Canelones é umas das maiores e mais importantes regiões vitivinícolas do Uruguai, concentrando 60% de toda a produção do país.
Localizado a cerca de cinquenta quilômetros da capital Montevidéu, o Departamento de Canelones faz fronteira ao oeste com San José, ao norte com Florida e ao leste com Maldonado e Lavalleja.
Os primeiros moradores instalaram-se em Canelones em 1726, mas o início do cultivo de uvas e da produção de vinho da região aconteceu somente no final do século XIX, com a chegada dos imigrantes italianos.
Desde então, cada vez mais fazendas e bodegas se instalaram no Departamento de Canelones. A partir de 1970 a região concentrou-se na produção de vinhos de qualidade, com a chegada de clones da Europa.
Hoje, Canelones é responsável por 14% de toda a produção mundial, sendo um destino bastante popular para o enoturismo.
Canelones é o lar de bodegas familiares de pequeno e médio porte. Entre as quais, vale destacar Bodegas Carrau, Bodega Ariano Hermanos, Pisano e Antigua Bodega Stagnari, famosa por produzir o excelente vinho tinto Osiris.
Assim como no restante do Uruguai, a uva Tannat é a grande estrela de Canelones, mas é possível encontrar bons vinhos com as cepas Torrontés, Cabernet Franc, Pinot Noir e Petit Verdot