Pinot Grigio

Pinot Grigio

Apresentação

A Pinot Grigio, também chamada de Pinot Gris, é uma das uvas brancas que tem a casca mais escura, apresentando uma coloração cinzenta. Daí vem seu nome, Grigio significa “cinza” em italiano, assim como Gris, em francês.

A coloração cinzenta da Pinot Grigio resulta de um cruzamento natural entre a Pinot Noir e a Pinot Blanc. Dependendo da região de cultivo e do terroir, sua casca também pode apresentar nuances azuladas, rosadas e castanhas. 

Além dar origem a vinhos brancos refrescantes e refinados, a Pinot Grigio também produz ótimos espumantes e interessantes rosés

 

ORIGEM DA UVA PINOT GRIGIO

A uva Pinot Grigio é originária da renomada região vitivinícola da Borgonha, na França. Mas foi na Alsácia que a variedade encontrou a sua melhor expressão, tanto que chegou a ser conhecida como Tokay d’Alsace.

Hoje, esse nome não é mais utilizado, para não causar confusão com o termo Tokay”, utilizado para denominar os famosos Tokaji produzidos na Hungria, que figuram entre os melhores vinhos de sobremesa de todo o mundo!

Outros nomes pelos quais a Pinot Grigio é conhecida incluem: Pinot Beurot, Auvernat Gris, Ruländer, Grauburgunder,Szürkebarát e Malvoisie.

A Pinot Grigio é bastante cultivada na Itália, tanto que hoje é mais conhecida por sua nomenclatura italiana! Na Europa, essa casta também é encontrada na Alemanha e na Áustria

Argentina, Estados Unidos, Brasil, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul são os principais produtores da Pinot Grigio no Novo Mundo

 

OS AROMAS DA PINOT GRIGIO

Os aromas da uva Pinot Grigio costumam variar de acordo com a região onde é cultivada. 

Em climas frios, os vinhos são mais leves e delicados, com aromas frutados, de pêssego, limão, tangerina, pera e maçã verde, além de notas florais, de flores silvestres, erva cidreira, mel, tomilho e orégano.

Quando cultivada em regiões quentes, a Pinot Grigio produz vinhos com mais corpo e notado caráter mineral, remetendo à pedras e areia molhada. 

 

HARMONIZAÇÕES CERTEIRAS COM PINOT GRIGIO

A Pinot Grigio é bastante versátil, acompanhando bem uma grande variedade de pratos. Confira alguns exemplos de boas harmonizações:

  • Aves
  • Peixes e Frutos do Mar
  • Vitela
  • Massas
  • Queijos Variados

Produtos que utilizam Pinot Grigio