Fundada em 1687 Paarl é a terceira mais antiga cidade da África do Sul e quedesde sempre se destacou pela produção de vinhos
Emoldurada por montanhas, Paarl tem o Rio Berg como protagonista – graças a ele a produção de vinhos é possível neste território.
Trata-se de uma das mais tradicionais regiões vitivinícolas da África do Sul, abrigando até hoje muitas cooperativas, mas também projetos familiares e caprichosos, sendo que alguns dos grandes nomes do vinho sul-africano estão situados em Paarl.
O clima é mediterrâneo, com um verão quente marcado por tardes frescas. Já no quesito solo, a diversidade impera, com granito, argila, calcário e muitas pedras pelo caminho.
Nos vinhedos avistam-se, principalmente, as cepas Chenin Blanc e Cabernet Sauvignon, mas também há Pinotage, Shiraz, Merlot, Grenache, Chardonnay e Viognier.
Por fim, na vinificação convivem métodos tradicionais e tecnologia de ponta, o que faz de Paarl uma região com opções entre vinhos de entrada e alguns tintos e brancos premium.