A Molinara é uma uva autóctone italiana, comumente utilizada na produção dos vinhos Amarone della Valpolicella, Valpolicella e Bardolino, em cortes com as variedades Corvina e Rondinella.
Outros nomes pelos quais a uva Molinara atende são Rossara, Mullinari, Salata, Vespone, Rossanella e Brepon Molinario.
Os cachos da Molinara apresentam coloração roxo azulada, sendo encontrados nos vinhedos cobertos por um fina camada branca.
A aparência é que as uvas estão salpicadas por uma farinha branca, daí o seu nome, Molinara significa Moinho ou Moleiro.
ORIGEM DA UVA MOLINARA
Acredita-se que a uva Molinara tenha sua origem na cidade de Verona, dentro da região vitivinícola de Vêneto, no norte da Itália. Os primeiros registros do cultivo da variedade remontam ao início do século XIX.
Hoje, a Molinara ocupa uma área de cerca de seiscentos hectares na Itália, sendo cultivada quase que exclusivamente em Vêneto.
OS AROMAS DA MOLINARA
A uva Molinara apresenta grande intensidade aromática, destacando-se aromas de frutas vermelhas, como cereja e amora, notas de especiarias, como pimenta-preta, além de toques de tabaco.
HARMONIZAÇÕES CERTEIRAS COM MOLINARA
A Molinara confere acidez e frescor em blends com outras uvas, como com a Merlot e a Corvina, sendo raramente encontrada em vinhos varietais. Confira alguns exemplos de boas harmonizações com a variedade: