Tempranillo

Tempranillo

Apresentação

Tempranillo é, sem sombra de dúvidas, a uva tinta mais predominante na Espanha, onde dá origem a grandes vinhos da Rioja, Ribera del Duero e Toro!

Seu nome faz referência à uma de suas características mais valorizadas, seu amadurecimento precoce. Em espanhol, precoce é “Temprano”

A Tempranillo é uma das primeiras variedades tintas a ser colhida, adaptando-se bem a diferentes terroirs. Seus cachos apresentam formato cilíndrico e compacto, com frutos de casca grossa e coloração escura. 

 

ORIGEM DA UVA TEMPRANILLO

A Tempranillo é a uva tinta mais importante da Espanha! Além de importante, também é muito antiga, Há registros de que a variedade já era cultivada na desde 1.000 A.C. na atual província de Cadiz.

Estudiosos apontam que os fenícios teriam transportado a cepa do Oriente Médio para a Península Ibérica, onde se adaptou muito bem, colecionando diferentes nomenclaturas de acordo com a região. 

 

Na Espanha, a Tempranillo atende pelos nomes de:

TINTA DEL PAÍS — na região de Ribera del Duero, onde produz um dos vinhos mais desejados do mundo, o Pingus, que coleciona incríveis 100 Pontos de Robert Parker e James Suckling. Além de fazer parte do corte do Vega Sicilia Unico, um verdadeiro ícone espanhol e, com certeza, uma obra-prima da Vega Sicilia. 

TINTO FINO — em Extremadura, Castilla-la-Mancha e Ribera del Duero.

TINTA DEL DORO — na região do Toro.

CONCIBEL — em Castilla-la-Mancha

UII DE LLEBRE  — na Catalunha.

 

Já em Portugal, é conhecida como:

TINTA RORIZ — nas regiões vitivinícolas do Douro, onde dá origem ao icônico Barca Velha da Casa Ferreirinha e aos renomados Vinhos do Porto, e do Dão

ARAGONEZ — no Alentejo.

 

Na Itália, a Tempranillo recebeu o nome Negretto e o de Valdepeñas, na Califórnia, Estados Unidos

Além dos países já citados, a variedade também é cultivada na Argentina, na Austrália e África do Sul. No Brasil, a Tempranillo adaptou-se bem ao terroir da Campanha, no Rio Grande do Sul

 

OS AROMAS DA TEMPRANILLO

A uva Tempranillo conta um bouquet aromático intenso e marcante, onde destacam-se notas de frutas vermelhas e negras, como morango, mirtilo, framboesa, amora, groselha preta, cereja e ameixa.

A passagem por madeira revela notas mentoladas, de baunilha, chocolate, couro, tabaco e especiarias, como cravo e canela.  

 

HARMONIZAÇÕES CERTEIRAS COM TEMPRANILLO

A Tempranillo dá origem a vinhos elegantes, de boa estrutura e com taninos aveludados. São rótulos que envelhecem bem, evoluindo bem com o passar dos anos e beneficiam-se do estágio em barris de carvalho

Confira alguns exemplos de boas harmonizações com a Tempranillo:

  • Carnes Grelhadas
  • Cordeiro e Javali
  • Massas com Molhos Ricos
  • Queijos de Massa Mole, como Camembert e Brie
  • Pratos da Culinária Espanhola, como a Paella

Produtos que utilizam Tempranillo