main product photo

Vinho Luis Pato Quinta do Ribeirinho Pé Franco 2013

RP
92

Sobre o Vinho

O Vinho Luis Pato Quinta do Ribeirinho Pé Franco nasceu do sonho do renomado produtor português Luis Pato de elaborar um vinho a partir de vinhas cultivadas em pé franco, como era a tradição antes do ataque da praga Filoxera. Para tanto, ele plantou, em 1988, vinhas em pé franco da uva Baga, na propriedade Quinta do Ribeirinho, dentro da região vitivinícola da Bairrada, em Portugal. O resultado é um vinho de coloração rubi intensa, revelando, no nariz, aromas de frutas vermelhas maduras, como ameixa e framboesa, além de notas herbáceas, como de eucaliptos. Um Vinho Tinto elegante e encorpado. Em boca, conta com taninos maduros, acidez vibrante e um final persistente. Esse é um rótulo que goza de um excelente potencial de guarda, podendo envelhecer na garrafa por décadas!


R$2.620,43
Em até 3x de R$873,48 s/ juros
Consultar Valor do Frete

Vinificação

O Luis Pato Quinta do Ribeirinho Pé Franco 2013 é produzido com a uva Baga, oriunda de vinhas com trinta anos de idade média, plantadas em pé franco na Quinta do Ribeirinho, dentro da região vitivinícola da Bairrada, em Portugal. O vinho envelhece em barris de carvalho francês.

Sobre a vinícola

Luis Pato é um dos maiores embaixadores do vinho português no mundo. Sua fama de "revolucionário da Bairrada" é mais do que justa, pois desde o seu primeiro vinho lançado, em 1980, até hoje, ele não deixou de inovar e apresentar novos e deliciosos aromas e sabores da Bairrada. Luis Pato pertence a uma família com longa tradição na elaboração de vinhos. Desde o século XVIII, a família Pato produz vinhos na Quinta do Ribeirinho. Seu pai, João Pato, é considerado uma figura histórica por ter sido o primeiro produtor a engarrafar vinhos na região, depois da sua demarcação, na década de 1970. Luis Pato está impregnado do espírito inconformista do pai, construindo uma trajetória marcada por novidades: em 1985, introduziu barricas novas de carvalho francês na maturação dos vinhos; em 1988, plantou a cepa Baga em pé franco, ou seja, sem enxerto, e produziu o primeiro Vinhas Velhas de Portugal; em 1995, lançou vinhos de vinhedo único, como Vinha Pan, Vinha Barrosa e Quinta do Ribeirinho Pé Franco. Sua genialidade atravessou o século e, em 2005, Luis Pato criou, junto com sua filha Filipa, o FLP, usando o método da crio-extração. Entre outras de suas façanhas recentes que vale a pena citar, estão o lançamento de seus primeiros vinhos naturais doces (branco, rosado e tinto) da linha Abafado Molecular e a produção do primeiro tinto de uva branca – o Fernão Pires, que tem no corte 94% de Maria Gomes e 6% de película de Baga. Para tantas invenções, Luis Pato conta com 60 hectares de vinhedos com Baga, Touriga Nacional e Tinto Cão, entre as uvas tintas, e Maria Gomes, Cerceal da Bairrada, Bical e Sercialinho, entre as brancas. Com uma adega bem equipada e muita energia criativa, Luis Pato deve continuar a surpreender os amantes de vinho em todo o mundo.

whatsapp-chat
Converse conosco
Atendimento de seg à sexta das 10h às 18h30. Sábados das 10h às 16h.