O Vinho Periquitaé um dos rótulos mais icônicos de Portugal, produzido desde 1850 pela tradicional vinícola José Maria da Fonseca. Elaborado com um corte das uvas Castelão, Trincadeira e Aragonez, oriundas de vinhedos na região vitivinícola de Setúbal. De coloração rubi intensa, revela aromas de frutas vermelhas maduras, como amora, framboesa, morango e groselha, notas de especiarias, como pimenta-preta, além de toques de eucalipto, café e baunilha. Um Vinho Tinto frutado e macio. Em boca, apresenta médio corpo e taninos refinados. Esse é um rótulo com um potencial de guarda de até dez anos. Difícil encontrar um vinho português de tanta qualidade por um preço tão atraente como o Periquita Tinto!
O Vinho Periquita 2022 é produzido com um corte das uvas Castelão, Trincadeira e Aragonez, oriundas de vinhedos na região vitivinícola de Setúbal, em Portugal. A fermentação é realizada sob temperatura controlada de 28ºC, por um período de seis dias, com maceração total. O vinho envelhece em barris novos de carvalho francês e americano por um período de seis meses.
Sobre o produtor
A José Maria da Fonseca é uma das maiores, mais antigas e premiadas vinícolas portuguesas. Sua origem remonta a 1834, quando José Maria da Fonseca, natural de Nelas, centro de Portugal, estabelece-se em Vila Nogueira de Azeitão e funda a empresa que leva o seu nome. Por volta de 1846, ele adquire a propriedade Cova da Periquita e planta na região as primeiras uvas da casta Castelão - variedade que acabou ganhando o apelido de Periquita e se espalhou por toda a zona de Setúbal. O vinho tinto Periquita tornou-se imediatamente um sucesso e a safra 1885 recebeu a medalha de ouro na Exposição de Vinhos de Berlim, em 1888. A José Maria da Fonseca pertence até hoje à mesma família, sendo Domingos Soares Franco, membro da sexta geração, o enólogo-chefe. Além do ícone Periquita, que atualmente também há em verão branco e rosé, a José Maria da Fonseca é respeitada pelos maravilhosos vinhos doces Moscatel de Setúbal, além de tintos topo de gama. A vinícola possui 650 hectares de vinha e operações também na região do Douro e no Alentejo, na qual elabora vinhos segundo a tradição romana, com fermentação em potes de barro.