Touriga Nacional é uma uva praticamente sinônima com Portugal, onde dá origem a grandes vinhos nas mais célebres regiões vitivinícolas do país, como Dão e Douro. É, também, uma das variedades mais utilizadas na produção dos Vinhos do Porto, ganhando um lugar de destaque entre as mais de vinte cepas permitidas no corte.
A Touriga Nacional também é conhecida por diversas outras nomenclaturas, como Azal Tinta, Preto de Mortágua, Mortágua Preto, Mortágua, Bical Tinto, Turiga, Touriga, Touriga Fina, Tourigão, Tourigo Antigo e Tourigo do Dão.
É importante não confundir a Touriga Nacional com a Touriga Franca, outra variedade bastante utilizada nos vinhos fortificados de Portugal.
Touriga Nacional é uma cepa de baixa produtividade e maturação intermediária. Seus cachos são pequenos e alongados, com bagos arredondados e não uniformes. As cascas tem boa espessura e variam em coloração do azul escuro ao quase negro.
ORIGEM DA UVA TOURIGA NACIONAL
Touriga Nacional é a mais conhecida entre as mais de duzentos e cinquenta cepas nativas de Portugal. Uma uva autóctone originária da região vitivinícola do Dão, mas que hoje é plantada em boa parte do território português, do Alentejo ao Douro.
As referências mais antigas à Touriga Nacional remontam ao século XIX, quando estima-se que cerca de 90% dos vinhedos do Dão eram ocupados por essa variedade. Entretanto, durante o século XX, observou-se uma preferência pela plantação de outras cepas em Portugal, em virtude do baixo rendimento da Touriga Nacional.
A partir dos anos oitenta, com a valorização da produção de vinhos de qualidade, em detrimento da produção em larga escala, a Touriga Nacional ganhou os holofotes novamente. Sendo, hoje, considerada como a Rainha das Uvas de Portugal e a mais nobre entre as uvas autóctones portuguesas.
Além de sua terra natal, a Touriga Nacional também é cultivada em outras regiões do Novo Mundo, como Argentina, Chile, Austrália, Estados Unidos e África do Sul. No Brasil, a cepa é cultivada principalmente na região da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.
OS AROMAS DA TOURIGA NACIONAL
A cepa Touriga Nacional conta com um bouquet aromático complexo e profundo, onde destacam-se aromas de frutas negras maduras, como amora, framboesa, mirtilo e ameixa, aromas florais de violeta, notas mentoladas, de alecrim e chocolate.
Podem ser observados também aromas de baunilha e especiarias advindos da passagem por barricas de carvalho.
HARMONIZAÇÕES CERTEIRAS COM TOURIGA NACIONAL
Vinhos elaborados com a cepa Touriga Nacional são bastante elegantes e encorpados, com alta complexidade, boa concentração de cor, taninos refinados e ótimo potencial de guarda. Harmonizam bem com pratos agridoces e picantes. Confira alguns exemplos de boas harmonizações: