O Vinho Fèlsina Chianti Classico Rancia Riserva é um rótulo da Denominação de Origem Controlada e Garantida (D.O.C.G.) de Chianti Classico. De coloração rubi intensa, revela aromas de especiarias, frutas negras, notas minerais, florais e tostadas. Um Vinho Tinto, produzido com a clássica cepa Sangiovese. Em boca, revela boa acidez, taninos aveludados e um final longo e persistente.
O Fèlsina Chianti Classico Rancia Riserva 2017 é produzido com a uva Sangiovese, oriunda da região vitivinícola da Toscana, na Itália. As uvas são colhidas manualmente, cuidadosamente selecionadas e passam pelo processo de desengace. A fermentação é realizada em tanques de aço inox, sob temperatura controlada de 28°C a 30°C, por um período de dezesseis a vinte dias. O vinho envelhece em barris novos de carvalho francês por um período de dezoito a vinte meses, estagiando por mais seis a oito meses na garrafa.
Sobre o produtor
Fèlsina é um dos ícones do vinho italiano e uma das maiores referências em Chianti Classico. Domenico Poggiali comprou a propriedade de Fèlsina em 1966 e, num ato corajoso para a época, quando a viticultura italiana passava por um momento difícil, decidiu investir na qualidade dos vinhos e no talento de alguns jovens enólogos. Apaixonados pelo universo dos vinhos e grandes empreendedores, Domenico e seu filho Giuseppe Poggiali modernizaram as diretrizes da propriedade sem deixar de lado as tradições. Em alguns anos, os hectares cultivados se multiplicaram e transformaram toda a organização e a alma dos negócios da Fattoria. Em meados dos anos de 1970, Giuseppe Mazzocolin, genro de Domenico, se uniu ao time da vinícola com a missão de desenvolve-la comercialmente. A amizade com Luigi Veronelli e a colaboração com o enólogo Franco Bernabei traçaram os caminhos que norteariam a empresa rumo ao futuro. Com grande coerência em seus exemplares, Fèlsina chegou ao ano de 1983 lançando os rótulos Fontalloro e Rancia, que seguem até hoje entre seus melhores vinhos.