Vinho Orgânico e Biodinâmico

1 artigo
-29%
Chile
Garrafa de Vinho Emiliana Adobe Reserva Pinot Noir 2021

Vinho Orgânico Adobe Reserva Pinot Noir 2022

Chile
De R$ 92,00 Por
R$ 65,50
+
-
Vinho Orgânico e Biodinâmico

A maior variedade de Vinhos Orgânicos e Biodinâmicos das melhores e mais famosas marcas do mundo. Nossos Vinhos Orgânicos e Biodinâmicos são produzidos sem o uso de agrotóxicos, conservantes e fertilizantes. Experimente a nossa seleção especial de Vinhos Orgânicos e Vinhos Biodinâmicos exclusivos.

Principais dúvidas sobre os Vinhos Orgânicos e Biodinâmicos

Vinho Biodinâmico é o mesmo que Vinho Orgânico? Não, apesar de ambos utilizarem práticas similares, existem algumas diferenças.

Vinhos Orgânicos, também chamados de Vinhos Biológicos ou Vinhos Ecológicos, são vinhos feitos a partir de uvas de cultivo orgânico, ou seja, sem uso de agrotóxicos no vinhedo.

Já os Vinhos Biodinâmicos são vinhos produzidos a partir de uvas cultivadas em vinhedos que seguem os preceitos da agricultura biodinâmica, que vão desde a preparação do solo, ao plantio e colheita das uvas.

Os Vinhos Biodinâmicos levam em conta outros fatores em sua produção, além das práticas orgânicas, como o calendário lunar e a astrologia.

Esta é ainda uma discussão acalorada, que divide a opinião dos experts.

No entanto, um estudo recente da Universidade da Califórnia mostrou que, sim, os Vinhos Orgânicos têm melhor qualidade, quando comparados a vinhos similares não-orgânicos.

Os Vinhos Biodinâmicos são elaborados de acordo com os preceitos da agricultura biodinâmica, que é baseada no equilíbrio entre todos os elementos que integram o vinhedo, o solo, as plantas, o ser humano e os animais.

Não são utilizados agrotóxicos ou fertilizantes no manejo dos vinhedos que dão origem aos Vinhos Biodinâmicos.

O processo de vinificação dos Vinhos Biodinâmicos também conta com algumas peculiaridades.

São utilizadas apenas leveduras nativas, ou indígenas, durante a fermentação. As datas de trasfega e engarrafamento seguem o calendário biodinâmico, evitando o uso de elementos como o enxofre na conservação dos Vinhos Biodinâmicos.