Tannat

Tannat

Apresentação

Tannat é variedade de uva tinta originária da França. Como seu próprio nome já diz, essa variedade caracteriza-se por uma alta carga de taninos. A forte presença tânica combinada com a alta acidez permite que os vinhos Tannat apresentem um grande potencial de guarda.

A Tannat quando jovem pode ser considerada muito rústica, ácida e tânica, por isso é recomendado o envelhecimento em carvalho para que suas melhores qualidades possam aflorar.

Estudos demonstraram que a Tannat é rica em, um polifenol com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, reduzindo a ação dos radicais livres no organismo e dos níveis de colesterol ruim no sangue.

Tannat dá origem a ótimos rótulos varietais, sendo também amplamente utilizada em cortes com as cepas Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon.

 

ORIGEM DA UVA TANNAT

A variedade Tannat tem sua origem na França, na região de Madiran, próxima aos Pirineus. Apesar do berço francês a cepa encontrou seu maior sucesso no Uruguai, ocupando hoje cerca de um terço dos vinhedos do país.

Tannat chegou ao Uruguai em 1870, pelas mãos de imigrantes franceses. Don Pascual Harriage é creditado como o primeiro a plantar a variedade em solo uruguaio. Por esse fato, a Tannat também é conhecida como Harriage no Uruguai.

Apesar de estar presente no país desde o século XIX, foi apenas durante o século XX que a produção comercial de Tannat no Uruguai ganhou impulso comercial.

A Tannat adaptou-se perfeitamente ao terroir do Uruguai, o clima temperado, com influência do Oceano Atlântico e dos Rios Uruguai e da Prata, contribui para a perfeita maturação da cepa, resultado em vinhos estruturados, com taninos mais macios e agradáveis.

Além da França e do Uruguai a cepa vem ganhando força em solo brasileiro, sendo bastante cultivada nas regiões da Serra Gaúcha e Campanha Gaúcha.

 

OS AROMAS DA TANNAT

Como outras variedades tintas, os aromas mais presentes na Tannat são bastante frutados, com destaque para notas de frutas negras e vermelhas, como groselha e amora. Quando envelhecida em carvalho, surgem aromas de tabaco, café e baunilha.

 

HARMONIZAÇÕES CERTEIRAS COM TANNAT

Por sua grande presença tânica, a Tannat harmoniza bem com pratos mais gordurosos. Sendo a companheira perfeita para um bom Churrasco! Confira outros exemplos de harmonização com a Tannat:

  • Carnes vermelhas grelhadas
  • Carnes de Caça
  • Queijos maduros
  • Massas com molhos fortes
  • Sobremesas à base de chocolate amargo.

Produtos que utilizam Tannat