Tempranillo é, sem sombra de dúvidas, a uva tinta mais predominante na Espanha, onde dá origem a grandes vinhos da Rioja, Ribera del Duero e Toro!
Seu nome faz referência à uma de suas características mais valorizadas, seu amadurecimento precoce. Em espanhol, precoce é “Temprano”.
A Tempranillo é uma das primeiras variedades tintas a ser colhida, adaptando-se bem a diferentes terroirs. Seus cachos apresentam formato cilíndrico e compacto, com frutos de casca grossa e coloração escura.
ORIGEM DA UVA TEMPRANILLO
A Tempranillo é a uva tinta mais importante da Espanha! Além de importante, também é muito antiga, Há registros de que a variedade já era cultivada na desde 1.000 A.C. na atual província de Cadiz.
Estudiosos apontam que os fenícios teriam transportado a cepa do Oriente Médio para a Península Ibérica, onde se adaptou muito bem, colecionando diferentes nomenclaturas de acordo com a região.
Na Espanha, a Tempranillo atende pelos nomes de:
TINTA DEL PAÍS — na região de Ribera del Duero, onde produz um dos vinhos mais desejados do mundo, o Pingus, que coleciona incríveis 100 Pontos de Robert Parker e James Suckling. Além de fazer parte do corte do Vega Sicilia Unico, um verdadeiro ícone espanhol e, com certeza, uma obra-prima da Vega Sicilia.
TINTO FINO — em Extremadura, Castilla-la-Mancha e Ribera del Duero.
TINTA DE TORO — na região do Toro.
CONCIBEL — em Castilla-la-Mancha.
UII DE LLEBRE — na Catalunha.
Já em Portugal, é conhecida como:
TINTA RORIZ — nas regiões vitivinícolas do Douro, onde dá origem ao icônico Barca Velha da Casa Ferreirinha e aos renomados Vinhos do Porto, e do Dão.
ARAGONEZ — no Alentejo.
Na Itália, a Tempranillo recebeu o nome Negretto e o de Valdepeñas, na Califórnia, Estados Unidos.
Além dos países já citados, a variedade também é cultivada na Argentina, na Austrália e África do Sul. No Brasil, a Tempranillo adaptou-se bem ao terroir da Campanha, no Rio Grande do Sul.
OS AROMAS DA TEMPRANILLO
A uva Tempranillo conta um bouquet aromático intenso e marcante, onde destacam-se notas de frutas vermelhas e negras, como morango, mirtilo, framboesa, amora, groselha preta, cereja e ameixa.
A passagem por madeira revela notas mentoladas, de baunilha, chocolate, couro, tabaco e especiarias, como cravo e canela.
HARMONIZAÇÕES CERTEIRAS COM TEMPRANILLO
A Tempranillo dá origem a vinhos elegantes, de boa estrutura e com taninos aveludados. São rótulos que envelhecem bem, evoluindo bem com o passar dos anos e beneficiam-se do estágio em barris de carvalho.
Confira alguns exemplos de boas harmonizações com a Tempranillo: