Não tem época melhor do ano para tomar uma boa taça de vinho do que no inverno. 

Os dias mais frios oferecem a ocasião ideal para reunir os amigos e abrir uma garrafa de vinho especial.

Pensando nisso, nós, da DiVinho, preparamos uma seleção especial com os melhores vinhos para o inverno. 

Quais são os melhores Vinhos para o Inverno?

Um dos melhores tipos de vinhos que combinam com o inverno são os vinhos tintos.

Por conta de suas características, como grande corpo, taninos refinados e boa acidez, os vinhos tintos são os rótulos perfeitos para combinar com os pratos mais consumidos durante os dias mais frios, como carnes vermelhas grelhadas, massas, pizzas e hambúrgueres.

Confira, a seguir, uma lista com os melhores rótulos de vinhos para o inverno. 

Detalhe de duas pessoas brindando taças de vinho em um cômodo escuro e ao fundo uma lareira acesa ilustrando artigo sobre os melhores vinhos para o inverno
Vinhos para o Inverno

1 – Vinho Cabernet Sauvignon

O Vinho Cabernet Sauvignon é, sem sombra de dúvidas, o tipo mais popular de vinho para o inverno.

Originária da França, a Cabernet Sauvignon é, hoje, uma das uvas tintas mais cultivadas do mundo, dando origem à ótimos vinhos tintos, nas mais diversas faixas de preço.

No Brasil, o Cabernet Chileno é um dos vinhos mais populares durante todo o ano, sobretudo no inverno.

Em boca, o Vinho Cabernet Sauvignon conta com bom corpo, acidez bem integrada e taninos refinados. Revelando, no nariz, aromas de frutas vermelhas e frutas negras, notas de especiarias, além de um toque de pimentão verde, típico da variedade.

Extremamente versátil, o Vinho Cabernet Sauvignon, combina bem com carnes vermelhas, carnes de caça, massas, pizzas, risotos e queijos variados.

2 – Vinho Malbec

Após o Vinho Cabernet Sauvignon, o tipo de vinho tinto mais popular no Brasil é o Vinho Malbec.

Originária da França, a Malbec é, hoje, a uva mais cultivada da Argentina. O país é responsável por 75% da produção mundial do Vinho Malbec.

O Malbec Argentino é um vinho refinado, contando bom volume, taninos refinados e acidez equilibrada. No nariz, revela aromas de frutas vermelhas e frutas negras, notas de especiarias, além de toques de couro, chocolate e tabaco. 

Durante o inverno, o Vinho Malbec fica ótimo na companhia de carnes vermelhas grelhadas e carnes de caça.  

3 – Vinho Carménère

Outro bom vinho para o frio é o Vinho Carménerè, principalmente o Carménère Chileno.

Uma uva francesa, a Carménère era tida como extinta até 1994, quando foi redescoberta em meio a vinhedos de Merlot no Chile.

Os Vinhos Carménère apresentam coloração rubi intensa, contando com corpo médio. No nariz, revelam aromas de  frutas vermelhas, notas de especiarias e nuances herbáceas.

Na hora da harmonização, o Vinho Carménerè combina com carnes vermelhas, especialmente filé mignon, massas com molhos ricos e queijos maduros.

4 – Vinho Tannat

Para quem gosta de um vinho tinto estruturado, com taninos marcantes, não tem opção melhor do que o Vinho Tannat!

Apesar de ser originária da França, a Tannat é, hoje, a mais importante uva do Uruguai, dando origem à rótulos com aromas de frutas vermelhas e frutas negras, notas de tabaco, café e baunilha.

O Vinho Tannat, além de ser um dos melhores tipos de vinhos para o inverno, é também o rótulo perfeito para combinar com um bom churrasco.

5 – Vinho Tempranillo

Uma uva de muitos nomes, também sendo conhecida como Tinta del País,  Tinta Roriz e Aragonez, a Tempranillo é a mais importante casta tinta da Espanha.

Os Vinhos Tempranillo são estruturados, contando com taninos aveludados. No nariz, revelam aromas de frutas vermelhas e frutas negras, notas de especiarias, além de toques de chocolate, couro e tabaco.

