedade Pinotage, que surgiu de um cruzamento entre as uvas Cinsault e Pinot Noir.

Distintos e cheios de caráter, os vinhos Pinotage se tornaram um ícone da África do Sul.

Mas, se restringir a eles seria um desperdício, pois o país oferece outros maravilhosos vinhos tintos, brancos e rosés.

Austrália

Os vinhos da Austrália podem não ser muito conhecidos no Brasil, mas vale a pena ficar de olho nos rótulos oriundos do país, que já é o 6º  maior produtor e o 5º maior exportador de vinhos do planeta!

A Shiraz, nome como a uva Syrah é conhecida no país, reina soberana quando o assunto são os vinhos tintos. Já nos vinhos brancos australianos, Chardonnay, Sémillon e Riesling são as uvas mais expressivas. 

Austrália
Austrália

Nova Zelândia 

Em terras brasileiras, os rótulos da Nova Zelândia ainda não são muito conhecidos. Mas essa ilha no Oceano Pacífico produz ótimos vinhos brancos, tintos, rosés e espumantes!

Os vinhos brancos elaborados com as uvas Sauvignon Blanc e Chardonnay, e os vinhos tintos de Pinot Noir e Syrah, são os carros chefes da viticultura do país. 

Qual é o Estilo dos Vinhos do Novo Mundo?

Os vinhos do Novo Mundo, de maneira geral, tendem a ser mais frescos e frutados. São rótulos jovens e fáceis de beber, que não passam por um longo período de amadurecimento em barris de carvalho. 

No Novo Mundo, o que está destacado no rótulo das garrafas é a uva que compõe o vinho. Por isso, estamos acostumados a encontrar nas prateleiras vinhos Cabernet Sauvignon, Malbec, Carménère, Chardonnay, Sauvignon Blanc, etc.

A maior parte dos vinhos do Novo Mundo é do estilo varietal, sendo compostos por apenas uma única uva, ou onde uma uva compõe a maior parte do corte.

Vinhos do Novo Mundo
Vinhos do Novo Mundo

Recomendação da DiVinho – Melhores Vinhos do Novo Mundo


E você, já conhecia as diferenças entre os vinhos do Velho e do Novo Mundo?