Na hora da harmonização, o Vinho Tempranillo é versátil, combinando bem com pratos à base de carnes vermelhas, cordeiro e javali.

6 – Vinho Sangiovese

Quando o assunto são vinhos italianos, o primeiro rótulo que vem à mente é o Vinho Sangiovese.

A Sangiovese é a uva tinta mais cultivada da Itália, dando origem a dois dos mais expressivos vinhos do país, o Chianti e o Brunello di Montalcino.

Em boca, o Vinho Sangiovese é refinado, contando com boa acidez e taninos aveludados. No nariz, revela aromas de frutas vermelhas e frutas negras, notas de especiarias e toques de tabaco. 

Pratos à base de carnes vermelhas e carnes de caça são uma ótima opção para acompanhar os Vinhos Sangiovese, além de massas e pizzas.

7 – Vinho Pinot Noir

Procurando um vinho para o inverno que seja um tinto leve e que combine com aves e peixes? A melhor aposta é o Vinho Pinot Noir!

Em boca, o Vinho Pinot Noir é elegante, contando com boa acidez. No nariz, revela aromas de frutas vermelhas, notas florais e nuances herbáceas.

Um ótimo prato para harmonizar com o Vinho Pinot Noir no frio é o Coq au Vin.

Mas se engana quem pensa que o Vinho Pinot Noir seja bom apenas com carnes brancas, ele também é um ótimo companheiro para pratos à base de carnes vermelhas, como o clássico Boeuf Bourguignon.

8 – Vinho Merlot

Se você acha os vinhos tintos elaborados com as uvas Cabernet Sauvignon, Malbec e Tannat são muito intensos, vale a pena apostar no Vinho Merlot.

Em boca, o Vinho Merlot conta com taninos refinados e boa acidez. No nariz, revela aromas de frutas vermelhas e frutas negras, além de notas de especiarias.

O Merlot é um ótimo vinho para o inverno, além de ser uma excelente companhia para o Baião de Dois, uma iguaria típica da culinária do nordeste do Brasil.

9 – Vinho Nebbiolo

Uma opção de rótulo que combina muito bem com os dias mais frios é o Vinho Nebbiolo.

Originária da região do Piemonte, a Nebbiolo é a uva utilizada na produção do Barolo e do Barbaresco, dois dos mais importantes vinhos da Itália. 

Em boca, os Vinhos Nebbiolo são potentes, contando com grande longevidade. No nariz, revelam aromas de frutas vermelhas, notas florais, nuances de especiarias, além de toques de tabaco, café e alcaçuz.

Na hora da harmonização, o Vinho Nebbiolo combina bem com pratos à base de carnes vermelhas, carnes de caça e queijos maduros.   

10 – Vinho Syrah

Não é só de vinhos rosés que vive a uva Syrah, ela também dá origem a excelentes vinhos tintos! 

Os Vinhos Syrah são encorpados, contando com taninos maduros e boa acidez. No nariz, revelam aromas de frutas negras e especiarias.

A melhor opção para harmonizar o Vinho Syrah no inverno é com hambúrguer, principalmente o hambúrguer de picanha.

11 – Vinho Primitivo

Aproveite o inverno para descobrir diferentes tipos de vinhos tintos, como o Vinho Primitivo.

Em boca, o Vinho Primitivo apresenta acidez equilibrada e teor alcoólico elevado. No nariz, revela aromas de frutas vermelhas, notas de especiarias e  toques de alcaçuz.

Na hora da harmonização, os Vinhos Primitivos combinam bem com carnes vermelhas, carnes de caça, massas e pizzas.

12 – Vinho Pinotage

Se você ainda não provou um Vinho Pinotage, não sabe o que está perdendo! 

Resultante de um cruzamento entre as castas Pinot Noir e Hermitage (Cinsault), a Pinotage é a mais importante uva da África do Sul, dando origem a vinhos potentes, com taninos macios e elevado teor alcoólico.

No nariz, o Vinho Pinotage revela aromas de frutas vermelhas e frutas negras, notas de especiarias e toques de alcaçuz. Durante o inverno, o Vinho Pinotage é um ótimo companheiro para pratos à base de carnes vermelhas, massas e risotos.

13 – Vinho Touriga Nacional

Portugal não somente é a terra do Vinho do Porto, como também produz ótimos vinhos tintos, como o Vinho Touriga Nacional.

Considerada a Rainha das Uvas de Portugal, a Touriga Nacional é comumente encontrada em vinhos de corte, sendo difícil encontrar um rótulo que seja 100% produzido com essa variedade.

Em boca, os Vinhos Touriga Nacional são elegantes, contando com grande corpo e taninos refinados. Revelando, no nariz, aromas de frutas negras, notas florais e nuances de especiarias.

O Vinho Touriga Nacional é um ótimo companheiro à mesa, combinando bem com pratos à base de carnes vermelhas, porco e cordeiro. 

14 – Vinho Montepulciano

Ainda pouco conhecido no Brasil, o Vinho Montepulciano é uma opção de vinho italiano diferente, para quem já conhece bem as uvas Sangiovese e Nebbiolo.

Os Vinhos Montepulciano contam com taninos suaves e ótima persistência, revelando, no nariz, aromas de frutas vermelhas e de frutas negras, além de notas de cacau e tabaco.

Na hora de harmonizar, o Vinho Montepulciano fica ótimo na companhia de carne de porco e cordeiro.

Como tomar Vinho no Inverno?

Assim como no restante do ano, existe uma temperatura ideal para tomar vinho no inverno.

Os vinhos tintos, que são os que mais combinam com a estação, devem ser servidos entre 14°C e 18°C.

Para alcançar essas temperaturas o ideal é colocar a garrafa na geladeira uma hora antes de servir. Se estiver com pressa, quinze minutos no freezer são suficientes.  

Outro ponto importante é o tipo de taça de vinho.

Vinhos tintos leves, como os elaborados com a uva Pìnot Noir, devem ser servidos na taça Borgonha, que tem o bojo grande e largo.

Já vinhos tintos mais estruturados, como os produzidos com as uvas Cabernet Sauvignon, Tannat, Merlot e Syrah, beneficiam-se da Bordeaux, que tem a borda mais estreita. 

Detalhe de um vinho tinto sendo colocado em uma taça ao lado de um termômetro de vinho ilustrando trecho sobre qual a temperatura ideal do vinho no inverno
Temperatura ideal do Vinho no Inverno

Posso tomar Vinho Branco no Inverno?

Sim, você pode tomar qualquer tipo de vinho em qualquer época do ano, inclusive o vinho branco no inverno.

Apesar de o tinto ser o vinho favorito no inverno, o vinho branco também funciona bem, ainda mais no Brasil, onde o frio é mais ameno.

Durante o inverno, dê preferência a vinhos brancos envelhecidos em carvalho, como os elaborados com a uva Chardonnay.

Um ótimo vinho para o frio é o Chablis, o mais elegante rótulo da Borgonha. 

Duas taças com vinho branco em cima de uma mesa com toalha e guardanapos brancos e ao fundo uma lareira acesa ilustrando trecho do artigo que confirma a possibilidade de tomar vinho branco no inverno
Vinho Branco no Inverno

O que combina com Vinho no Frio?

Durante o inverno, normalmente buscamos pratos quentes para nos mantermos aquecidos.

Carnes vermelhas e carnes de caça grelhadas são sempre uma boa opção para acompanhar uma taça de vinho, assim como massas e risotos.

Os queijos, claro, também não podem faltar no inverno. O fondue de queijo é um clássico da estação.

Isso sem falar em pizzas, hambúrgueres e sopa. 

Se estiver precisando de dicas de comidas para harmonizar com vinhos no inverno, confira a seleção de receitas da DiVinho! 

Taça de vinho tinto em cima de uma mesa ao lado de uma tábua de madeira com pedaços de carne mal passadas ilustrando trecho do artigo sobre quais comidas harmonizam com vinhos no inverno
Comidas para harmonizar com Vinhos no Inverno

E você, qual seu vinho favorito no inverno?